Acessibilidade / Reportar erro

(RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS

(RE)PENSANDO LAS PRACTICAS DE ESCRITURA EN LA CLASE DE PASANTIA SUPERVISADA EN LA QUIMICA: CON LA PALABRA, LOS PASANTES

(RE)THINKING WRITING PRACTICES ON SUPERVISED INTERNSHIP IN CHEMISTRY: INTERNS' POINT OF VIEW

RESUMO:

Apresentamos nesta pesquisa uma proposta que foi desenvolvida com os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado em Química da UFJF no ano de 2013, buscando (re)pensar as práticas de escrita para além dos relatórios técnicos que comumente são desenvolvidos neste momento da formação inicial. Nesse sentido, a partir das observações escolares e dos estudos nas dependências da UFJF, os estudantes produziram quatro relatos, que foram elaborados em um processo dialógico de escrita e (re)escrita. Em uma roda de conversas, os estudantes falaram sobre esse movimento na disciplina de estágio. De modo geral, os estagiários apontaram como essencial esse processo de (re)escrever os relatos durante os dois semestres letivos, permitindo uma reflexão sobre a prática e um aprofundamento quanto às questões postas.

Palavras-chave:
Escrita; Estágio Supervisionado; Formação de professores.

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br