Acessibilidade / Reportar erro

A psicologia do mercado acionário: representações sociais de investidores da BOVESPA sobre as oscilações dos preços

The stock market psychology: social representations of BOVESPA investors about oscillation of prices

Diferentes formas de entender o ser humano levam a psicologia e a economia a diferentes concepções do mercado acionário. Este artigo utiliza-se da teoria das representações sociais para entender esta prática social a partir dos próprios investidores. Partindo da teoria das representações sociais e contribuições de alguns estudos cognitivos aplicados ao campo da tomada de decisão, pudemos compreender a visão do grupo estudado. Foram analisados 94 fóruns de discussão, onde foram identificados 317 investidores. Nossas conclusões mostram que para o grupo investigado o mercado é formado por pessoas em relação, e a oscilação dos preços é atribuída à disputa entre grandes e pequenos investidores.

representações sociais; mercado acionário; tomada de decisão; práticas sociais


Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br