Acessibilidade / Reportar erro

"QUEM ME SALVA DE TI?": REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL

¿QUIEN ME SALVA DE TI?: REPRESENTACIONES DOCENTES ACERCA DE LA TECNOLOGÍA DIGITAL

"WHO SAVED ME FROM IT?": REPRESENTATIONS ABOUT TEACHERS DIGITAL TECHNOLOGY

O objetivo deste estudo foi investigar as representações dos docentes sobre a relação entre o ensino dos conteúdos programáticos da disciplina de química e as tecnologias digitais, com a finalidade de identificar aspectos que permeiam e/ou circundam as estratégias didático-pedagógicas. A pesquisa teve como sujeitos cinco docentes. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista aberta. A análise dos dados foi baseada no método da análise textual discursiva. Do contexto emergiram duas categorias: i) Aqui não tem condições; e ii) Ajuda a ver o cotidiano. Foi possível constatar a existência de divergências com relação aos discursos e às práticas no que concerne à utilização das tecnologias digitais.

Ensino de química; Tecnologias digitais; Representações docentes.


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br