Acessibilidade / Reportar erro

Identificação e validação dos componentes de habilidades de coaching entre professores universitários

Resumo

O desenvolvimento de recursos humanos é fator importante no aprimoramento das organizações. As universidades enquanto organizações educacionais necessitam de recursos humanos de alta qualidade. Nesta perspectiva, pode-se inserir o coaching como nova abordagem para o desenvolvimento profissional no ensino superior. Professores universitários podem atuar como coaches de modo a auxiliar alunos e colegas a se desenvolver e prosperar. Estes coaches com elevados níveis de habilidades podem exercer grande influência. Nem todos os indivíduos em cargos universitários dispõem das habilidades necessárias para se tornarem coaches . Por isso, as habilidades para tal devem ser especificadas de modo a se selecionar líderes de alta qualidade. O objetivo do presente estudo foi identificar e validar as habilidades de coaching no ensino superior. A população estudada era composta por estudantes do curso de medicina de uma faculdade em Isfahan e da Universidade de Isfahan. Os métodos de pesquisa utilizados foram tanto quantitativos quanto qualitativos. Na parte qualitativa, os participantes foram escolhidos aqueles especialistas em desenvolvimento de recursos humanos e educação. Para a avaliação quantitativa, os participantes foram selecionados entre os membros do corpo docente das duas universidades. Os resultados mostraram que os coaches bem-sucedidos cumpriam com ao menos oito habilidades específicas. Tais habilidades deveriam ser utilizadas como base para a escolha de coaches na educação superior.

Coaching; Desenvolvimento profissional; Habilidades de coaching; Educação superior; Ensino a distância; Recursos humanos

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br