Acessibilidade / Reportar erro

CONHECIMENTO DIDÁTICO DO CONTEÚDO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: ANÁLISE A PARTIR DOS DESENHOS CURRICULARES

CONOCIMIENTO DIDÁCTICO DEL CONTENIDO DE PROFESORES DE CIENCIAS DE LA NATURALEZA Y MATEMÁTICAS: ANÁLISIS A PARTIR DE LOS DISEÑOS CURRICULARES

PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE OF NATURE SCIENCES AND MATHEMATICS TEACHERS: ANALYSIS BASED ON CURRICULUM DESIGN

Resumo:

O tema conhecimento didático do conteúdo (CDC) é campo de estudo que contribui para a formação de professores e a melhoria da qualidade educacional. Assim, objetivou-se caracterizar o CDC de professores de ciências da natureza e matemática quando estes fazem desenhos curriculares e propor critérios para formação docente que permitam desenvolver currículos mais desejáveis. Realizou-se uma pesquisa descritiva qualitativa, focalizada na análise de conteúdo, sobre unidades e/ou projetos didáticos construídos por dois grupos de professores em formação pós-gradual. A maioria dos desenhos analisados está centrada nos conhecimentos disciplinares, abordando pouco o conhecimento psicopedagógico e deixando de lado os conhecimentos metadisciplinares e contextuais. Portanto, é necessária uma formação docente voltada para a articulação dos saberes enunciados com a prática pedagógica.

Palavras-chave:
Conhecimento didático do conteúdo; Desenho curricular; Unidades didáticas

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br