Acessibilidade / Reportar erro

IMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADE

LOS IMAGINARIOS DE LICENCIANDOS EN FÍSICA SOBRE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS Y LA ENSEÑANZA EN ESTA MODALIDAD

PHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHING

RESUMO:

Relatamos aqui resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar imaginários de um grupo de licenciandos em física sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino nessa modalidade. Como apoio teórico-metodológico, utilizamos aportes da Análise de Discurso, conforme publicações de Eni Orlandi. A análise ocorreu a partir das respostas dadas pelos licenciandos a quatro questões abertas sobre a EJA. Os resultados revelam que os imaginários dos licenciandos relacionam-se pouco com seus saberes construídos na formação inicial e são decorrentes de suas vivências em diversas condições de produção, evidenciando aspectos como a preocupação com a carga horária reduzida da modalidade, o vínculo da EJA somente ao processo de alfabetização e a necessidade de simplificar os conteúdos de física.

Palavras-chave:
Ensino de Física; Educação de Jovens e Adultos; Formação inicial de professores; Imaginário

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br