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REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE1 1 Trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas "INOVAEDUC - Inovação Educacional, Práti cas Escolares e Formação de Professores", sediado no Centro de Educação da UFSM e coordenado pelo Prof. Dr.Eduardo A. Terrazzan, como parte do projeto de pesquisa "DIPIED - Dilemas e Perspectivas para a Ino vação Educacional na Edu cação Básica e na Formação de Professores" (Reg. GAP/CE/UFSM 019443 - CNPq, Ed. Univ. 02/2006, Proc. 486440/2006-0).

CONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDENTITY FORMATION

Resumos

O projeto de pesquisa DIPIED tem desenvolvido o estudo das reformu lações em cursos de licenciatura (CL), procurando contribuir para compreensão da organização das configurações curriculares desses cursos. Neste trabalho, tomamos por base CL em Química de sete instituições de ensino superior, UEM, UESC, UFAL, UFSCar, UFSM, UFSJ e URI, para analisar possibilidades das suas configu rações curriculares favorecerem a formação identitária do professor. Como fontes de informação, utilizamos projetos político-pedagógicos (PPP) desses cursos. Cons tatamos que há algumas limitações para formação de identidade profissional que diferencie o professor da Educação Básica do bacharel atuante na área correspon dente. De modo geral, os perfis profissionais expressos nesses PPPs contêm elemen tos favoráveis à estruturação de processos formativos que contribuam para formação da identidade profissional do professor.

Formação de professores; cursos de licenciatura; projeto político-pedagógico


DIPIED research project has developed, as one of its activities, the study of recent reformulations carried out in Undergraduate Teacher Education Programs, seeking to contribute for comprehension of their curricular configuration. In this paper, we took as base the Undergraduate Teacher Education Programs in Chemistry from five Institutions of Higher Education, UEM, UESC, UFAL, UFSCar, UFSM, UFSJ and URI, to analyze how curricular configurations affect teacher iden tity formation. As sources of information, we used Political-Pedagogic Project of these programs. We pointed out that, there are still some limitations for the forma tion of a professional identity that differentiates the teacher of basic education of an operating bachelor in the area of the corresponding knowledge. However, on the whole, the express professional profiles in the PPP of these courses contain favora ble elements to the structuring of formative processes that contribute to formation of the professional identity of a teacher.

Teacher education undergraduate programs; curricular configurations; professional identity of the teacher


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  • BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Federal de Educação: (2002b). Resolução CNE/CP 01, de 18 de Fevereiro de 2002 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de li cenciatura, de graduação plena. Brasília:, Diário Oficial da União 09 Abr. 2002, Seção 1, p.31. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em: 22 Fev. 2007.
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  • BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Federal de Educação: (2002c) Resolução CNE/CP 02, de 19 de Fevereiro de 2002 - Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília:, Diário Oficial da União 04 Mar. 2002, Seção 1. p.9. Dis ponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf>. Acesso em: 22 Fev. 2007.
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  • 1
    Trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas "INOVAEDUC - Inovação Educacional, Práti cas Escolares e Formação de Professores", sediado no Centro de Educação da UFSM e coordenado pelo Prof. Dr.Eduardo A. Terrazzan, como parte do projeto de pesquisa "DIPIED - Dilemas e Perspectivas para a Ino vação Educacional na Edu cação Básica e na Formação de Professores" (Reg. GAP/CE/UFSM 019443 - CNPq, Ed. Univ. 02/2006, Proc. 486440/2006-0).
  • 2
    Edna Falcão Dutra - Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universi dade Federal de Santa Maria. Professora de Quími ca do Colégio Franciscano SantAnna de Santa Maria/ RS e da Secretaria de Edu cação do Rio Grande do Sul. e-mail:ednaduttra@yahoo.com.br
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    Eduardo A. Terrazzan - Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo Professor Associado do Cen tro de Educação da Universi dade Federal de Santa Maria e-mail: eduterra@yahoo.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2012

Histórico

  • Recebido
    26 Ago 2009
  • Aceito
    03 Ago 2011
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