Acessibilidade / Reportar erro

Evidências do impacto da composição social das escolas no desempenho dos alunos na rede pública do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo testa a plausabilidade da teoria do “efeito mistura” ou da composição social das escolas no desempenho dos alunos. Discute também a implementação dos sistemas federal e municipais de avaliação externa e como influenciaram o debate educacional e ajudaram a formulação de novas políticas públicas. O estudo utiliza duas bases de dados principais disponibilizadas pela secretaria municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro: a) Prova Rio – avaliação externa que permite acompanhamento longitudinal dos alunos; b) Base Cadastro de Alunos – possui informações sobre o perfil das famílias de todos os alunos matriculados na rede pública. Evidências iniciais de diferentes modelos analíticos sugerem a plausabilidade da teoria do “efeito mistura”. Os dados corroboram a hipótese que pelo menos parte do que hoje é interpretado como um “efeito escola” poderia ser explicado pela composição social das escolas.

Avaliação educacional; Segregação escolar; Efeito mistura

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br