Alfabetização |
• Não faz menções ao processo de alfabetização e letramento. |
• Alfabetização responsável por construir uma identidade na educação. |
• Erradicar analfabetismo. |
• Destaque aos aspectos linguísticos e da gramática. Importância da Língua Portuguesa em articulação com as demais áreas do conhecimento. |
• Articulação do currículo com a alfabetização e o letramento. |
Letramento |
• Capacidade de aprender condicionada à leitura e a escrita. |
• Ciclo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental como responsáveis pelo processo de alfabetização, sem interrupção no primeiro ano (reprovação) Dois a três anos para se consolidar a alfabetização e o letramento. |
• Alfabetizar todas as crianças até o término do terceiro ano (homogeneizar). |
• Ênfase na palavra letramento sobre alfabetização. |
• Alfabetização (sistema alfabético) como importante porta de acesso ao mundo letrado. |
Conscientização |
• Leitura e escrita é um processo técnico. |
• Diferentes tempos e espaços de aprendizagem. |
•Alfabetização elemento formativo e de importância social e democrática. |
• Práticas de linguagem: leitura, escrita e oralidade, como elementos fundamentais na formação humana. |
• Colaboração dos demais componentes: Arte, Educação Física, Ciências, e Geografia com o processo de alfabetização (história não/ história depende das linguagens/comunicação). |
Diálogo |
• Qualificação para o trabalho e a formação do cidadão. |
• Ambiente educativo direcionado para a alfabetização e letramento, além da aquisição de conhecimento em outras áreas. |
•Menciona a alfabetização de jovens e adultos, bem como de comunidades distintas: indígenas, quilombolas, do campo, itinerantes, e de pessoas com deficiências considerando as suas especificidades. |
• Aprendendo a ler e escrever se desenvolve a escuta. |
• Letramento condição para a alfabetização – alfabetização condição para o letramento. |
Práxis/prática |
• Professor: vigiar, proteger, zelar pela aprendizagem. |
• Tempo de alfabetização x convívio social da leitura e da escrita. |
•Alfabetização para cumprir com os requisitos das avaliações nacionais. |
• Contexto interdisciplinar, alfabetização é compromisso de todas as áreas e seus componentes. |
• Alfabetização sistematizada pelos eixos de Conhecimento Linguístico nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental e se desenvolve nos três seguintes. |
Educador/educando |
• Aluno assimilar o que lhe é transmitido pelo professor |
• Aprendizagem de forma crítica promovendo o posicionamento, o diálogo e a criticidade. |
•Destaque para a práxis. |
• Apropriação do sistema alfabético, normas ortográficas e desenvolvimento do uso social da leitura e da escrita. |
• Concepção linear de alfabetização: som, letra, palavra, frase, e assim por diante. |
Ensino/aprendizagem |
• Conhecimento é pré-determinado passando por filtros. |
• Aprendizagem antecede o mundo escolar. Influência do mundo social é decisiva. |
•Erradicação de todas as formas de discriminação educacional. |
• Articulação do sistema de escrita alfabética com a leitura e a produção textual. |
• Fonema/grafema. |
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• Desenvolvimento da linguagem como habilidade necessária para a aprendizagem. |
•Uso da língua materna. |
• Três primeiros anos propícios à apropriação e domínio do sistema de escrita alfabética. |
• Início da alfabetização com a aprendizagem do alfabeto. |
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• Leitura e escrita um dos meios para compreender a realidade. Leitura e escrita exercitadas através dos conteúdos. |
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• Letramento conjugado com a capacidade de aprender, condição que permite ler e escrever em diversas situações pessoais, escolares e sociais. |
• Regras ortográficas e gramaticais associadas à alfabetização. |
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• Primeiro aprender a ler e escrever, depois com o auxílio dos conteúdos, com a prática é que se descobre o mundo. |
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• Letramentos (práticas culturais). |
• Leitura e escrita que descortinam o mundo através dos conteúdos. |
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• Conteúdos se sobrepõem aos demais componentes curriculares, estes que descortinam o mundo. |
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• Novas formas de letramento são necessárias à vida moderna. Permitem a expressão e a atuação no mundo. |
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• Condições socioeconômicas relacionadas com a capacidade de aprender e se desenvolver. |
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• Considerar as especificidades de cada estudante, e o conhecimento que já dispõem. Ampliar a compreensão de mundo e atuação. |
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