Acessibilidade / Reportar erro

Utilização do sucesso acadêmico para prever o abandono escolar de estudantes do ensino superior: um caso de estudo1 1 - Agradecemos à Prof. Teresa Leão, diretora do Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA), por nos ter facultado o acesso à base de dados do Instituto e pelas ideias e conhecimento que partilhou relativas ao problema do abandono escolar no ISVOUGA. Este trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-006961 e por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através do projeto UID/EEA/50014/2013.

Resumo

O abandono escolar é um problema complexo que afeta a maioria dos programas de graduação pós-secundária, em todo o mundo. O curso de engenharia industrial do Instituto ISVOUGA, localizado em Santa Maria da Feira, Portugal, não é exceção. Este estudo usou um conjunto de dados contendo informações gerais dos estudantes e suas notas para as unidades curriculares já avaliadas. A partir deste conjunto de dados, foram selecionados dezessete preditores potenciais: cinco intrínsecos (gênero, estado civil, situação profissional, idade e regime de dedicação aos estudos – integral ou parcial) e doze extrínsecos (as notas em todas as doze unidades curriculares ministradas durante os dois primeiros semestres do curso). O objetivo principal desta investigação foi prever a probabilidade de um estudante abandonar o curso com base nos referidos preditores. Foi usada uma regressão logística binária para classificar os estudantes como tendo uma probabilidade alta ou baixa de não se reinscreverem no curso. Para validar se a metodologia utilizada é apropriada para o estudo em causa, a precisão obtida com o modelo de regressão logística foi comparada, por via de uma validação cruzada com cinco partições, com a precisão obtida pela utilização de três métodos muito utilizados em data mining: One R, K Nearest Neighbors e Naive Bayes. O modelo de regressão logística identificou quatro variáveis significativas na previsão do abandono escolar (as classificações nas unidades curriculares de ciência dos materiais, eletricidade, cálculo 1 e química). Os dois preditores mais influentes do abandono dos estudantes são não conseguir aprovação nas unidades curriculares menos exigentes: ciência dos materiais e eletricidade. Ao contrário do que seria de supor antes desta investigação, descobrimos que a não aprovação em unidades curriculares mais exigentes, como física ou estatística, não tem influência significativa no abandono escolar.

Abandono escolar; Retenção; Regressão logística; Data mining

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br