Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 7, Número: 3, Publicado: 2005
  • Educação ambiental na escola: a perspectiva estudantil sobre o meio ambiente e a propaganda ambiental na internet Artigos

    Tavares, Fernanda Reis de Pinho

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho visa mostrar as idéias dos estudantes sobre um tema - a propaganda - refletindo como ela se insere na questão ambiental. Também abordamos como os alunos percebem questões como as relações, empresa, meio ambiente e sociedade. Foi realizado em uma oficina de Educação Ambiental, em uma escola particular de Lagoa Santa - MG, durante os meses de junho e julho de 2004. Analisaram-se sites de diversas empresas e ONGs (Organizações Não Governamentais). Em sua maioria os estudantes conseguiram posicionar-se criticamente em relação às entidades investigadas.
  • A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II Artigos

    LEITE, Adriana Cristina Souza; SILVA, Pollyana Alves Borges; VAZ, Ana Cristina Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho analisa a importância das aulas práticas no ensino de Ciências Naturais para os alunos de duas turmas, com perfis diferentes, do Segundo Segmento do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Minas Gerais (PROEF II). O trabalho analisa o conceito de aulas práticas para esses alunos, a aceitação e as impressões pessoais dos mesmos em relação a estas aulas na disciplina de Ciências Naturais. Os resultados demonstram que os alunos jovens e adultos gostam desse tipo de aula e se sentem motivados quando a mesma é proposta, principalmente quando elas ocorrem no laboratório e, desse modo, o desenvolvimento dessas aulas pode ser uma importante ferramenta no ensino de ciências para os alunos jovens e adultos.
  • Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética Artigos

    Paiva, Ana Luiza Bittencourt; Martins, Carmen Maria De Caro

    Resumo em Português:

    Resumo: As investigações em Ensino de Ciências têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as idéias e conceitos prévios de estudantes de ensino médio, sobre alguns temas na área da genética. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano de uma escola técnica federal, através de um questionário respondido pelos alunos. A partir da análise realizada verificou-se que embora muitos alunos já tivessem um bom conhecimento dos temas pesquisados, alguns ainda apresentavam várias concepções errôneas sob o ponto de vista científico. Assim, é importante que o professor desenvolva estratégias de ensino que identifiquem as idéias dos estudantes, para que eles possam reformulá-las, quando necessário.
  • DIALOGANDO SABERES - PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Artigos

    Mendes, Regina; Munford, Danusa
  • A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR E SEU SIGNIFICADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA Artigos

    Teixeira, Lia Cardoso Rocha Saraiva; Oliveira, Ana Mourão

    Resumo em Português:

    Resumo: Observações e experiências em nossa formação docente nos levaram a questionar a eficiência da aprendizagem por abordagens essencialmente práticas. Este estudo analisa como é trabalhada a relação teoria-prática na dinâmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e as conseqüências dessa abordagem na formação e prática pedagógica dos professores nele graduados. As ementas de algumas disciplinas foram cruzadas com os dados obtidos por meio de questionários submetidos a professores, alunos e ex-alunos desse curso. Com auxilio da literatura especializada conseguimos aprofundar a compreensão dos mecanismos de articulação e/ou dissociação entre teoria e prática, o que poderá contribuir para a construção de um currículo mais coerente com a realidade da sala de aula da educação básica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Our teaching observations and experiences have led us to challenge the efficacy of content transmission through essentially practical approaches. This study analyses how the theory-practice relation is dealt with in the dynamics of the UFMG Biological Sciences Teachers Course. The consequences of this approach in the qualification and in the pedagogical practice of the teachers who have graduated from this course are also analyzed. The programs of some subject-matters were crossed with data obtained via questionnaires submitted to professors, students and alumni of this course. Supported by specialized literature, we succeeded in deepening our understanding of the theory-practice integration and dissociation mechanisms which may contribute to the elaboration of a curriculum more coherent with K-12 classroom reality.
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br