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UMA PESQUISA SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA1 1 Apoio: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Resumos

A pesquisa aqui descrita consiste em um estudo envolvendo licenciados do último ano de um curso de Licenciatura em Física, matriculados na disciplina de Prática de Ensino de Física. Observou-se, durante um semestre, o desempenho dos licenciandos durante o transcorrer da disciplina, a qual se norteou na elaboração de uma seqüência de ensino sobre o tema Pressão Atmosférica e sua aplicação em situação de sala de aula. O estudo procurou analisar, por meio da análise das gravações dos episódios vivenciados pelos licenciandos no período, a influência deste processo sobre os conhecimentos específicos do conteúdo trabalhado (pressão atmosférica), assim como pesquisar quais, dentre os elementos trabalhados durante o curso, os licenciandos utilizaram para transformar o conteúdo específico em conteúdo pedagógico.

livros didáticos de ciências; concepções de natureza; séries iniciais do ensino fundamental.


The research here described consists of a study of seven prospective teachers majoring in Physics Teaching who were enrolled in a Physics Teaching Methods course during their last year before graduation. Prospective teachers' performance throughout the course was observed, which was organized around the development of a teaching unit on atmospheric pressure. The study aimed to examine the influence of these experiences on subject matter knowledge addressed in the course (i.e., atmospheric pressure), through the analyses of videotaped episodes. Moreover, it aimed to investigate what aspects addressed during the course were used to transform subject matter knowledge into pedagogical content knowledge.

pre-service teacher education; physics teaching methods courses; teacher knowledge.


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  • 1
    Apoio: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
  • 2
    Mestre em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista /UNESP - Campus de Bauru/SP. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências.
  • 3
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Departamento de Educação - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista/UNESP - Campus de Bauru. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2002
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