Acessibilidade / Reportar erro

A COMPREENSÃO DAS LEIS DE MENDEL POR ALUNOS DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA LICENCIATURA

The understanding of Mendel's laws by students of Biology during secondary school and undergraduation

Resumo:

A dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel é observada no ensino médio (EM) e superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos deste estudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES. Um questionário foi aplicado em turmas de EM e de ES (Licenciatura em Biologia, de três IES do Recife) para identificar as dificuldades dos alunos. Paralelamente, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semi- estruturadas com os docentes de ambos os níveis, para identificar a percepção dos mesmos quanto às dificuldades de seus alunos e quais ações desenvolvem para ajudá-los. Quanto aos resultados, os problemas identificados no EM persistem entre os alunos do ES, a despeito do maior acesso a informações, o que se torna preocupante, pois os atuais alunos do ES serão os futuros professores do EM.

Palavras-chave:
Leis de Mendel; aprendizagem conceitual; formação de professores.

Abstract :

The difficulty of understanding the hereditary characters transmission, based on Mendel's laws is observed among Secondary School students (EM) as well as undergraduate students of Biology (ES), possibly due to the lack of knowledge of previous contents. The aim of this study has been to test this hypothesis and the way these difficulties appears in the ES. A questionnaire was elaborated to identify the difficulties among students of these two groups (EM and ES). Questionnaires and interviews also had been applied with secondary and university teachers to identify their perceptions about the difficulties of its students and the actions they develop to help them. In spite of the biggest access to information, the identified problems persist among the undergraduate students. The fact that they do not seem able to solve practical questions becomes preoccupying since they will teach in secondary school.

Keywords:
Mendel's laws; conceptual learning; teacher education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Introdução - Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Introdução. (5â à 8âséries). Brasília. 1998.
  • BRASIL. Resolução CEB n° 3 de 26 de junho de 1998, CNE/98.
  • BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: PCNEM. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologia - PCNEM. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. 364p..
  • COSTA, M. V. (Org.) Estudos Culturais em Educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Editora da Universidade, UFRGS, 2000.
  • CANAL, R. R.; BASTOS, F. A Abordagem de Temas Contemporâneos no Ensino de Biologia: análise de uma experiência. Encontro Regional de Ensino de Biologia (1:2001: Niterói) Niterói 2001.504p..
  • DREYER, D. Educação Brasileira em Penúltimo Lugar -2003-UNESCO ( Educação Brasileira em Penúltimo Lugar -2003-UNESCO (http://www.folha.uol.com.br/folha/educacao/20030704-avaliacao- internacional.shtml ) acessado em 30/03/2005.
    » http://www.folha.uol.com.br/folha/educacao/20030704-avaliacao- internacional.shtml
  • GRIFFITHIS, A. J. F.; MILLER e SUZUKI. Introdução à Genética, 7ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2002. 794p..
  • MERCADANTE, C. e FAVARETTO, J. A. Biologia. São Paulo: Moderna, 1999.
  • MOREIRA, M. C. A.; SILVA, E. P. Concepções Prévias: uma revisão de alguns resultados sobre Genética e Evolução. Encontro Regional de Ensino de Biologia (1:2001: Niterói) Niterói, 2001.504p..
  • MOTTA, P. A. Genética Humana Aplicada à Psicologia e toda a Área Biomédica. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2000.
  • PERRENOUD, P. Formando Professores Profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2ed. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2001.
  • RISCHBIETER, L. Educação Brasileira em Penúltimo Lugar-2003-UNESCO ( Educação Brasileira em Penúltimo Lugar-2003-UNESCO (http://www.folha.uol.com.br/folha/educacao/20030701-avaliacao- internacional.shtml ) acessado em 30/03/2005.
    » http://www.folha.uol.com.br/folha/educacao/20030701-avaliacao- internacional.shtml
  • SCHNETZLER, R. P. O Professor de Ciências: problemas e tendências de sua formação. In: SCHNETZLER, R. P. Aragão, M. R. (Org) Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: CAPES: UNIMEP, 2000. 182p..
  • TAVARES, M. C. DNA x Transgênicos: um estudo das concepções de licenciandos em biologia. 2004. 80f.. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2004.
  • XAVIER, I.; RODRIGUES, S. A.; CAVALCANTI, S. C. H.; MATOS, E. L. Transgênicos. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 2002. 201p..

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2006

Histórico

  • Recebido
    29 Dez 2005
  • Aceito
    17 Abr 2006
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br