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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2010
  • EDITORIAL Editorial

    Nascimento, Silvania Sousa do
  • ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CLUBE DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA QUESTÃO DE INSCRIÇÃO Artigo

    Oliveira, Moisés Alves de

    Resumo em Português:

    Neste trabalho são apresentadas algumas reflexões acerca do processo de alfabetização científica em atividades práticas de um clubinho de ciências. A questão que motivou a pesquisa foi: Quais mediações arti culam a alfabetização científica e a realidade das coisas? A perspectiva teó rico-metodológica valeu-se do conceito latouriano de inscrição e da pers pectiva etnográfica não moderna. A análise foi desenvolvida em duas eta pas: A) uma descrição considerando o efeito da exposição visual como ins crição direta, que mantém dicotomizadas as concepções de natureza e conhecimento; B) levando-se em conta as mediações que se articulam como inscrição para tornar possível um conhecimento científico específi co. Finalizamos propondo que a realidade existe quando a inscrição torna inseparáveis os meios que produzem do que é produzido, segundo um maneirismo particular.

    Resumo em Inglês:

    This article shows some reflections about the scientific litera cy process in practical work at a science club. The question that motivat ed the research was: What kind of intervention articulates the scientific literacy and the reality? The perspective of this work was based in Latour's concept of inscription and a non-modern ethnographic perspective. The analysis happened in two stages: A) a description considering that the effect of a visual exhibition as direct inscription, keeps the nature and knowledge conceptions separate; B) by considering the interventions that are articulated as inscriptions to enable a specific scientific knowledge. We finalize the article proposing that the reality exists when the inscription makes inseparable the means that produce from what is produced, according to a particular way.
  • CONTEXTOS COMUNICACIONAIS ADEQUADOS E INADEQUADOS À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS DE MECÂNICA Artigo

    Camargo, Eder Pires de; Nardi, Roberto

    Resumo em Português:

    O presente artigo encontra-se inserido dentro de um estudo que visa identificar as principais barreiras para a inclusão de alunos com defi ciência visual em aulas de Física. Objetiva compreender os contextos comunicacionais que favorecem e os que dificultam a participação efetiva do aluno cego em atividades de mecânica. Para tal, define, a partir das estruturas empírica e semântico-sensorial, a linguagem utilizada nas ativi dades, bem como o momento e o padrão discursivo em que essas lingua gens foram empregadas. Como resultado, identifica a relação entre o emprego de linguagem de estrutura empírica audiovisual interdependente em episódios não-interativos/de autoridade, o decrescimento da utiliza ção de tal estrutura nos episódios interativos, a criação de ambientes segregativos de ensino no interior da sala de aula, e a frequente utilização de linguagem de estrutura empírica tátil-auditiva interdependente nesses ambientes.

    Resumo em Inglês:

    This article is inserted in a study aimed at the identification of the main barriers for the inclusion of visually-impaired students in Physics classes. It focuses on the understanding of the communication context which facilitates or hardens the effective participation of students with visual impairment in Mechanics activities. To do so, the research defines, from empirical - sensory and semantic structures, the language to be applied in the activities, as well as, the moment and the speech pattern in which the languages have been used. As a result, it identifies the rela tion between the uses of the interdependent audio-visual empirical lan guage structure in the non-interactive episodes of authority; the decrease in the use of this structure in interactive episodes; the creation of educa tional segregation environments within the classroom and the frequent use of the interdependent tactile-hearing empirical language structure in such environments.
  • PRÁTICAS ENUNCIATIVAS EM UM EVENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO Artigo

    Assumpção, Adriana M.; Gouvêa, Guaracira

    Resumo em Português:

    Na perspectiva dos estudos de linguagem, analisamos enuncia ções produzidas em um evento temático de divulgação científica, intitula do "Contadores de Histórias do Museu da Vida". Este evento se insere em meio às ações desenvolvidas pelo Programa Leitura e Ciência, organiza do mensalmente na Fundação Oswaldo Cruz, no espaço em questão. Inclui a apresentação de um grupo de contadores de histórias que utilizam textos de literatura, cenários criados com associações ao tema abordado e um convidado - pesquisador ou profissional da divulgação científica - que apresenta o tema durante quinze ou vinte minutos, ao que se segue o debate com o público. Registros videográficos do evento constituem o material empírico analisado. Tendo como enfoque de pesquisa o cunho qualitativo e interpretativo, apoiamo-nos em estudos de Mikhail Bakhtin, considerando o caráter dialógico da linguagem e enfatizando aspectos como a esfera de comunicação humana, a presença dos "já-ditos", e os sentidos estabelecidos pelos enunciadores na elaboração dos enunciados. Concluímos que, nesta esfera de comunicação, a constituição da enuncia ção é predominantemente do gênero cotidiano, estruturada por meio da linguagem coloquial, com momentos marcados pelo léxico da linguagem científica.

    Resumo em Inglês:

    Enunciations produced in a thematic event aimed to promote science, entitled "Storytellers from the Museum of Life", have been ana lyzed within the perspective of language studies. This event is part of the actions developed by the Reading and Science Program, monthly held at Fundação Oswaldo Cruz. The storytellers performed literary texts in a scenography related to the topic. Moreover, a guest from the institution (a researcher or a science promoter) is invited to talk about the subject in fif teen to twenty minutes, as a debate with the audience follows. Video records from the event have been used for the empirical analysis. Focusing on the qualitative and interpretive approach, we were inspired by studies of Mikhail Bakhtin, considering the dialogical nature of language and emphasizing aspects such as the sphere of human communication, the presence of clichés, and the meanings conveyed by enunciators when pro ducing utterances. We conclude that, in this area of communication, the enunciations are predominantly built up through colloquial language, eventually marked by the lexicon of scientific language.
  • UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Artigo

    Krummenauer, Wilson Leandro; Costa, Sayonara Salvador Cabral da; Silveira, Fernando Lang da

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvi do a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudan tes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maio ria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legisla ção sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das carac terísticas profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de pro dução do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados consti tuíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apre sentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros pro fessores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an example of how we can, meaningfully, teach Physics for high school students of Youth and Adult Learning cours es, on the grounds of the theories of Paulo Freire, David Ausubel and Joseph Novak. The work was developed due to a concern about the results obtained from a private school in a town of Rio Grande do Sul. A prelimi nary survey, carried out with teachers in the region, showed that most of them did not adopt different approaches to students of regular school and those of youth and adult classes. Based on the legislation for youth and adult learning, as well as on the National Curriculum Parameters for high school, we developed our research taking into account professional characteristics common to most students in the region, which resulted in the choice of a theme related to the production process of leather. The development of this project and its results formed the basis for a master's thesis and its results were sufficiently promising to contribute to the activity of other teachers, both regarding youth and adult learning and regular courses.
  • INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL Artigo

    Correia, Maria Emanuella Amâncio; Freitas, Juliano C. Rufino de; Freitas, Jucleiton José R. de; Freitas Filho, João R. de

    Resumo em Português:

    As dificuldades conceituais que alunos apresentam sobre o tema "isomerismo" são atribuídas a problemas básicos, como a compreensão de teorias estruturais, ligações químicas e representações de fórmulas estruturais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a evolução da apren dizagem de estudantes do ensino médio sobre o fenômeno de isomeris mo. A metodologia utilizada se baseou nas concepções prévias dos estu dantes e na utilização do processo de construção do conceito de isome- ria. Os dados foram coletados de um grupo de 25 estudantes da terceira série por meio de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análi se de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução con- ceitual da maioria dos estudantes, objeto do estudo.

    Resumo em Inglês:

    The conceptual difficulties faced by students on the theme "isomerism" are attributed to basic problems, such as the understanding of structural theories, chemical bonds and representations of structural formulas. This study was aimed at the evaluation of the High School stu dents' learning evolution on the isomerism phenomenon. Our strategy was based on the students' previous conceptions and on the use of the construction of concept isomers. The results have been collected from a group of twenty-five students from third grade through pre and post tri als, and were analyzed using contents analysis technique. As conclusions, it was possible to verify a conceptual evolution on the majority of the stu dents, object of this study.
  • CIÊNCIAS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DA DISCIPLINARIDADE À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Artigo

    Milaré, Tathiane; Alves Filho, José de Pinho

    Resumo em Português:

    Este artigo discute as características do Ensino de Ciências desenvolvido na última série do ensino fundamental na disciplina Ciências. Apresenta uma análise do que é oferecido pelos livros didáticos e o que efetivamente os professores abordam quando tratam de Química com seus alunos. Os resultados indicam que a Química é tratada discipli narmente, contrapondo-se à interdisciplinaridade e à contextualização ne cessárias nesta fase do ensino. Como proposta para possível reversão da situação constatada, são apresentados alguns pontos a serem considera dos no programa escolar de Ciências para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica, utilizando como exemplo a abordagem do tema Leite.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses a few characteristics of the Science Education developed in the last series of the elementary school. It also analyzes the adopted Science textbooks and what Chemistry contents are taught for students in the 9th grade. The analysis of these issues shows that in Science, the Chemistry is worked disciplinarily, contrasting to the interdisciplinarity and contextualization needed for the citizenship devel opment during basic school. As proposed, we present a few points to be considered for the school program of science with a view to promote Scientific and Technological Literacy, having the theme Milk as an exam ple.
  • CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Artigo

    Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro; Silva, Penha Souza

    Resumo em Português:

    Nesse artigo relatamos uma pesquisa desenvolvida com profes sores de Química da rede pública estadual de Minas Gerais durante um processo de formação de professores - Imersão - realizado pelo Cecimig, com o objetivo de identificar os principais critérios utilizados pelos pro fessores na escolha do livro didático (LD). Utilizamos os dados obtidos a partir de um questionário respondido por 180 professores de Química. Nossa pesquisa mostrou que 99% dos professores utilizam livro didático e apontaram os seguintes critérios para escolha: abordagem (conteúdo, contextualização, textos); autor; linguagem clara; diagramação (encaderna ção, visual); exercícios (quantidade e qualidade); orientações oficiais (PCN e CBC). A pesquisa apontou também que os professores têm dificuldades na escolha do LD.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we report a research conducted with Chemistry teachers from public schools of the state of Minas Gerais during a teach ing development process (Immersion) carried out by Cecimig, aimed at the identification of the main criteria used by such teachers for the selec tion of textbooks. We used data obtained from a questionnaire answered by 180 teachers. Our research pointed out that 99% of the teachers make use of textbooks and are abided by the following criteria for their choice (content, contextualization, texts); author; clear language; layout (biding and visual); exercises (quantity and quality); official guidelines (PCN and CBC). The research also pointed out some of the difficulties for the choice of the textbooks.
  • RESTRIÇÕES COGNITIVAS NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: UM ESTUDO A PARTIR DO TEMA "CICLO DO NITROGÊNIO" Artigo

    Coutinho, Francisco Ângelo; Soares, Adriana Gonçalves

    Resumo em Português:

    Fundamentando-se em um modelo de aprendizagem a partir de recursos que fazem uso de texto verbal e imagem, e na teoria da carga cognitiva, o artigo analisa quatro coleções de livros didáticos de Biologia. Para nossa análise, elegemos como tema o "Ciclo do Nitrogênio". A aná lise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecar rega os recursos cognitivos do aluno. Assim, o estudo das quatro coleções indica a necessidade de que o planejamento e a construção de imagens para o livro didático de Biologia sejam orientados por preceitos e critérios que visem tornar o uso dos recursos pictóricos mais eficientes. Ao final, propomos algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia.

    Resumo em Inglês:

    Based on a learning study on resources that use verbal text and image and the theory of cognitive load, the article analyzes four collec tions of Biology textbooks. For our analysis, we chose the theme "The Nitrogen Cycle", which showed inadequate instructional planning, over loading the cognitive resources of the student. Thus, the study of the four collections indicates the need for a better planning of images in the Biology textbook guided by criteria aiming to make the use of pictorial resources more effective. At the end we propose a few indications for the area of research and the teaching of Science and Biology.
  • PARA ROMPER CON LA ASIMETRÍA EN LA COMUNICACIÓN DE LA CIENCIA Artigo

    Trueba, César Carrillo

    Resumo em Espanhol:

    "Toda noticia científica es una buena noticia", tal pareciera ser la consigna de gran parte de quienes se dedican a la comunicación de la cien- cia. Esto se debe a que el marco conceptual de esta actividad sigue siendo la amalgama decimonónica entre desarrollo científico y progreso de la humanidad, por lo que cualquier nuevo "descubrimiento", innovación tecnológi ca o teoría son vistos como un progreso, por lo tanto intrínsecamente positivos. Es por ello también que cuando hay una noticia que no corresponde a este ideal, se le toma como una anomalía, una desviación de lo que debe ser la actividad científica que es atribuida a causas externas a ella. ¿Cómo rom per con esta asimetría?, ¿Cómo dar cuenta de ambos acontecimientos con base en causas similares?, ¿Cómo abordarlos de manera simétrica? En este artículo se analiza la manera como se construyó la relación entre desarrollo científico y tecnológico y progreso social y el papel de la difusión de la ciencia en dicha conjunción. En seguida se esbozan los elementos que pueden intervenir en la construcción de un enfoque simétrico en la comunicación de la ciencia, en concreto por medio de un caso que recientemente levanto revuelo en los medios. La conclusión es que quizá la figura del comunicador de la ciencia resulte un poco limitada para llevar a cabo esta labor de manea simétrica por lo que se propone la creación del oficio de crítico de ciencia.

    Resumo em Inglês:

    "All scientific news is good news," would appear to be the motto of many people devoted to science communication. The reason for this is that the conceptual framework for such activity remains a 19th Century amal gam of scientific and human progress, and therefore any new "discovery," technological innovation, or theory is seen as progress, and therefore intrin sically positive. It is also why, when there is a new item that fails to reflect this ideal, it is taken as an anomaly, a deviation from what scientific endeavor ought to be, which his attributed to external causes. How can we break with this asymmetry? How are we to account for both events based on similar causes? How do we take a symmetrical approach to them? This article ana lyzes how the relationship between scientific and technological development and social progress and the role of science communication in their conver gence was constructed. We then outline the elements that may intervene in the construction of a symmetrical approach to science communication, specifically with reference to a case that recently arouse heated controversy in the media. The conclusion is that the figure of the science communicator may be somewhat constrained in carrying out this task symmetrically, which in turn leads us to propose the creation of the profession of critic of science.
  • A OBSERVAÇÃO DO CÉU COMO PONTO DE PARTIDA E EIXO CENTRAL EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Dossiê

    Bretones, Paulo Sergio; Compiani, Maurício

    Resumo em Português:

    Este trabalho é parte da análise, sob o prisma da racionalidade prática, de um curso de Astronomia para formação continuada de profes sores. Verificou-se que, no tema da Observação do Céu, o desenvolvi mento das atividades de ensino-aprendizagem foi norteado por dois aspectos da racionalidade prática. Como "ponto de partida", foram evi denciados o interesse inicial dos participantes, as perguntas iniciais, uma primeira aula prática de observação do céu e relatos de observações reali zadas antes das aulas. Como "eixo central", ocorreram movimentos que começaram com práticas de aula do curso e seguiram para práticas pes soais; após relatos e desenvolvimento do assunto em aula, os participan tes retornaram à prática com seus alunos, posteriormente relatadas, o que mostra que o currículo girou em torno da prática.

    Resumo em Inglês:

    This work is part of the analysis that used the model of prac tical rationality in an Astronomy course offered to teachers. There are two aspects of practical rationality for the sky observation. The first aspect is a "starting point" consisting of the initial interest of the participants, ini tial questions, a first class on sky observation and reports of observations made beforehand. The second aspect is a "central axis" that consisted of actions that began with practices in the classes and were followed by per sonal practices. Based on these teachers' reports of their practices, the contents of the course were further developed. The participants returned to their students and then reported again, demonstrating that curriculum revolved around practice.
  • ENSINO DE ASTRONOMIA NO BRASIL - 1850 A 1951 - UM OLHAR PELO COLÉGIO PEDRO II1 Dossiê

    Hosoume, Yassuko; Leite, Cristina; Carlo, Sandra Del

    Resumo em Português:

    Tendo como referência o entendimento de que o currículo é resultado de um processo constituído de conflitos e disputas entre dife rentes tradições e concepções sociais, é analisado o ensino de astronomia no Brasil, a partir dos 18 programas do Colégio Pedro II, relativos às reformas de 1841 a 1951. Inicialmente identificada na disciplina Cosmographia, a astronomia está ausente dos currículos em alguns perío dos (1856/58 e 1951) e retorna, outras vezes, incorporada em disciplinas como Geografia e/ou Física (por ex.1858 e 1931). Essa não linearidade na evolução temporal do currículo também é observada na permanência de temas como estações do ano ou eclipses, em todas as reformas e na ausên cia descontínua de conteúdos como métodos de observação dos astros ou caracterização do Sol em algumas delas.

    Resumo em Inglês:

    The teaching of Astronomy in Brazil is analyzed in the 18 pro grams of the Pedro II School, relative to the 1841 to 1951 reforms, based on the understanding that the curriculum is the result of a process made up of conflicts and disputes between different traditions and social con ceptions. The Astronomy was first identified in the Cosmography subject, although it is absent from the curricula in some periods (1856/58 and 1951) and returns, at other times, included in subjects like Geography and/or Physics (e.g. 1858 and 1931). The non-linearity of the temporal evolution in the curriculum is also observed in the maintenance of sub jects such as seasons or eclipses in all the reforms and in the disconnect ed absence of subject matter like the methods for the star observation or the characterization of the Sun in some of them.
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dossiê

    Langhi, Rodolfo; Nardi, Roberto

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.
  • ALGUMAS TENDÊNCIAS DAS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À ASTRONOMIA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DE ENSINO DE FÍSICA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS Dossiê

    Iachel, Gustavo; Nardi, Roberto

    Resumo em Português:

    Apresentamos neste artigo uma análise sobre as publicações relacionadas à Astronomia nas últimas décadas, presentes em dois perió dicos de ensino de Física no país: o Caderno Brasileiro de Ensino de Física e a Revista Brasileira de Ensino de Física. Pelos conteúdos dessas publicações foi possível inferir algumas tendências da área de ensino de Astronomia, tais como: a frequência de publicações de artigos dessa natureza nesses perió dicos no período analisado, a formação acadêmica dos autores que os publicaram, as temáticas relacionadas à Astronomia que aparecem nos artigos e as respectivas abordagens. Relacionamos alguns fatos ao cresci mento da pesquisa no ensino da Astronomia no país.

    Resumo em Inglês:

    This paper was aimed at the analysis of the publications relat ed to Astronomy in the last decades, present in two Physics Education journals in Brazil: Caderno Brasileiro de Ensino de Física and Revista Brasileira de Ensino de Física. Through the analysis of their contents it was possible to realize some trends in the Astronomy Education, such as: the frequen cy of papers of this area in these journals; the academic background of their authors, the subjects related to Astronomy and the approaches which appear in the papers analyzed. We connected some of these facts to the growth of the Astronomy Education research in the country.
  • EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA Dossiê

    Vertchenko, Lev; Silveira, Tomás de Aquino

    Resumo em Português:

    Neste trabalho são apresentados alguns exercícios e atividades, elaborados para disciplinas de Astronomia Básica e inspirados na propos ta de exploração multicontextual de Ausubel, relacionando o conceito de magnitude limite ao poder de captação de luz de um instrumento ótico. Os resultados desses exercícios são comparados a contagens de estrelas, obtidas seja pela observação, a olho nu ou com instrumentos óticos, seja pelo uso de software do tipo carta celeste. O processo inclui a familiariza ção do estudante com o céu, com binóculos e telescópios e com vários softwares. São discutidas a relação dessas contagens com a distribuição espa cial das estrelas, e sua aplicabilidade a situações de ensino/aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    We present a set of exercises and activities, designed for Basic Astronomy disciplines and inspired by Ausubel's multi-contextual approach, relating the limit magnitude concept to the light catching power of an optical instrument. These exercises are compared with stars count , through naked-eye observations, or those made with the aid of optical instruments, and through the use of star charts software. Meanwhile, the student has the opportunity to become familiarized with the sky, binocu lars and telescopes, as well as with several types of software. It is also dis cussed the relation of the stars count with the spatial distribution of these objects and their application in teaching/learning circumstances.
  • NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS Dossiê

    Compiani, Maurício

    Resumo em Português:

    A partir das Geociências, o artigo problematiza para o ensino de Astronomia, se a complexidade do objeto e dos fenômenos em Astronomia necessita do uso da linguagem visual em compartilhamento com a linguagem verbal, ou seja, se necessita da integração do verbal (nar rativo) e do não-verbal (expressões gráficas - desenho). Retiro de um estudo de caso para as discussões duas estórias com dois desenhos sobre a formação do Universo. Mostro que os alunos desenvolveram "concei tos visuais", para singularizarem fenômenos do tema, e a lógica narrativa em que as partes foram conformadas, tendo em vista uma noção da estó ria final. Essas discussões estão apoiadas na semiótica pierciana para as narrativas e nos estudos de percepção visual (Gestalt).

    Resumo em Inglês:

    For the teaching of Astronomy, the article disputes if the complexity of the object and the phenomena in Astronomy require the use of visual language together with the verbal language, that is: if it requires verbal integration (narration) and the non-verbal one (graphic- design expressions). For the discussion, I extract two stories with two drawings from a case study on the Formation of the Universe. I show the students that they have developed "visual concepts", to single out phe nomena on the theme and the narrating logic, in which the parts were conformed having in view a notion of the final story. These discussions are supported by the Piercian semiotic for the narrations; and by the stud ies of visual perception (Gestalt).
  • Estudo de caso no ensino de química Resenha

    Oliveira, Jane Raquel Silva de
  • OS VÁRIOS CÉUS DE CAMÕES Resenha

    Ribeiro, Juliana
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