Acessibilidade / Reportar erro

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO

THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISM

Resumos

Partindo da compreensão da formação da identidade docente como entrelaçada às interações sociais nos diversos contextos, ampliamos esse pressuposto, articulando-o à abordagem da produção da identidade cultural, que ressalta sua relação constitutiva com a linguagem. A partir desse percurso, compomos um quadro teórico incorporando conceitos da filosofia da linguagem. Buscamos investigar, por meio de entrevista, a construção discursiva da identidade docente de um estudante do último período de um curso a distância de licenciatura em Ciências Biológicas, utilizando um dispositivo analítico Bakhtiniano. Concluímos que a construção discursiva da identidade docente do estudante caracteriza-se por hibridismo, o que pode estar relacionado, principalmente, ao seu apego à identidade profissional de extensionista rural manifestado de várias formas ao longo da entrevista.

Identidade docente; Licenciatura em Ciências Biológicas; Educação a distância; Hibridismo


Starting from the understanding of the formation of the teaching identity as interlaced with social interactions in different contexts, we have extended such an assumption, coordinating it to the production of cultural identity approach, which emphasizes its constitutive relationship with language. From this path, we composed a theoretical framework incorporating concepts of philosophy of language. We seek to investigate, through interviews, the discursive construction of the teaching identity of a student from the last period of a distance course degree in Biological Sciences. This was carried out by using a Bakhtinian analytical device. We conclude that the discursive construction of teaching identity of the student analyzed is characterized by hybridism, which may be related primarily to his attachment to the professional identity of rural extension educator manifested in various ways throughout the interview.

Teaching identity; Biological Sciences; Degree; Distance Education; Hybridism


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ANDRÉ, M. Estudos de caso revelam efeitos sócio-pedagógicos de um programa de formação de professores. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, Portugal, n. 6, p. 93-115, 2005.
  • BAKHTIN, M. The dialogic imagination. Edited by Michael Holquist. Austin: University of Texas Press, 1981.
  • BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec. 1995.
  • BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • BARRETO, R. G. Tecnologia e Educação: trabalho e formação docente. Educação& Sociedade. Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1181-1201, Set./Dez. 2004.
  • BARRETO, R. G. As tecnologias na política nacional de formação de professores a distância: entre a expansão e a redução. Educação& Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 919-937, out., 2008.
  • BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2010: divulgação dos principais resultados do Censo da Educação Superior/ outubro de 2011. Disponível em <http://www.portalmec.gov.br/índex.php?option=docman&task>. Acesso: 17 de junho de 2012.
    » http://www.portalmec.gov.br/índex.php?option=docman&task
  • BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2011: resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013. Disponível em <http://www.download.inep.gov.br/educacao_ superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2011. pdf>. Acesso: janeiro de 2014.
    » http://www.download.inep.gov.br/educacao_ superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2011. pdf
  • CAMPOS, J. R. "Era um sonho de criança": a representação social da docência para os professores do município de Queimado-PB. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
  • COSTA, M. L. R.; BEJA, A. C. e REZENDE, F. Traços identitários de professores de Física representados por imagens. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS, 8. 2011. Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: ENPEC, 2011.
  • FERRAZ, G. Perspectivas de professores de física sobre as políticas curriculares nacionais para o ensino médio. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
  • FREITAS, L. F. A identidade cultural na interface com os estudos enunciativos e discursivos. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEXTO, ENUNCIAÇÃO E DISCURSO, 2010. Porto Alegre, RS. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2010.
  • GIOLO, J. A educação a distância e a formação de professores. Educação& Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1211-1234. 2008.
  • HALL, S. Quem precisa da identidade? In: T. T. da Silva (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
  • LAPA, Andrea Brandão; BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância como mídia-educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 1, p. 175-196, 2012.
  • LEITE, M. C. L.; HYPOLITO A. M e LOGUERCIO R. Q. Imagens, docência e identidade. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 36, p. 319 - 335, 2010.
  • NÓVOA, A. Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007.
  • SEGENREICH, S. C. D. ProUni e UAB como estratégia de EAD na expansão do Ensino Superior. Pro-Posições, Campinas, v.20, n.2 (59), p.205-222, maio/ago, 2009.
  • SILVA, M. Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. Revista FAMECOS: Mídia, Cultura e Tecnologia, Porto Alegre, v. 1, n. 37, 2008.
  • SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: T. T. da Silva (Org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
  • SILVA JÚNIOR, J. R. Reformas do estado e da sociedade e as políticas públicas para a formação de professores a distância: implicações políticas e teóricas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 24, p. 78-94, 2003.
  • VENEU, A. A. Perspectivas de professores de física do ensino médio sobre as relações entre o ensino de física e o mercado de trabalho: uma análise Bakhtiniana. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.
  • ZUIN, A. A. S. Educação a distância ou educação distante? O programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação& Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial p. 935-954, 2006.
  • ZUIN, A. Antônio S. O Plano Nacional de Educação e as tecnologias da informação e comunicação. Educação& Sociedade. Campinas, v. 31, n. 112, p. 961-980, 2010.
  • 1
    Em 2006, 72,3% da oferta de EaD se concentrava na área de Educação, sendo 76,4% das matrículas nos cursos de Pedagogia e Normal Superior oferecidos por instituições privadas.
  • 2
    Essa instituição, cuja sede está situada no Estado de Minas Gerais, implantou, em 2000, o Programa de Educação a Distância, que compreendia cursos de especialização lato sensu. A partir de 2002, passou a oferecer cursos de licenciatura a distância em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Química. A oferta de cursos de graduação a distância passou por um rápido crescimento desde sua implantação, inciando com um curso de Pedagogia até chegar a 15 cursos, abrangendo áreas das Ciências Exatas e Humanas. Funcionando inicialmente com dois polos de apoio presencial, atualmente conta com 39 polos no total, situados em oito estados brasileiros, distribuídos por todas as regiões do país, sendo a região sudeste a de maior concentração. Em 2007, foi implantado o polo de apoio presencial na cidade de Barbacena (MG), cuja população é de 121.571 habitantes (IBGE, 2010). Todo esse crescimento da EaD levou a instituição a descontinuar o curso de licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade presencial em 2006.
  • 3
    O principal objetivo dessa atividade é desenvolver processos educativos que fomentem a construção da consciência crítica das famílias rurais para compreensão de sua realidade. Para tal, é preciso apropriar-se dos conhecimentos necessários para atuação nas ações individuais e de organização coletiva, visando a uma reflexão conjunta e observação compartilhada, com o intuito de materializar a melhoria da qualidade de vida das famílias. Fonte http://www.emater.mg.gov.br/portal.cgi?flagweb=site_tpl_paginas_internas&id=8
  • *
    Doutoranda do Programa de Pósgraduação NUTES-UFRJE-mail: mlrcosta@uol.com.br
  • **
    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC-Rio). Professora associada III do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES-UFRJ). E-mail: flaviarezende@uol.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    08 Jul 2013
  • Aceito
    24 Jan 2014
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br