Acessibilidade / Reportar erro

Gastos com salários e desempenho em matemática: uma análise baseada nas escolas municipais de SBC1 1 - Texto adaptado da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo para a obtenção do título de Mestre em Educação, desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira.

Personnel expenses and performance in mathematics: an analysis based on the municipal schools of SBC3 3 - This text was adapted from the thesis presented to the School of Education of the University of São Paulo as part of the requirements to obtain the Master’s Degree in Education having Prof. Romualdo Luiz Portela de Oliveira as my supervisor.

Resumo

Este trabalho explora a relação entre gastos com educação e desempenho escolar, a partir de informações de gastos no nível das escolas. A análise da relação entre gastos e desempenho tem se baseado em estimativas que utilizam dados agregados de gastos com educação. Neste artigo, indicamos a importância da informação de gastos no nível da escola para que se possa avançar no sentido de compreender não somente se gastos com educação estão ou não associados ao desempenho, mas como diferentes tipos de gastos estão relacionados de diferentes formas ao desempenho dos alunos. Com base na revisão da literatura pertinente, elaboramos uma proposta de categorias de gastos com pessoal para as escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo, sendo as categorias de maior agregação as que dizem respeito ao que consideramos gastos diretamente relacionados ao ensino e gastos indiretamente relacionados ao ensino. A partir das categorias delimitadas, baseadas nas informações de gastos por escola, foram exploradas as relações entre gastos por aluno e desempenho em matemática na Prova Brasil de 2013, por meio de análise de regressão. As estimativas revelaram que a relação entre gastos e desempenho não é homogênea entre as diferentes categorias de gasto e que a especificação dos modelos melhora na medida em que os gastos são desagregados. Dentre os resultados obtidos, destacamos aquele que indica uma relação positiva e significante entre os gastos com coordenação pedagógica e o desempenho em matemática.

Gastos com educação; Desempenho escolar; Gastos no nível da escola; Recursos escolares

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br