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Coping e saúde mental de adolescentes vestibulandos

Coping and mental health in adolescents preparing for the Brazilian university entrance examination

Este estudo teve como objetivo investigar o uso de estratégias de enfrentamento de problemas (coping) por adolescentes vestibulandos e sua possível repercussão na saúde mental desses indivíduos. Participaram deste estudo 292 estudantes, sendo 59,6% mulheres e 38,0% homens com idades entre 16 e 19 anos (M = 17,09; DP = 0,71), contatados em escolas públicas, particulares e conveniadas, que declararam intenção de realizar o processo seletivo vestibular. Foram utilizados o Coping Response Inventory Youth Form (CRI-Y) para avaliar as estratégias de coping e o Youth Self Report (YSR) para avaliar as psicopatologias. O estudo demonstrou que os adolescentes avaliaram o vestibular como evento estressante, e aqueles que utilizaram mais estratégias de coping de aproximação para enfrentá-lo relataram menos psicopatologias. Os resultados deste estudo põem em evidência a relação entre vestibular como evento estressante e saúde mental dos adolescentes.

coping; psicopatologia; vestibulandos


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