Acessibilidade / Reportar erro

UMA PROPOSTA DE REFERENCIAL ANALÍTICO DE GRÁFICOS CINEMÁTICA A PARTIR DE TABELAS

A PROPOSAL OF ANALYTICAL FRAMEWORK TO KINEMATIC'S CARTESIAN GRAPHS FROM TABLES

Resumos

O estudo propõe a construção de um referencial analítico para a investigação do desempenho de estudantes na produção manual de gráficos cartesianos a partir de tabelas, pautando-se na perspectiva dos registros de representação semiótica, de Raymond Duval, e nos níveis de compreensão da informação gráfica, de Postigo e Pozo. A escolha dos referidos referenciais é relevante, pois o primeiro relaciona as atividades cognitivas às representações semióticas produzidas pelos estudantes, e o segundo permite classificar o domínio da representação gráfica em termos dos níveis de elaboração e complexidade do gráfico produzido. Com base na ferramenta analítica proposta, desenvolveu-se um estudo de caso, considerando para tal fim as produções escritas e entrevistas complementares de estudantes da graduação em Física. Os resultados permitiram classificar o domínio semiótico da representação gráfica com um grau de refinamento analítico superior aos propostos pelos últimos autores.

Gráficos Cartesianos; Representação Semiótica; Graduação em Física.


The study proposes to construct a theoretical framework of analysis to investigate the difficulties of the manual construction of Cartesian graphs for undergraduate degree students in Physics under the light of the theory of semiotic representation registers by Duval and levels of processing graphic information of Postigo and Pozo. The choice of such reference is relevant because the first relates to cognitive activities, semiotic representations produced by students and the second allows you to sort the field of graphical representation in terms of levels of development and complexity of the graph produced. Based on the proposed analytical tool, a case study was developed considering the written productions and additional interviews on graduate students in physics for that purpose. The results classify the semiotic field of the graphical representation with a higher degree of analytical refinement proposed by the latter authors.

Cartesian Graphs; Semiotic Representation; Undergraduate Physic.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AGRELLO, D. A.; GARG, R. Compreensão de gráficos em cinemática em física introdutória. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 21, n. 4, março 1999.
  • ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A.; MOREIRA, M. A. Atividades de modelagem computacional no auxílio à interpretação de gráficos da Cinemática, São Paulo, v. 26, n. 2, pp. 179-184, março 2004.
  • BELLUCO A.; CARVALHO A. M. Construindo a linguagem gráfica em uma aula experimental de Física. Ciência & Educação, Bauru, v.15, n.1, p. 61-84, 2009.
  • DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: Machado, S. A (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papiros, 2003.
  • DUVAL, R. Semiosis y pensamiento humano. Registros semioticos y Aprendizajes Intelectuales. Cali, Colômbia: Merlín, I.D. 2004. Título do original: Sémiosis et penseé humaine. Registres sémiotiques et apprentissages intellectuels.
  • DUVAL, R. Comment analyser Le fonctionnement reoresetationnel dês tableaux et leur diversite? SPIRALE - Revue de Recherches en Éducation, Lille, Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Charles de Gaulle, Lille-3, n. 23, 2003.
  • FLORES C.R.; MORETTI, M. T. O funcionamento cognitivo e semiótico das Representações gráficas: ponto de análise para a aprendizagem matemática. GT: Educação Matemática, São Paulo, n.19s/d. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_28/ funcionamento.pdf>. Acesso em: 20 maio 2010.
    » http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_28/ funcionamento.pdf
  • GARCÍA, J. J. G.; PALACIOS, F. J. P. ¿Comprenden los estudiantes las gráficas cartesianas usadas en los textos de ciencias? Enseñanza de Las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, v. 25, n. 1, p. 107-132, 2007.
  • ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
  • GOLDENBERG, M. A arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 3 ed., Rio de Janeiro: Record, 1999.
  • JULIO, J.; VAZ, A.; BORGES T. Construção de gráficos em atividade de investigação: microanálise de aulas de física. In: XIENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11, 2008. Curitiba. Anais... Curitiba: SBF, 2008.
  • MIRANDA, L.; RADFORD, L.; GÚZMAN, J. Interpretación de gráficas cartesianas sobre el movimiento desde el punto de vista de la teoría de la objetivación. Educación Matemática, Barcelona, v. 19, n. 3, 2007.
  • POSTIGO, Y.; POZO, J.I. Cuando una gráfica vale más que 1.000 datos: la interpretación de gráficas por alumnos adolescentes. Infancia y Aprendizaje, Salamanca, v. 90, p. 89-110, 2000.
  • SHAH, P; HOEFNNER, J. Review of Graph Comprehension Research: Implications for Instruction. Educational Psychology Review, {s.l}, v. 14, n. 1, 2002.
  • SHARMA S. High School students interpreting tables and graphs: implications for research. International Journal of Science and Mathematics Education, {s.l}, v. 4, p. 241-168, 2005.
  • TESTA, I.; MONROY, G.; SASSI, E. Students' reading images in kinematics: the case of real-time graphs. International Journal of Science Education, {s.l}, v. 24, p.235-256, 2002.
  • WU, H.; KRAJCIK, J. S. Inscriptional practices in two inquiry-based classrooms: a case study of seventh graders' use of data tables and graphs. Journal of Research in Science Teaching, {s.l} v. 43, n. 1, pp. 63-95, 2006.
  • *
    Paulo sérgio de camargo filho - doutorando em ensino de ciências e educação matemática pela Universidade estadual de londrina (Uel). e-mail: ps-camargo@bol.com.br
  • **
    Carlos eduardo laburú - doutor em educação pela Universidade de são paulo (Usp), professor associado do departamento de física da Universidade estadual de londrina (dfUel). e-mail:laburu@uel.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    04 Fev 2011
  • Aceito
    15 Out 2011
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br