Resumos
Atualmente muitos trabalhos têm destacado a importância do desenvolvimento da autonomia do professor para a melhoria da qualida de de ensino. Nosso trabalho buscou estudar as concepções sobre auto nomia apresentadas por professoras que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental recém-ingressas no programa de formação de professores Pedagogia Cidadã, oferecido pela Unesp. Nosso intuito é o de compreender como essas concepões contribuíam ou apre sentavam obstáculos ao desenvolvimento da profissionalidade docente segundo a visão proposta por Contreras (2002). Os resultados mostraram que as concepções, de natureza altamente individualista e solipsista, apre sentadas pelas professoras evidenciam um exercício profissional voltado apenas para questões relativas ao fazer didático-pedagógico de sala de aula.
Autonomia; prática reflexiva; formação de professores
Currently many studies have highlighted the importance of development autonomy of teachers to improve the quality of education. Our study aimed to explore the concepts of autonomy presented that teachers working in kindergarten and first grades of elementary school. Our aim was to understand how these concepoes helped or hindered the development of the action of the teacher second Contreras (2002). The results showed that the conceptions, presented by the teacher, were high ly individualistic, demonstrate a professional focused only on matters relating to the didactic and pedagogic classroom.
Autonomy; reflexive practice; teacher training
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Marco Aurélio Alvarenga Monteiro - Doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências (FC) da Universidade Estadual Paulista (UNESPBauru). Professor Colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos Campos. E-mail: maureliomonteiro@uol.com.br
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Isabel Cristina de Castro Monteiro - Doutora em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências (FC) da Universidade Estadual Paulista (UNESPBauru). Professora do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) E-mail: monteiro@feg.unesp.br
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Tânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo - Doutora em Física pela Universidade de São Paulo (USP).Professora do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Diretora Acadêmica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (UNESP) E-mail: tmacedo@feg.unesp.br
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Dez 2010
Histórico
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Recebido
11 Abr 2009 -
Aceito
13 Fev 2010