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MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES

SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITS

Resumos

Neste artigo apresenta-se um panorama sobre quem são e o que fazem os mediadores de centros e museus de Ciência A literatura aponta os diversos papéis que possuem esses sujeitos e também que a presença desses profissionais nas instituições de educação não-formal já é algo con solidado. Também são apresentados e discutidos dados obtidos junto a mediadores de um centro de Ciências focando o papel desses sujeitos durante as visitas escolares mediadas, com o objetivo de caracterizar as ações que cabem a esses profissionais. Os dados construídos e analisados apontaram que, durante as visitas escolares, os papéis que cabem aos mediadores são: (a) mediar o conhecimento; (b) explicar os conceitos cien tíficos envolvidos nas exposições; (c) apresentar os espaços temáticos; (d) receber e organizar os visitantes; (e) zelar pelo espaço físico e integridade física e moral dos visitantes; (f) complementar e ensino escolar dos visi tantes e (g) difundir conhecimento científico.

mediadores; centros e museus de ciências; visitas escolares mediadas


In the present paper, it is presented a general view about who they are and the activities science centers and museums mediators devel op. The literature points out to the diverse roles attributed to these actors and that the presence of this type of professional is a consolidated prac tice in non-formal educational institutions. Data obtained among the mediators of a science center during mediated school visits are also pre sented and discussed, focusing in the role attributed to these profession als, with the objective of characterizing their actions during these visits. The data obtained and analyzed showed that during school visits, the roles that are attributed to the mediators are: (a) mediation of the knowledge involved in the expositions; (b) explanation of the scientific concepts involved in the expositions; (c) presentation of the thematic spaces; (d) reception and organization of groups of visitors; (e) preservation of the physical and moral integrity of the visitors, and the integrity of the phys ical spaces and their equipments; (f) complementation of the school knowledge, and (g) diffusion of the scientific knowledge.

mediators; centers and museums of sciences; mediated school visits


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  • 1
    As visitas monitoradas também são chamadas de visitas guiadas, dependendo de cada centro ou museu de Ciências. Poderíamos também adotar o termo visita mediada, partindo da perspectiva da mediação humana, como forma de comunicação entre público e exposição, tendo o mediador como figura central nesse processo.
  • 2
    Publicação original em língua francesa: (2003) La médiation: la communication en procès?, Médiations & Médiateurs, 19. Tradução: Maria Rosário Saraiva; revisão: Maria Rosário Saraiva e Helena Santos.
  • 3
    Ribeiro (2005) usa como exemplo, o caso do Visionárium de Santa Maria da Feira e do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa/Portugal.
  • 4
    Gaspar (2006) fez uso principalmente da obra "Pensamento e linguagem". São Paulo: Editora Martins Fontes, 1987.
  • 5
    Centro de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo, localizado na cidade São Paulo.
  • 6
    Com base na teoria sociointeracionista de Vigotski.
  • 7
    Zona de Desenvolvimento Imediato.
  • 8
    Todos os monitores, antes de iniciarem as atividades como mediadores passam por um curso de formação inicial, oferecido pela própria Instituição. Tal curso aborda os saberes da mediação, as questões inerentes à educação não-formal e divulgação científica, comunicação para os diferentes tipos de público, conceitos científicos explorados a partir dos experimentos e aparatos, dentre out ros temas.
  • 9
    A expressão cultura científica oferece várias possibilidades de sentido, destacando por exemplo, três possibilidades como cultura da Ciência, cultura pela Ciência e cultura para a Ciência, segundo Carlos Vogt declara na reportagem "A espiral da cultura científica", disponível em http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura01.shtml. Essas três possibilidades se ampliam nas distinções citadas aqui nesse texto.
  • *
    Camila Silveira da Silva - Mestre em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru). Professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp/Araraquara. E-mail: silveiradasilva.camila@gmail.com
  • **
    Luiz Antonio Andrade de Oliveira - Livre Docente. Doutor em Química Inorgânica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). E-mail: dqgiluiz@iq.unesp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2011

Histórico

  • Recebido
    24 Nov 2009
  • Aceito
    18 Out 2010
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