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Fatores de atratividade e rejeição da carreira do magistério: uma análise a partir de estudantes e egressos de licenciatura

Resumo

O presente artigo relata parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar fatores de atratividade e rejeição da carreira docente por parte de uma coorte de alunos ingressantes, concluintes e egressos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática de uma instituição privada de ensino superior no Distrito Federal. Para tanto, foram aplicados questionários e conduzidos grupos focais e entrevistas individuais. Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo. Os resultados revelam que grande parte dos fatores de atração do magistério foram os intrínsecos à profissão (gratificação emocional, aprendizagem recíproca), enquanto os fatores de rejeição foram majoritariamente extrínsecos a ela, tais como recompensas financeiras, valorização social, carga de trabalho, violências escolares, mal-estar, entre outros. O trabalho conclui que o magistério, apesar de oferecer baixos salários, é uma carreira atrativa aos candidatos menos aquinhoados social, econômica e culturalmente.

Educação superior; Magistério; Escolha profissional; Formação de professores

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