Acessibilidade / Reportar erro

Uma escola exigente: estratégias de escolarização em instituições Waldorf 1 1 Disponibilidade de dados: o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo não está disponível publicamente devido à preservação do anonimato das pessoas entrevistadas. A solicitação de acesso aos dados pode ser feita diretamente aos autores, pelo e-mail: tsalevi@gmail.com

A demanding school: schooling strategies in Waldorf institutions

Resumo

Este artigo discute as estratégias de escolarização de grupos familiares culturalmente privilegiados com base na análise dos processos de escolha da escola para a prole. A pesquisa de campo foi realizada em Florianópolis/SC entre 2017 e 2019. O material mobilizado consistiu de 14 entrevistas com mães e pais que têm seus filhos matriculados em uma das sete escolas investigadas, além de oito entrevistas com professoras das instituições e a observação participante de um conjunto de 15 eventos escolares. O objetivo central foi estudar a relação entre os condicionantes sociais e culturais das famílias e as formas de escolarização dos filhos, tomando instituições Waldorf como terreno empírico. As principais conclusões apontam para a importância do capital social familiar ao longo do processo de escolha escolar, assim como de disposições compatíveis com as prescrições da Pedagogia Waldorf, com destaque a um altíssimo investimento de tempo e de energia na escolarização dos filhos e em interações com a instituição.

Palavras-chave
Estratégias de escolarização; Escolha do estabelecimento de ensino; Mobilização familiar; Relação escola-família; Escola Waldorf

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br