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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 5, Número: 2, Publicado: 2003
  • Editorial Editorial

    Nascimento, Silvania Sousa do
  • A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Artigos

    Baptista, Geilsa Costa Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância da reflexão para a formação docente inicial em Ciências Biológicas a partir dos resultados de experiências práticas vivenciadas com alunos pré-formandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia e de investigações teóri cas sobre ensino e formação docente, desenvolvidos junto ao Núcleo de Estudos e Pes quisas sobre Formação de Professores (NUFOP). Conclui-se que ao oferecer aos licenciandos oportunidades para reflexões e discussões permite-se que estes posicionem- se criticamente em relação às suas futuras atividades pedagógicas, desenvolvendo as suas consciências de que ser professor é assumir uma postura pedagógica de investigação e não mais de mero repetidor de conhecimentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The goal of this article is to demonstrate the importance of reflection in the preservice biology teacher education based on results of practical experiences with stu dents of the course of Biological Sciences at the State University of Feira de Santana- Bahia, as well as on theoretical investigations about teaching and teacher' education, developed at the Nucleus of Studies and Research about Teacher Education (NUFOP). We concluded that as we offer to prospective teachers opportunities to reflect and discuss, we make it possible for them to critically adopt a position in relation to pedagogic activities in the future. Thus, they will develop conscience that being a teacher involves adopting a pedagogic posture of inquiry and not anymore to be merely a knowledge reproducer.
  • CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO Artigos

    Rosa, Cleci Werner da

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente texto consiste na reflexão acerca do processo ensino-aprendizagem da Física no âmbito das atividades práticas/experimentais desenvolvidas em laboratório didático nos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo. O objetivo principal consiste em elucidar as concepções teórico-metodológicas dos professores de Física desta instituição que utilizam aulas práticas/experimentais na sua ação docente. Fundamenta-se tal estudo na perspectiva dos processos cognoscitivos de aprendizagem, no processo de transposição didática e na identificação do laboratório em questão frente aos tipos de laboratório e às abordagens dadas no ensino de Física experimental do Brasil. A investigação decorre de entrevistas semi-estruturadas cujos dados coletados apontaram que o grupo de professores investigado atribui significativa importância às aulas práticas/experimentais e que tais atividades têm possibilitado a apropriação dos conceitos e fenômenos físicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present work addresses the theoretical-methodological conceptions from professors who adopt the physics didactic laboratory in their teaching practice in undergraduation courses at Passo Fundo University. It focuses on their theoretical basis and methodol ogy, relating it to the teaching-learning process. We considered the focus adopted by professors, the equipments that were used, and professors' objectives when developing experimental activities in physics teaching. This study was based on the perspective of cognitive processes of learning, the didactic transposition process, the identification of the laboratory adopted within different types of laboratories, and the different ap proaches to experimental physics teaching in Brazil. The data sources were semi-struc tured interviews. The results indicate that the professors who participated in the study consider experimental classes more relevant in their teaching, and that those activities make possible understanding concepts and physical phenomena.
  • AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESQUISTOSSOMOSE DE ESCOLARES DE ÁREA ENDÊMICA DE MINAS GERAIS Artigos

    Diniz, Maria Cecília P.; Braga, Rosalina Batista; Schall, Virgínia Torres

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo investiga as representações sociais sobre a esquistossomose de escolares em área endêmica de Minas Gerais realizando uma reflexão acerca das atitudes e crenças do grupo frente a doença, com a intenção de propor embasamento para a elaboração, produção, contextualização e adequação de abordagens pedagógicas e materiais educativos. O referencial teórico adotado é o da representação social, na sua vertente cognitivista. Os sujeitos da pesquisa foram escolares compreendidos na faixa etária de sete a quatorze anos, de duas escolas da rede estadual, portadores e não portadores da esquistossomose. A coleta dos dados foi efetuada através da realização das técnicas de associações livres, hierarquização de palavras, controle da centralidade e entrevista semi-diretiva. Participaram 128 escolares. Para a análise dos dados utilizou-se o software Excel 2000 e análise de conteúdo, segundo Bardin. Os resultados indicam que a representação social do grupo estudado estrutura-se em torno de idéias ligadas à transmissão, sintomatologia e descrição da doença. Observa-se que as representações estão ancoradas no conhecimento passado por outras pessoas que conheceram a esquistossomose numa época em que era ainda um problema muito mais grave.O perfil caracterizado traz implicações para as práticas pedagógicas e assim as ações educativas para a promoção da saúde, devem estar pautadas, ao mesmo tempo, na heterogeneidade e nas especificidades da representação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The study investigates the social representations of schistosomiasis among school children living in an endemic area in the State of Minas Gerais, focusing on their attitudes and popular beliefs in relation to the disease. The intention of this research is to propose a basis for elaboration, production, adaptation and contextualization of the pedagogical approach and educative materials. The theoretical reference adopted is that of social representation, from a cognitive perspective. The study included 128 schoolchildren, between 7-14 years from two different public schools. They were positive and negative for schistosomiasis. For data collection, the techniques of free-association, word hierarchy, centralism control and semi-directive interviews were applied. The data analysis were conducted according Bardin's content analysis. The results show that social representation of schistosomiasis among the studied group is related to ideas about disease transmission, symptomatology and its description. It was observed that the representations are anchored on past knowledge of older people that knew schistosomiasis as a serious and more severe disease. The profile characterized here has implications for pedagogical practice and, thus, the educative actions for health promotion should be supported by both the heterogeneity and the specificities of representation observed.
  • O MAPA ENQUANTO DISCURSO E O DISCURSO DO MAPA: ALGUMAS QUESTÕES Artigos

    Gaudio, Rogata Soares Del

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo procura analisar o discurso presente em alguns mapas políticos em pequena escala. Os referenciais teóricos para essa análise estão presentes no campo da Análise do Discurso. Se os mapas políticos elaborados em pequena escala exercem uma função "mistificadora", esta se apresenta sob a forma da "neutralidade e cientificidade" aparen temente presentes em sua elaboração, e a partir de nossa familiarização com eles, construída no contato cotidiano nas aulas de geografia da escola básica, e mesmo na grande imprensa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims to analyze the discourse present in political maps in small escala. The theoretical framework for this analyses come from the field of discourse analysis. If the maps play a role of "mystification", this role is presented as "neutral and scientific", characteristics apparently present in the process of elaboration of the maps. Moreover, the "mystification" results from the way they became more familiar to us, in geography classes at school, as well as in the press.
  • UM CURRÍCULO DE CIÊNCIAS VOLTADO PARA A COMPREENSÃO POR TODOS Artigos

    Millar, Robin

    Resumo em Português:

    Resumo: Aborda as razões para ensinar ciências para todos os estudantes da escola e as caracterís ticas do currículo de ciências. Discute três aspectos de uma compreensão da ciência: compreensão do conteúdo de ciências, compreensão dos métodos de investigação utiliza dos na ciência, e compreensão da ciência enquanto atividade social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Explores the reasons why science should be taught to all school students and what the science curriculum should look like. Discusses three aspects of an understanding of science: understanding of science content, understanding of the methods of inquiry used in science, and understanding of science as a social enterprise. (JRH)
  • A AUTO-EXCLUSÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BELO HORIZONTE NO VESTIBULAR DA UFMG Artigos

    Soares, José Francisco; Júdice, Renato

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta nota tem como objetivo mostrar que a auto-exclusão é uma característica marcante para os alunos das escolas públicas estaduais de Belo Horizonte. Para tanto, foram utilizados os dados do Censo Escolar de 2001 e os registros do vestibular da Universida de Federal de Minas Gerais de 2002.

    Resumo em Inglês:

    Abstract : The goal of this work is to show that self-exclusion is a characteristic of students from public schools in Belo Horizonte. We use data from 2001 School Census and 2002 records of the entrance exam from the Federal University of Minas Gerais.
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