Acessibilidade / Reportar erro

TEMA SOCIOCIENTÍFICO "CACHAÇA" EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS

SOCIOSCIENTIFIC SUBJECT "CACHAÇA" IN PRACTICAL CHEMISTRY CLASSES: A STS APPROACH

Apresentamos pesquisa qualitativa referente a um estudo de caso, com estudantes da última série do curso técnico de Química integrado do CEFET-MG, adotando temas sociocientíficos (TS) com abordagem CTS nas aulas práticas de Química Orgânica Aplicada. Consideramos os resultados para o TS "cachaça" e obser vamos interações e diálogos entre professor e estudantes e a didática do professor. Registramos percepções e desenvolvimento de atitudes, valores (PIEARCTS) e ha bilidades. Na metodologia utilizamos observações, registros, gravações, filmagens e questionários. Ficou evidente a importância do professor na condução das dis cussões, nas estratégias envolvendo estudantes nas discussões e vivência de situações reais. Ressaltamos a inserção de TS nos currículos de Química como condição funda mental para desenvolver uma educação CTS humanista, e nos cursos de educação profissional, com potencialidades transformadoras.

Educação profissional; temas sociocientíficos; química; CTS; PIEARCTS


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br