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EDITORIAL

EDITORIAL

A editoração da Revista Ensaio 53 reveste-se para nós de uma satisfação especial, pois com ela estamos concluindo o décimo ano de nossa publicação.

Rememorando o caminho percorrido, acreditamos na colaboração prestada , através da Revista Ensaio, na disseminação e na democratização das informações e dos conhecimentos e na divulgação do resultado de pesquisas, especialmente em Avaliação e Políticas Públicas em Educação, temas centrais de nossa publicação.

O presente exemplar é composto de textos, cujas abordagens, certamente, envolverão nosso público-leitor por tratarem de assuntos de indiscutível importância para estudiosos e interessados em Educação.

Assim, Marlis Morosini Polidori, Claisy Maria Marinho Araújo e Gladis Beatriz Barreiro, no artigo intitulado " SINAES: Perspectivas e Desafios na Avaliação da Educação Superior Brasileira" , as autoras, partindo das diferentes estratégias de avaliação da Educação Superior desenvolvidas da década passada até os dias atuais, buscam recuperar essas experiências bem como trazer subsídios sobre a construção e a implantação do Sistema de Avaliação do Ensino Superior – SINAES.

No artigo Estudiantes Universitarios ante la cuestión de género. Estudio propedéutico para la intervención pedagógica, Carmem Jiménez Fernández, Maria Ángeles Murga Menoyo, Beatriz Álvares Gonzáles, Juan Antonio Gil Pascual e José Antonio Telles Muñoz, nos trazem o resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de detectar como os estudantes universitários de alto rendimento escolar, percebem os esteriótipos de gênero em três diferentes cenários da vida cotidiana: no âmbito familiar, no âmbito acadêmico e no âmbito da comunidade em geral.

Magda Floriana Damiani, no texto Discurso pedagógico e fracasso escolar, nos relata o resultado de uma pesquisa que, em seu momento inicial, identificou os fatores de risco do fracasso escolar e, no seu prosseguimento, através de Estudos de Caso realizados em duas escolas que, embora atendendo alunos com os mesmos fatores de risco, têm taxas de evasão e repetência contrastantes, levanta as possíveis causas apontadas para essas discrepâncias.

No artigo Promoting accountability with a new generation of logic models sua autora, Ann L. Mc Cracken, faz um comentário sobre instrumentos de avaliação desenvolvidos por especialistas, visando a facilitar seus trabalhos, discutindo a adequação do modelo lógico, comumente aceito na avaliação e na implementação de práticas baseadas em evidência nas organizações.

Nívea Maria Fraga Rocha, em seu artigo Auto- Avaliação nos Centros de Pós-Graduação da Fundação Visconde de Cairu (CEPPEV/FVC), nos relata o resultado de uma pesquisa, que teve como objetivo elaborar propostas de auto-avaliação para a referida instituição que atendessem às exigências do contexto, suas características e oportunizasse a participação da comunidade acadêmica no seu desenvolvimento.

Na sessão Página Aberta, Luciana Rosa Marques, através do texto Caminhos da Democracia nas Políticas de Descentralização da Gestão Escolar, promove uma discussão acerca dessas políticas, a partir da análise realizada no Município de Santo Agostinho, pertencente à Região Metropolitana do Recife em Pernambuco.

Pesquisa Nacional Qualidade na e Educação: A Escola na Opinião dos Pais, da autoria de Fátima Cunha Ferreira Pinto, Vanessa Coelho Garcia e Ana Carolina Letichevsky , apresentado como Pesquisa em Síntese, relata a investigação que dá nome ao texto e que se caracteriza por ser um estudo de natureza metodológica quali-quantitativa, tendo como objetivo trazer uma visão geral e compreensiva da relação escola/responsáveis pelos alunos, a partir da perspectiva dos últimos.

Encerramos, assim, contando que este número de nossa revista preencha as expectativas de nosso público-leitor, no sentido de ampliar seus conhecimentos em Avaliação e Políticas Públicas em Educação, temas que norteiam todo o nosso trabalho e que são de alta relevância no momento vivenciado atualmente pela Educação Brasileira.

Carlos Alberto Serpa de Oliveira

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
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