Acessibilidade / Reportar erro

PROBLEMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA DISCUSSÃO SOBRE BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA NO ENSINO DE ZOOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PROBLEMATIZATION AS STRATEGY FOR DISCUSSING BIOETHICS AND BIOSAFETY APPLIED TO ZOOLOGY TEACHING: AN EXPERIENCE AMONG BIOLOGICAL SCIENCE STUDENTS

Resumos

A preocupação com o bem estar animal determina mudanças de atitude nas atividades de ensino e pesquisa envolvendo animais. Isto levou ao desenvolvimento de recursos didáticos alternativos para reduzir o sofrimento imposto a animais. Este trabalho investigou concepções de alunos de Ciências Biológicas sobre conceitos de Bioética e Biossegurança no manuseio de animais na UFPE. Observou-se que a maioria dos estudantes ignora aspectos da senciência e bem estar animal e também os riscos à saúde decorrentes da manipulação de animais. Faltam situações formais (disciplinas) e atividades extracurriculares que estimulem a percepção da Bioética e da Biossegurança no ensino de Biologia.

Bem-estar Animal; Ensino de Biologia; Recursos Didáticos Alternativos


Concern about animal welfare instigates attitude changes in teaching and research activities involving animals. This has led to the development of alternative didactic resources aimed to reduce animal suffering. This work investigated conceptions from Biological Sciences students related to Bioethics and Biosafety applied to animal manipulation at UFPE. We observed that most students ignore aspects of sentience and animal welfare and also risks to human health when dealing with animals. There is a shortage of formal situations (courses) and extracurricular activities that stimulate perceptions about Bioethics and Biosafety in Biology teaching.

Animal Welfare; Biology Teaching, alternative didactic resources


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Biossegurança. Revista Saúde Pública, v.39, n.6. 2005.
  • AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional, 2 ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
  • BAHIA, Secretaria da Saúde - Diretoria de Vigilância e Controle Sanitário, UFBA, Instituto de Ciências da Saúde. Manual de Biossegurança. Salvador, 2001.
  • BARDIN, L. Análise de Conteúdo, 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
  • BASTOS, J. C. F.; RANGEL, A. M. PAIXÃO, R. L.; REGO, S. Implicações Éticas do Uso de Animais no Processo de Ensino-Aprendizagem nas Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e Niterói. Revista Brasileira de Educação Médica, v26, n3, p.162-170, 2002.
  • BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, 1988.
  • BRASIL, Decreto n.º 3.179, Brasília, 1999a. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis>. Último acesso em 10 fev. 2010.
  • BRASIL, LDB (Lei n. 9.394 - Diretrizes e Bases), Brasilia: MEC, 1996. Disponível em http://www.mec.gov. br/Sesu/diretriz. Último acesso em 20 nov. 2009.
  • BRASIL, Lei n.º 9.605, Brasília, 1998. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9605>. Último acesso em 02 de fevereiro de 2007.
  • BRASIL , LEI nº 11.794, Brasília, 2008. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato20072010/2008/Lei/L11794htm>. Último acesso em 10 jan. 2010.
  • BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais PCN: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999b. Disponível em <http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz>. Último acesso em 11 out. 2009.
    » http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz
  • BRASIL, Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM): Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006. Disponível em <http://www.mec.gov.br/seb/arquivos>. Último acesso em 10 de fevereiro de 2010.
    » http://www.mec.gov.br/seb/arquivos
  • BRASIL, PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília: MEC, 2002. Disponível em <http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz>. Último acesso em 12 jan. 2010.
    » http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz
  • CFBio (Conselho Federal de Biologia) - Resolução N° 2, 2002. Disponível em http://www.cfbio.gov.br. Último acesso em 16 jan. 2010.
  • COBEA (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal) / CARDOSO, C. V. P.Leis Referentes à Experimentação Animal no Brasil - Situação Atual. Disponível em <http://www.cobea.org.br/etica>. Último acesso em 01 fev. 2009.s/d
    » http://www.cobea.org.br/etica
  • CUPO, P.; AZEVEDO-MARQUES, M. M.; MENEZES, J. B.; HERING, S. E. Reações de hipersensibilidade imediatas após uso intravenoso de soros antivenenos: valor prognóstico dos testes de sensibilidade intradérmicos. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 115-122, 1991.
  • DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. - O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente. Caderno CEDES, v.19, n. 44, p.33-45, 1998.
  • DINIZ, R.; DUARTE, A. L. A.; OLIVEIRA, C. A. S; ROMITI, M. Animais em aulas práticas: podemos substituí-los com a mesma qualidade de ensino? Revista Brasileira de Educação Médica, v. 2, n.30, p. 31-41, 2006.
  • FAGUNDES, D. J.; TAHA, M. O. Modelo animal de doença: critérios de escolha e espécies de animais de uso corrente. Acta Cirúrgica Brasileira, v.19, n.1, p.59-65, 2004.
  • FEIJÓ, A. G. S.; SANDERS, A.; CENTURIÃO, A. D.; RODRIGUES, G. S.; SCHWANKE, C. H. A. Análise de indicadores éticos do uso de animais na investigação científica e no ensino em uma amostra universitária da Área da Saúde e das Ciências Biológicas. Scientia Medica, v.18, n.1, p.10-19, 2008.
  • GALLIAN, D. M. C. Por detrás do último ato da ciência-espetáculo: as células-tronco embrionárias. Revista de Estudos Avançados, v. 19, n. 55, p.251-260, 2005.
  • GARRAFA, V. Os Limites da Ética e da Moral na Pesquisa Cientifica. Humanidade - Biologia, Ed. UnB, n.48, p. 209-213, 2001.
  • GIOVANI, L. M. - Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissionais de professores e as mudanças nas escolas - Caderno CEDES, v.19, n.44, p.46-58, 1998.
  • HOUGHTON, P. J.; HYLANDS, P.J.; MENSAH, A. Y.; DETERS, A. M. In vitro tests and ethnopharmacological investigations: Wound healing as an example. Journal of Ethnopharmacology, v.100, Issues 1-2, 22, p.100-107, 2005.
  • IBAMA, Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Disponível em <http://www.ibama.gov.br/fauna/ cetas>. Último acesso em 01 nov. 2009.s/d
    » http://www.ibama.gov.br/fauna/ cetas
  • KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia, 4 ed. São Paulo: USP, 2004.
  • LABARTHE, N.; ALMEIDA, F. M.; FARIA, M. C. F.; REMY, G. L.; CHAME, M. Uso de animais: os fins justificam os meios? In: SCHRAMM, F. R.; REGO, S.; BRAZ, M. PALÁCIOS, M. Bioética, Riscos e Proteção - Rio de Janeiro: UFRJ/ Fiocruz, 2005.
  • LIMA, K. E. C.; VASCONCELOS, S. D. Acidentes com animais peçonhentos: um estudo etnozoológico com agricultores de Tacaratu, Sertão Pernambucano. Sitientibus - Série Ciências Biológicas, UEFS - BA, v. 6, n. 2, p.138-143, 2006.
  • LIMA, K. E. C.; MAYER, M.; CARNEIRO-LEÃO, A. M.; VASCONCELOS, S. D. Conflito ou Convergência? Percepções de professores e licenciandos sobre ética no uso de animais no ensino de zoologia. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p.353-369, 2008.
  • LUNA, S. P. L. Dor, senciencia e bem-estar em animais. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal & I Seminário Nacional de Biossegurança e Biotecnologia Animal, Recife - PE,, p.27-30 2008.
  • MACHADO, J. G. S.; PINHEIRO, M. S.; MARÇAL, S. H.; ALCÂNTARA, P. F. P. Análise bioética da legislação brasileira aplicável ao uso de animais não-humanos em experimentos científicos. Revista de Saúde do Distrito Federal, v. 15, nº 3/4, p.09-21, 2004.
  • MARQUES, R. G.; MIRANDA, M. L.; CAETANO, C. E. R.; BIONDO-SIMÕES, M. de L. P. Rumo à regulamentação da utilização de animais no ensino e na pesquisa científica no Brasil. Acta Cirúrgica do Brasileira, v.20, n.3, p.262-267, 2005.
  • MORAES, C. G. O Uso didático de animais vivos e os métodos substitutivos em Medicina Veterinária.Monografia de conclusão de curso Veterinária, depositada sobre o n. M36L, Universidade Anhembi Morumbi (UAM) - São Paulo, 2005.
  • PAIXÃO, R. L. Aspectos éticos nas regulamentações das pesquisas em animais. In. SCHRAMM, F. R.; REGO, S.; BRAZ, M.; PALÁCIOS, M. Bioética, Riscos e Proteção - Rio de Janeiro: UFRJ / Fiocruz, 2005.
  • PAIXÃO, R. L. Experimentação animal: razões e emoções para uma ética. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública; 2001. Disponível em <http://www.portalteses.cict.fiocruz.br/transf.php>. Último acesso em 01 out. 2009.
    » http://www.portalteses.cict.fiocruz.br/transf.php
  • PIMENTA, L. G.; SILVA, A. L. Ética e Experimentação animal. Acta Cirúrgica Brasileira, v.16 n.4, p.255-260, 2001.
  • QUADROS, A. L.; CARVALHO, E.; COELHO, F. dos S.; SALVIANO, L. GOMES, M. F. P. A.; MENDONÇA, P. C.; BARBOSA, R. K. Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes. ENSAIO: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 1, p.01-08, 2005.
  • RAYMUNDO, M. M.; GOLDIM, J. R. Ética da pesquisa em modelos animais. Revista de Bioética e Ética Médica, v.10 n.1, p. 31-44, 2002.
  • RIVERA, E. A. Ética na Experimentação Animal, In: Animais de Laboratório: criação e Experimentação, Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002.
  • SILVA, M. S.; VASCONCELOS, S. D. Extensão Universitária e Formação Profissional em Biologia: Avaliação da Experiência da Universidade Federal de Pernambuco. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, p. 119-135, 2006.
  • SILVA, P. Farmacologia. 6 edição, Rio de Janeiro: Guanabara, 2002.
  • SINGER, P. Libertação animal. Tradução Marly Winckler. Edição Revista - Porto Alegre, São Paulo: Lugano, 2004.
  • SOUTO, A. Etologia: princípios e reflexões. Recife: Universitária da UFPE, 2003.
  • TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Riscos Biológicos em Laboratórios, In: VALLE, S.; TELLES, J. L. (Org) Bioética e biorrisco: abordagem transdisciplinar. Rio de Janeiro: Interciência, p. 171-201, 2003.
  • TELLES, J. L. Bioética, biotecnologias e biossegurança: desafios para o século XXI. In:; VALLE, S. TELLES, J. L. (Org) Bioética e biorrisco: abordagem transdisciplinar. Rio de Janeiro: Interciência, p. 171-201, 2003.
  • TUDURY, E. A.; POTIER, G. M. Métodos substitutivos ao uso de animais vivos no ensino: Métodos alternativos para aprendizado prático da disciplina técnica cirúrgica veterinária. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal & I Seminário Nacional de Biossegurança e Biotecnologia Animal, Recife - PE, p. 92-95, 2008.
  • VENTURA, M. U.; PANIZZI, A. R. Megalotomus parvus West. (Hemiptera: Alydidae): inseto adequado para experimentação e didática entomológica. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, v.26 n.3, p.579-581, 1997.
  • *
    Kênio erithon cavalcante lima - mestre em ensino das ciências (conceito CAPES 4). Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor assistente da universidade Federal de Pernambuco (uFrPe).

Apêndice 01

Problematização Identificação do licenciando: _____________

Em um colégio da rede particular, deseja-se estruturar materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Um dos professores de Biologia sugeriu aos seus alunos a confecção de uma caixa entomológica e a organização de uma coleção com outros animais, dentre os quais alguns serão conservados a seco; outros, em solução de formol e álcool. Os alunos terão a responsabilidade de coletar, montar e conservar o material que ficará exposto no colégio.

A direção gostou desta idéia, apoiando a proposta do professor. Você, também como professor de Biologia deste colégio, que recomendações e sugestões apresentaria a seus alunos? Concorda que a caixa entomológica e a coleção com demais animais sejam feitas? Caso sim, que recomendações daria? Caso não, o que sugeriria como alternativa para a não realização desta atividade?

Utilize-se de aspectos da Bioética e Biossegurança para a orientação aos seus alunos na obtenção dos recursos didáticos solicitados ou dos recursos alternativos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    21 Maio 2010
  • Aceito
    12 Out 2011
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br