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CONSTITUIÇÃO DE UM DOMÍNIO FENOMENOLÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. IMPLICAÇÕES A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DO FENÔMENO VOLTAICO

RESUMO:

O artigo apresenta uma análise epistemológica com pretensões pedagógicas, sobre a constituição do fenômeno voltaico que suscita questões que surgem em relação à perspectiva fenomenológica como aposta para o ensino das ciências, tais como: Que aspectos devem ser levados em consideração nos processos de formalização que ocorrem na conformação de um determinado domínio fenomenológico? E como falar sobre a dinâmica cognitiva exibida na construção desses domínios fenomenológicos?; A análise epistemológica mostra que existem diversas relações entre fenômenos de diferentes classes no processo de constituição de um domínio fenomenológico. No caso do fenômeno voltaico, caracterizam-se relações que acontecem em dois momentos: a unificação da eletricidade e a emergência do campo da eletroquímica. Destaca-se três tipos de relações: 1) redução; 2) unificação; e 3) equivalência. Conclui-se que, se os processos de formalização se caracterizam por estabelecer relações de diferentes tipos, estes podem ser convertidos em ferramentas de ordem epistemológica e cognitiva para a aula de ciências.

Palavras chave:
Fenômeno voltaico; Domínio fenomenológico; Ensino das ciências

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