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Formação de pesquisadores em educação no Brasil, o papel das agências e a educação básica

Researchers’ formation in education in Brazil, the role of agencies and basic education

Formación de investigadores en educación en Brasil, el papel de las agencias y la educación básica

Resumo

Este texto contempla uma discussão sobre o processo de distribuição das Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq e se sustenta em uma descrição sobre a evolução dos programas de pós-graduação no país, em particular, na área de educação. Com isso, problematiza a contribuição desses programas para a educação básica e identifica que uma das formas de estimular essa relação é o sistema de Bolsas de Produtividade. No entanto, a escassa transparência sobre o processo de distribuição dessas bolsas e sua excessiva concentração em determinadas regiões do país corroboram para a defesa de reforçar o papel dos grupos de pesquisa e a redefinição de novos critérios de seleção dessas bolsas, considerando as demandas do novo Plano Nacional de Educação.

Pesquisa em educação; Bolsa de produtividade; Educação básica; Pós-graduação

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