Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 15, Número: 2, Publicado: 2013
  • EDITORIAL Editorial

    Aguiar Jr, Orlando de
  • PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇAG DE TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA Artigos

    Matoso, Carla Maria; Freire, Ana Maria Martins da Silva

    Resumo em Português:

    Neste estudo se pretende descrever as mudanças ocorridas nas percepções dos alunos quando utilizam tarefas de investigação no ensino das Reações Químicas. Participam alunos de quatro turmas do 8° ano de escolaridade. A recolha de dados se processa por aplicação de questionários, entrevistas em grupo focado e documentos escritos. Recorre-se à análise de conteúdo das transcrições das entrevistas e dos documentos escritos e ao tratamento estatístico dos dados obtidos por meio dos questionários. Os resultados obtidos evidenciam mudanças no que diz respeito ao papel do aluno, nomeadamente na troca de ideias, na participação nas tarefas e no trabalho de grupo. Essas alterações estão também relacionadas com o modo de aprender, designadamente na pesquisa de informação, planificação e realização de experiências.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at describing changes occurring in the pupils' perceptions when scientific inquiry is used on the subject Chemical Reactions. Four classes of 8th grade students participate in this study. Several instruments to collect data are used: questionnaires about the pupils' perceptions, focus group interviews and written documents. A content analysis of interview transcriptions and written documents was carried out, as well as a statistical analysis of the data obtained from the questionnaires. The results show changes in perceptions regarding the role of the pupils, particularly in the exchange of ideas, participation in the tasks and the work of the group. These changes are also related to the way the pupils learn, in particular in the search for information, planning and conducting experiments.
  • MODELIZAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA Artigos

    Duso, Leandro; Clement, Luiz; Pereira, Patricia Barbosa; Alves Filho, José de Pinho

    Resumo em Português:

    A modelização possui um papel significativo para o ensino de ciências em geral. Porém, na Biologia, ainda é um tema pouco estudado. Neste artigo, identificamos o papel atribuído à modelização no ensino de ciências, particularmente no ensino de Biologia. Para tal, apresentamos a análise de uma atividade, desenvolvida em uma turma de segunda série do Ensino Médio, com o propósito de trabalhar a temática corpo humano, mediante a construção de modelos representacionais. Com essa atividade, superamos a forma tradicional de apresentação do corpo humano nos livros didáticos, proporcionando aos estudantes uma compreensão abrangente sobre o que é e como ele está estruturado. Por fim, julgamos que a modelização é uma possibilidade efetiva para o processo de ensino- apredizagem na disciplina de Biologia.

    Resumo em Inglês:

    Modelization has a significant role in the teaching of science in general. However, there are few studies related to this topic. In this paper we will identify the role given to modelization in science teaching, particularly in biology teaching. To that end, we present an analysis of one activity, developed in a second grade class of high school, with the purpose to work the human body theme through the construction of representational models. With such activity we wish to overcome the traditional presentation of the human body in textbooks, providing students with a comprehensive understanding about what it is and how it is structured. Finally, we believe that modelization is an effective possibility for the teaching-learning process in biology.
  • O PAPEL DO PROBLEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE PESQUISADORES QUE SE REFERENCIAM EM VYGOTSKY Artigos

    Gehlen, Simoni Tormohlen; Delizoicov, Demétrio

    Resumo em Português:

    Investigamos como pesquisadores brasileiros do ensino de ciências, referenciados na perspectiva vygotskyana, concebem e caracterizam a noção de problema e seu critério de seleção em atividades didático-pedagógicas. Foram realizadas entrevistas, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, com cinco pesquisadores da área de ensino de Ciências que utilizam como referência pressupostos de Vygotsky. Os resultados indicam que os critérios utilizados pelos pesquisadores para a escolha de problemas que orientam atividades didático-pedagógicas estão calcados, em sua maioria, na conceituação científica. No entanto, constatou-se um movimento de transição, por parte de pesquisadores, de que o problema passa a ter um papel na seleção e estruturação de conceitos científicos, o que se aproxima da noção de problema presente na obra de Vygotsky.

    Resumo em Inglês:

    In this article, it is investigated how Brazilian science education researchers, referenced in the Vygotskian perspective, conceive and characterize the notion of problem and its selection criteria in didactic and pedagogical activities. Interviews were conducted with five researchers in science education who use as reference Vygotsky's assumptions, which were analyzed by Discursive Textual Analysis. The results indicate that the criteria used by researchers to choose problems that guide the didactic and pedagogical activities are mostly attached to scientific concepts. However, it was found that some researchers have come to perceive that the problem has a role in the selection and organization of scientific concepts. Such perspective is closer to the notion of problem presented in the work of Vygotsky.
  • INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM PEQUENO GRUPO DURANTE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE Artigos

    Pereira, Marta Maximo

    Resumo em Português:

    A pesquisa em ensino de ciências tem mostrado a importância de estudos sobre os discursos presentes na sala de aula para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem. O propósito deste trabalho é analisar as interações discursivas que surgiram em um pequeno grupo de alunos de Ensino Médio durante a realização de uma atividade investigativa sobre determinação da aceleração da gravidade. Apresentamos os aportes teóricos em que nos baseamos e a técnica experimental utilizada, pelos alunos para realizar a experiência e descrevemos a atividade investigativa aplicada em sala de aula. A análise das falas de um dos grupos de alunos evidenciou a presença tanto de conversação acumulativa como de conversação exploratória entre eles. Além disso, identificamos, no discurso dos estudantes, questões de informação básica e também de alto nível cognitivo. Essas últimas contribuíram fortemente para a solução ao problema e foram formuladas por alunos que participaram pouco da discussão, o que nos levou a chamar a atenção para o papel que os estudantes que menos falam na interação em pequeno grupo podem ter para a resolução de problemas de caráter investigativo.

    Resumo em Inglês:

    Research in science education showed the importance of studies about discourse in the classroom to understand the processes of teaching and learning. The aim of this study is to analyze the discursive interactions that have arisen in a small group of high school students during an inquiry-based activity on determining the acceleration of gravity. We present the theoretical framework used in the research, the inquiry- based activity proposed to the class and the experimental technique used by students to carry out the experiment. The analysis of the speeches of one students' group revealed the presence of both cumulative and exploratory conversation among them. Besides, basic information questions and wonderment questions were identified in the students' discourse. These wonderment questions had an important contribution to the solution of the problem and they were made by the students who had little participation in the discussion, which indicates the role these students may have to solve inquiry-based problems with their peers.
  • O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS Artigos

    Schäfer, Eliane Dias Alvarez; Ostermann, Fernanda

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto de um mestrado profissional em ensino de Física na vida profissional de seus alunos, a partir dos conceitos de saberes e de conhecimentos profissionais cunhados, respectivamente, por Tardif (2007) e Porlán; Rivero (1998). A pesquisa foi realizada de acordo com uma análise qualitativa e a discussão dos dados foi feita com base no pensamento sobre análise do discurso do filósofo russo Mikhail Bakhtin (2003). Uma das etapas da investigação foi a entrevista semiestruturada, realizada com vinte alunos em diferentes situações em relação ao curso. Os resultados sugerem que as ações envolvidas na prática pedagógica dos alunos desde a questão curricular, passando pelo planejamento, crenças e concepções, estão impregnadas de elementos do racionalismo técnico, os quais o curso de mestrado profissional não parece abalar.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to analyze the impact of a Professional Master's in Physics Teaching in the professional life of their students throughout the concepts of knowledge and professional knowledge coined respectively by Tardif (2007) and Porlan and Rivero (1998). The investigation is qualitative, based on discourse analysis of Bakhtin (2003). One of the stages of the research presented here is based on semi-structured interviews conducted with twenty students in different situations in relation to the course. The findings suggest that the actions involved in the teaching practice of students concerning curriculum, planning, concepts and beliefs, are steeped in elements of the so called technical rationalism, which the Professional Master's degree does not seem to shatter.
  • A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA Artigos

    Oliveira, Carmen Irene Correia de

    Resumo em Português:

    O artigo discute a produção discursiva sobre educação científica, considerando a rede de sentidos formada pelas noções de cultura científica, divulgação, popularização e alfabetização científica. Foi realizada uma análise do documento Cultura Científica: um direito de todos. Adotou-se o referencial teórico-metodológico da análise de discurso francesa e foi efetuada uma revisão de literatura sobre tais noções. A partir do levantamento dos termos-chave cultura científica, alfabetização científica, educação científica e divulgação científica, em todo documento, focalizou-se a apresentação da obra e os artigos nos quais esses termos estão presentes. Uma leitura dos artigos vai indicar que a questão da cultura científica está fortemente atrelada à educação, fazendo com que os argumentos se construam no contexto de formações discursivas engendradas na articulação ensino-tecnologia-ciência.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the discursive production of science education considering the network of meanings formed by notions of scientific culture, dissemination, popularization and scientific literacy. An analysis was carried out on the document Cultura Científica: um direito de todos (Scientific Culture: a right of all). We adopt the French theoretical and methodological framework of discourse analysis, and a literature review of such notions was conducted. In the survey of the keywords scientific culture, scientific literacy, science education and popularization of science, we focused on the Presentation of the document and on the articles in which these terms are present. A reading of the articles will indicate that the issue of scientific culture is strongly linked to education, causing the arguments to be constructed in the context of discursive formations engendered in the teaching-science- technology.
  • A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA" Artigos

    Ramos, Luan da Costa; Sá, Luciana Passos

    Resumo em Português:

    No presente trabalho tivemos o objetivo de promover a alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos por meio de atividades investigativas pautadas nos princípios do projeto "Mão na Massa". Foram realizadas atividades relacionadas à flutuabilidade dos objetos, envolvendo conceitos como densidade, empuxo, pressão, superfície de contato, dentre outros. Na análise dos dados utilizamos como referencial teórico os Indicadores de Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho. Buscamos identificar, em falas e desenhos dos alunos, indícios do emprego desses indicadores para, com isso, verificar se a alfabetização científica foi favorecida com a proposta. As atividades tiveram boa receptividade dos alunos e os resultados apontam para a necessidade de melhorias na qualidade do ensino de ciências praticado nessa modalidade de ensino.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is to promote scientific literacy in Adult and Youth Education through activities guided by the investigative methodology of the "Mão na Massa" ["Hands-On"] project. For this purpose, the activities were related to the buoyancy of objects, which involves concepts such as density, pressure, contact surface, among others. For data analysis, the Scientific Literacy indicators, proposed by Sasseron and Carvalho, were used as theoretical reference. We aim to identify in the students' speech and drawings evidence of the use of such indicators, and then to verify whether the scientific literacy was favored by the proposition. The activities were well received by students and the results pointed to the need of improvement in the quality of the Science Education practiced in this teaching modality.
  • DISCURSOS DA CIDADANIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS Artigos

    Vilanova, Rita

    Resumo em Português:

    Neste trabalho são apresentados os resultados de uma investigação que buscou identificar os sentidos da cidadania em livros didáticos de Ciências destinados às séries finais do Ensino Fundamental. Para isso, inicialmente apresentamos alguns modelos que articulam ciência e cidadania em diálogo com algumas noções da filosofia política contemporânea e que tomamos como base para as análises que realizamos. Nas análises dos livros selecionados, operamos com a categoria representação discursiva, utilizada nos referenciais da análise crítica do discurso. Nossos resultados apontam para a coexistência de diferentes discursos sobre cidadania nos textos, o que reflete o caráter de tensão permanente entre os recursos ideológicos e materiais mais estáveis e as propostas de mudança na educação em ciências.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of an investigation that aimed to identify the meanings of citizenship in school science textbooks. For that, some models that articulate science and citizenship in dialogue with notions from contemporary political philosophy were employed as a reference to our analysis. Our results point to a coexistence of different citizenship discourses in the texts, reflecting the tensions between established ideological and material resources and the transformation proposals in science education.
  • O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? Artigos

    Güllich, Roque Ismael da Costa; Silva, Lenice Heloísa de Arruda

    Resumo em Português:

    Este trabalho buscou avançar na discussão das interfaces que o livro didático exerce na produção conceituai de práticas pedagógicas, de ideologias e na produção de sentido nas ciências e em seu ensino. Para tal, utilizou-se a pesquisa qualitativa com análise documental, a fim de analisar conteúdos organizados por meio de uma categorização temática. Foram analisados dez livros didáticos de Ciências de diferentes séries, autores e coleções, em uso e catalogados no Banco do Livro de escolas públicas de Dourados , Mato Grosso do Sul. Na maior parte dos livros analisados ficou clara a presença de uma visão de ciência reproducionista, o que pode ser expresso pela frequência de 9:10. Tal fato permite uma compreensão de que os livros têm propiciado a reprodução de verdades científicas, e com isso acabam comprometendo a construção do conhecimento científico na escola. Evidenciou-se, também, que o discurso que o conteúdo apresenta é modo autoritário, fortalece a visão simplista de docência e o positivismo lógico como concepção de ciência. A conclusão remete à necessidade de repensar os modos de produção de ensino em Ciências, além de um exame das políticas públicas e a reflexão- na-ação docente por meio da discussão efetiva acerca do livro didático nos programas de formação inicial e continuada.

    Resumo em Inglês:

    The problem that involves research on textbooks is recurrent, but lacks new meanings through research. This work sought to advance the discussion of interfaces that the textbook plays in conceptual production in science, pedagogical practices proposition, ideologies and production of conceptions about science and science education. To this end, we used qualitative research with documentary analysis to examine content through thematic categorization. We analyzed ten Science textbooks from different series, authors and collections, cataloged and in use at the Book Bank at public schools in Dourados-MS. The majority of the analysis revealed the presence of the category that expresses a reproductionist science vision in most of the textbooks frequency of 9:10. From the main issue binds the understanding that the books have taken the reproduction of scientific truths and generally compromising the construction of scientific knowledge in school. We found that the speech of the books's plot is authoritarian, and it strengthens the simplistic view of teaching and as logical positivism as conception of science. The conclusion points to the need to rethink the production modes of teaching in Sciences, a public policies review and reflection-in-action teaching staff through effective discussion about the textbook in programs of initial and ongoing training.
  • AÇÕES E INDICADORES DA CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO EM AULA DE CIÊNCIAS Artigos

    Sasseron, Lúcia Helena; Carvalho, Anna Maria Pessoa de

    Resumo em Português:

    Neste trabalho apresentamos algumas ideias relacionadas ao uso do padrão de argumento de Toulmin (TAP) em pesquisas sobre ensino de ciências. Apoiamo-nos em trabalhos da área que mencionam a possível inadequação desse referencial quando utilizado para analisar as interações ocorridas em sala de aula. Entendemos que a sua utilização em nossas pesquisas pode ser mais bem aproveitada quando inserimos elementos diretamente associados ao ensino de ciências. Neste artigo, propomos uma análise com foco tanto nas respostas dos alunos quanto nas ações do professor para fomentar as discussões ocorridas em sala de aula. Além do TAP, em nossa pesquisa usamos categorias propostas para estudo das interações discursivas ocorridas em aulas de ciências: para a análise das falas dos alunos, utilizamos os indicadores de alfabetização científica, e para o exame das ações do professor, propomos novas categorias que se relacionam diretamente com a promoção da investigação e da argumentação em sala de aula. Com base nos resultados obtidos, concluímos que o estabelecimento de correlação entre fatos e ideias (não considerado pelo TAP) é uma etapa essencial para a construção do argumento em aulas de ciências.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we present some ideas concerning the use of Toulmin's Argument Pattern (TAP) in research on science teaching. We support studies in the area that mention the possible inadequacy of this standard when used to analyze the interactions occurring in the classroom. We believe that its use in our research can be better used when we insert elements directly related to science education. In this paper, we propose an analysis focused both on the responses of the students and the teacher's actions to foster discussions that occurred in the classroom. In addition to TAP, in our analysis, we use categories proposed for the study of discursive interactions occurring in science classrooms: to analyze the speech of students, we use indicators of Scientific Literacy, and to analyze the actions of the teacher, we propose new categories that directly relate to the promotion of research and argumentation in the classroom. Based on these results, we conclude that the establishment of correlation between facts and ideas (not regarded by TAP) is an essential step for the construction of argument in science classes.
  • RESENHA DO LIVRO: A ESFERA SEMÂNTICA: COMPUTAÇÃO, COGNIÇÃO E ECONOMIA DA INFORMAÇÃO. (VOLUME 1) Resenha

    Luciana, ZENHA
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br