Acessibilidade / Reportar erro

Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências

A review of the constructivist research in the last decades: spontaneous reasoning, conceptual change and science education

Resumo:

A abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou-se influente a partir da década de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos conteúdos de ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões sobre mudança conceituai, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. Neste capítulo procuramos mostrar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em física realizados no Brasil naquele período e fazer uma revisão das principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e colaboradores.

Palavras-chave:
Construtivismo; concepções espontâneas; mudança conceitual; ensino de ciências.

Abstract:

The constructivist approach in Science Education became a strong influence in the middle of the 70s, with a great emphasis on investigating students' conceptions of a variety of science contents. The attempts to take these results into the science classes originated the research on conceptual change followed by many studies that are still today trying to interfere in classroom teaching. In this chapter we look for presenting some research about spontaneous reasoning in physics carried out in Brazil in that period and to review the main research that followed the pioneer paper on conceptual change published by Posner and his collaborators.

Keywords:
Constructivism; spontaneous reasoning; conceptual change; science teaching.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • Baxter, J. (1989). Children's understanding of familiar astronomical events. International Journal of Science Education, v.11, p. 502 - 513.
  • Chi, M.T.H. (1991). Conceptual change within and across ontological categories: Examples from learning and discovery in science. In.: R. Giere (Ed.) Cognitive models of Science: Minnesota Studies in the philosophy of Science. Minnesota: University of Minnesota Press.
  • Coll, C. et. al. (1998). Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 182 p.
  • Cunha, A. M. O. (1999). A mudança conceitual de professores num contexto de educação continuada. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 479p..
  • Doran, B.G. (1972). Misconceptions of selected science concepts held by Elementary School students. Journal of Research in Science Teaching, v. 9, n. 2, p. 127-137
  • Driver, R. (1989). Student's conceptions and the learning of science., International Journal of Science Education 11, special issue, p.481 - 490.
  • Duit, R. e Treagust, D.F. (2003). Conceptual change: a powerful framework for improving science teaching and learning., International Journal of Science Education v. 25, n. 6, p. 671-688.
  • Duschl, R. A. (1995). Más allá del conocimiento: los desafios epistemológicos y sociales de la ensenanza mediante el cambio conceptual. Enseñanza de Las Ciencias, v.13, n.1, p. 3- 14.
  • Duschl, R. A. ; Gitomer, D. H. (1991). Epistemological Perspectives on conceptual change: implications for educational practice.. Journal of Research in Science Teaching v.28, n.9, p. 839 - 858.
  • Goulart, S. M. ; Dias, E.C.N.; Barros, S.L.S. (1989). Conceitos espontâneos de crianças sobre fenômenos relativos à luz: análise qualitativa. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 6, n. 1, p. 9-20.
  • Gunstone, R. F., White, R. T. (1981). Understanding of Gravity. Science Education. v.6, n. 5, p. 291 - 299.
  • Gunstone, R. (1991). Constuctivism and metacognition: theoretical issues and classroom studies. In.: Duit, R. (Ed). Proceedings of an international workshop held at the University Bremen. Bremen: March 4-8. Kiel: Inst. Für die Pädagogik der Naturwissenschaften an der Univ. , 1992, p. 129 - 140.
  • Gunstone, R. F.; Northfield, J. (1992). Conceptual change in teacher education: the centrality of metacognition. Paper given at the meeting of the American Educational Research Association, San Francisco.
  • Hashweh, M. Z. (1986). Toward an explanation of conceptual change. European Journal of Science Education, v.8, n.3, p. 229 - 249.
  • Hewson, P. W., Tabachinick, B. R., Zeichner, K. M., Blomker, K. B., Meyer, H., Lemberger, J., Marion, R., Park, H., Toolin, R. (1999). Educating prospective teachers of Biology: introduction and research methods. Science Education, v.83, p. 247-273.
  • Hewson, P. W.; Hewson, M.G. (1984). Effects of instruction using students' prior knowledge and conceptual change strategies on science learning. Journal of Science Education, v. 6, p. 1-6.
  • Kuhn, T. S. (1975). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo, Ed. Perspectiva, 262 p..
  • Laburú, C. E. (1987). Desenvolvimento e aprendizagem do conceito de aceleração em adolescentes. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Faculdade de Educação e Instituto de Física. Universidade de São Paulo. São Paulo, 288p..
  • Laburú, C. E. ; Carvalho, A. M. P. (1993). Noções de aceleração em adolescentes: uma classificação. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 15, n. 1-4, p. 61-73.
  • Lakatos, I. (1970). Falsification and the methodology of scientific research programmes. In.: I. Lakatos e A. Musgrave (Eds ), Criticism and the growth of knowledge. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Marion, R., Hewson, P. W., Tabachinick, B., Blomker, K. B. (1999). Teaching for coneptual change in elementary and secondary science methods courses. Science Education, v. 83, p.275-307.
  • Matthews, M. (2000) Editorial. Science & Education, n. 9, p. 491-505.
  • Mortimer, E. F. (1995).Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? In: Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Física, Química e Biologia, Coletânea ..., Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Serra Negra, São Paulo, p. 56-74.
  • Nardi, R. (1990). Um estudo psicogenético das idéias que evoluem para a noção de campo: subsídios para a construção do ensino desse conceito. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 292 p..
  • Nardi, R. (1991). Campo de força: subsídios históricos e psicogenéticos para a construção do ensino desse conceito. Textos. Investigações para o ensino de Ciências. Número 5. Coordenadoria de Comunicação Social. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. 159p..
  • Nardi, R. (1994). História da Ciência x Aprendizagem: Algumas semelhanças detectadas a partir de um estudo psicogenético sobre as idéias que evoluem para a noção de Campo de Força. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 1, p. 101-106.
  • Nussbaum, J. (1979). Children's Conceptions of the Earth as a Cosmic Body: A cross Age Study. Science Education. v. 63, n.1, p. 83 - 93.
  • Nussbaum, J. (1979). Children's Conceptions of the Earth as a Cosmic Body: A cross Age Study. Science Education. v. 63, n.1, p. 83 - 93.
  • Nussbaum, J. (1985). The Earth as a Cosmic Body. Children's ideas in science. Open University. Press. Philadelphia, p. 171 - 192.
  • Nussbaum, J. ; Novak, J. D. (1976). An assessment of children's concepts of the Earth utilizing structured interviews. Science Education, v. 60, n.4, p. 535 - 550.
  • Nussbaum, J. ; Sharoni-Dagan, N. (1983). Changes in second grade children's preconceptions about the Earth as a cosmic body resulting from a short series of audio tutorial lessons. Science Education. v. 67, n.1, p. 99 - 114.
  • Peduzzil, L.O.Q. (1998). As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a História e a Filosofia da Ciência em um curso de Mecânica. Tese de Doutorado. Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, 850 p..
  • Pfundt, H. e Duit, R. (1994). Student's Alternative Frameworks and Science Education. Institute for Science Education, 4th Edition, Universidade de Kiel, Alemanha, 288 p..
  • Pintrich et al. (1993). Beyond cold conceptual change: the role of motivational beliefs and classroom contextual factors in the process of conceptual change. Review of Educational Research, v. 63, n. 2, p.167-199.
  • Posner, G. J.; Strike, K. A. (1992). A revisionist theory of conceptual change. In.: Duschl, R. and Hamilton, R. J. (Eds). Philosophy of science, cognitive phychology, and educational theory and practice. State University of New York Press, Albany.
  • Posner, G. J.;; Strike, K. A. Hewson, P. W.and Gertzog, W. A.(1982). Accommodation of a scientific conception: toward a theory of conceptual change. Science Education, v. 66, n.2, p. 211-227.
  • Santos, M. E. V. M. (1991). Mudança conceituai na sala de aula: um desafio pedagógico. Livros Horizonte, 260p..
  • Silva, D. (1988). Psicogênese do conceito de velocidade angular. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Faculdade de Educação e Instituto de Física. Universidade de São Paulo. 216p..
  • Silva, D. (1990). O ensino construtivista da velocidade angular. Textos. Investigações para o ensino de Ciências. Número 4. Coordenadoria de Comunicação Social. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. 59p..
  • Solomon, J. (1983). Learning about energy: how pupils think in two domains., European Journal of Science Education v.5, n.1, p. 49-59.
  • Teodoro, S. R. (2000) A História da Ciência e as concepções alternativas de estudantes como subsídios para o planejamento de um curso sobre atracção gravitacional. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência), Bauru,. Universidade Estadual Paulista, 278p..
  • Toulmin, S. (1972). Human understanding. Princeton: Princeton University Press.
  • Viennot, L. (1979) Spontaneous reasoning in elementary dynamics., European Journal of Science Education v. 1, n. 2, p. 205-222.
  • Watts, D. e Zylbersztajn, A. (1981). A survey of some children's ideas about force. Physics Education, v. 15, p. 360 - 365.
  • Wheatley, G. H. (1991). Consctrutivist perspectives on Science and Mathematics learning. Science Education, v. 75, n. 1, p. 9 - 21.
  • 1
    Ensino Fundamental, no Brasil, corresponde aos primeiros anos de escolarização formal, posteriores à Educação Infantil.O Ensino Médio, corresponde a três anos de escolarização, posterior ao Ensino Fundamental, equivalente à "High School" nos Estados Unidos. Segundo a legislação brasileira, toda a escolarização (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio corresponde à Educação Básica)
  • 2
    Esses estudos foram realizados na década de 80 por componentes do Grupo de Estudos Psicogenéticos de Conceitos Científicos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob coordenação da Profa. Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho.
  • 3
    Segundo Teodoro (2000), os autores utilizam a metáfora da ecologia conceitual de Toulmim (1972) para explicar as concepções, crenças e valores dos estudantes. Nesta perspectiva, os conceitos estão estruturados em uma rede inter-relacionada de tal forma que a mudança em um conceito afeta os demais. Outro aspecto importante é que como os conceitos ocupam "nichos" conceituais distintos, existe a possibilidade de uma competição entre eles.
  • 4
    Nesta perspectiva, as noções alternativas e modelos científicos seriam coexistentes.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2004
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br