Acessibilidade / Reportar erro

BIOLOGIA E CULTURA: SIGNIFICAÇÕES PARTILHADAS NA LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO1 1 Trabalho apresentado na forma de comunicação oral no V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, realizado no período de 28/11/05 a 03/12/05, Bauru/SP.

BIOLOGY AND CULTURE: MEANINGS SHAREDS IN MONTEIRO LOBATO'S LITERATURE

Resumo:

A tessitura deste trabalho abarca a biologia como produção cultural e discute seus significados em passagens pela literatura de Monteiro Lobato, particularmente na obra "A Chave do Tamanho". Traços biológicos (situados segundo Derrida) como tamanho, evolução, mundo biológico se hidridizam e se mesclam a outros significados e apontam relações e significações que se dão entre espaços - diferenças - dos múltiplos conhecimentos. Discutem-se as relações de diferenças que se estabelecem entre a Literatura e Biologia - hibridizando-as - e a intensidade de narrativas que trazem traços de crenças, valores, interesses políticos no discurso científico e que são arrastados para a Literatura.

Palavras-chave:
biologia; produção cultural; literatura e Monteiro Lobato.

Abstract:

The texture of this work accumulates of stocks biology as cultural production and argues its in tickets for the Lobato's literature, particularly in the work "The key of size". Biological traces (situated according Derrida) as size, evolution, and biological world flow and mix with other meanings and relationships and senses that occur among spaces - differences - of the multiple knowledge. One argues the relations of the differentiations that are established between Literature and Biology and the intensity of the narratives that bring traces of beliefs, values and political interests in the scientific speech and that are brought into the literature in hybrid direction.

Keywords:
biology; cultural production; Monteiro Lobato's literature and literature.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. (2000) Os olhares do caminhante nos territórios do ensino de Biologia Campinas (SP): Faculdade de Educação/UNICAMP, 2000. (Tese, Doutorado em Educação).
  • BENNINGTON, Geoffrey e DERRIDA, Jacques. Derrida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.
  • CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
  • CAMENIETZKI, Carlos Ziller. (1998) O saber impotente: estudo da noção de ciência na obra infantil de Monteiro Lobato Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. (Dissertação, Mestrado em Educação)
  • CARVALHO. Fabiana Aparecida de. (2002) Outros... Com textos e passagens - Traços biológicos em obras de Monteiro Lobato Campinas: Unicamp, 2002 (Dissertação, Mestrado em Educação)
  • DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs - capitalismo e esquizofreniaRio de Janeiro: Ed. 34, vol. I, 1995.
  • FREZZATTI JUNIOR, Wilson Antonio. Nietzshe contra Darwin São Paulo: Discurso Editorial / Editora UNIJUÍ, 2001.
  • GOULD, Stephen Jay. Darwin e os grandes enigmas da vida São Paulo: Martins Fontes, 1987.
  • GOULD, Stephen Jay. Os dentes da galinha São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
  • LOBATO, Monteiro. A chave do tamanho São Paulo: Brasiliense, 2a ed., 1964.
  • LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
  • SEMONIN, Paul. Empire and extinction: the dinosaur as metaphor for dominance in prehistoric nature. In: LEONARDO New York: George Gessert (ed.), vol. 30, n°. 03, 1997. pp. 171 - 182.
  • VIERNE, Simone. Ligações tempestuosas: a ciência e a LiteraturaIn: A ciência e o imaginário Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994. pp. 79 - 96.
  • 1
    Trabalho apresentado na forma de comunicação oral no V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, realizado no período de 28/11/05 a 03/12/05, Bauru/SP.
  • 2
    Dissertação produzida na Faculdade de Educação (FE) - UNICAMP / Programa de Pós-Graduação em Educação, sob orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos R. de Amorim.
  • 3
    O termo Produção Cultural, emprestado do campo dos Estudos Culturais, designa qualquer instituição / produto onde se construa e se divulgue, através de mecanismos de relações de poder, verdades e representações culturais que nos trasmitem atitudes, valores, crenças e significados, ou seja, diz-nos uma forma particular de entender e representar o mundo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2007

Histórico

  • Recebido
    07 Maio 2007
  • Aceito
    30 Maio 2007
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br