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O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS

SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENT

Resumos

As representações escolares sobre os povos indígenas perpetuam práticas sociais históricas. A construção de uma concepção cidadã a respeito dos desses grupos demanda a identificação, a problematização e a reformulação dessas representações perpetuadas, também, no âmbito escolar. Neste artigo, discute-se o processo de reformulação representacional a partir de atividades curriculares de ciências, desenvolvidas junto a um grupo de estudantes do Ensino Fundamental, visando a desmistificação de conceitos associados às etnias indígenas. Ao término da pesquisa, novas concepções foram desenvolvidas pelos educandos, em uma perspectiva educacional contextualizada, concluindo-se que essa elaboração conceitual é idiossincrática e contínua.

Representações; Educação em ciências; Etnias indígenas brasileiras contemporâneas


The school representations of indigenous peoples perpetuate historical social practices. The construction of a civic conception regarding these groups demands identification, questioning and reformulation of such representations in the school environment. In this article, we discuss the process of representational reformulation starting from curricular activities in science, developed with a group of elementary school students. The same aims to demystify the concepts associated with indigenous groups. At the end of this research, new concepts were developed by students in a contextualized educational perspective, leading to the conclusion that conceptual elaboration is idiosyncratic and continuous.

Representations; Science Education; Contemporary Brazilian Indigenous Groups


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  • 1
    "Sensoriamento remoto é um termo utilizado na área das ciências aplicadas que se refere à obtenção de imagens à distância, sobre a superfície terrestre." (RUDORFF, 2011).
  • 2
    Obstáculo Epistemológico - OE- é um conceito epistemológico proposto por Gaston Bachelard, segundo o qual os OE são elaborados ao longo da vida dos indivíduos, a partir de sua experiência social e educativa. A aprendizagem efetiva decorre de sua superação.
  • 3
    Cleise Helen Botelho Koeppe - Pós-Graduação Lato Sensu em Supervisão Educacional pela Associação dos Supervisores em Educação do Rio grande do Sul, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Professora de ciências químicas, físicas e biológicas na Rede Municipal de Ensino de Gravataí - Rio Grande do Sul. E-mail: cleise.koeppe@acad.pucrs.br
  • 4
    Regina Maria Rabello Borges - Doutora em Educação Pela Pontifícia Universidade Católica - PUCRS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da PUCRS. E-mail: rborges@pucrs.br
  • 5
    Regis Alexandre Lahm - Doutor e Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da PUCRS.E- mail: lahm@pucrs.b

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    19 Jun 2013
  • Aceito
    24 Jan 2014
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