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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 6, Número: 1, Publicado: 2001
  • Periódicos impressos ou eletrônicos? Editorial

    Yamamoto, Oswaldo H.
  • Discriminações condicionais sem conseqüências diferenciais em crianças: efeitos da história de treino precoce de simetria Artigos

    Álvares, Sandra Maria Miranda; Assis, Grauben José Alves de; Esteves, Isabel Paulino; Sampaio, Maria Elizângela Carvalho

    Resumo em Português:

    O presente estudo avaliou a formação de classes de estímulos através de um treino de duas discriminações condicionais (AB e AC) com pareamento consistente modelo-comparação correta, sem conseqüências diferenciais imediatas e fading, aplicando-se testes de simetria e de equivalência após cada bloco de treino. Participaram quatro crianças do pré-escolar que foram expostas ao procedimento de ensino, em duas etapas: na Etapa 1, com estímulos usuais e na Etapa 2 com estímulos não usuais Para cada modelo, três estímulos de comparação foram apresentados simultaneamente. Cada modelo foi emparelhado consistentemente, com os estímulos de comparação, sendo que o estímulo de comparação correto e o modelo apareceram em fading ao longo do treino. Relações simétricas foram demonstradas com dois participantes na Etapa 1, mas não ocorreram relações emergentes na Etapa 2. Dois participantes transferiram o desempenho obtido de uma etapa para outra com o treino discriminativo, como uma espécie de learning set arbitrário. Os resultados indicam que a seqüência de treino com estímulos usuais e não usuais e a natureza dos estímulos na Etapa 1 foram variáveis relevantes.

    Resumo em Inglês:

    This study evaluated the formation of stimuli classes through two different conditional relations (AB and AC). It used the consistency matching procedure, without immediate differential reinforcement and fading. After each training block, a symmetry or equivalence test was applied. The participants were four pre-school children and were exposed to a teaching procedure divided in two separated steps. At Step 1, usual stimuli were used. And at Step 2, non-usual stimuli were presented. For each sample, three comparison stimuli were appeared at the same time, one of those was consistently matched with a established sample. Both stimuli (correct comparison and sample) were faded during the training. Symmetry was observed in the performances of two participants on Step 1, but there were not emergent relations obtained in Step 2. Two participants transferred the obtained acting in a step to the other, as a type of arbitrary learning set. The results indicate that the sequence of training and tests and the nature of the stimuli at the first step were important variable for successful performance.
  • Os limites do funcionamento interpretante do aparato psíquico Artigos

    Lo Bianco, Anna Carolina; Martinelli, Verônica

    Resumo em Português:

    De início, o artigo identifica uma função interpretante na conceituação do aparato psíquico realizada por Freud. Esta função encontra-se melhor explicada no desenvolvimento da "Interpretação dos Sonhos", os quais operam, por sua vez, a mesma função interpretante. Em seguida, argumenta que, desde 1900, Freud conceitua um limite e uma exceção no funcionamento da interpretação nos sonhos, localizando-os, no entanto, em duas tópicas diferentes. A visão de Lacan vem introduzir uma nova inteligibilidade à interpretação ao ressituar os seus limites no lugar mesmo do funcionamento do aparato. Esse instante de impossibilidade, presente em toda interpretação, é examinado tendo em vista a sua conseqüência clínica de apontar para a necessidade do ato analítico, como a intervenção que faz advir o sujeito da análise.

    Resumo em Inglês:

    Firstly the article identifies an interpretative function in the conceptualization of the psychic apparatus, by Freud. This function is best explained in "The Interpretation of Dreams". These are understood to operate in their turn the same interpretative function as the apparatus. Secondly it is argued that since 1900 Freud conceptualizes a limit and an exception in the function of dream-interpretation. However, he localizes these limits in two different explanations of the apparatus. Lacan introduces a new way of understanding the matter by affirming that the limits are comprehended in one and the same explanation of the functioning of the apparatus. A moment of impossibility which is present in all interpretations is examined in view of its clinical consequences, since it points to a necessary analytical act. This is the intervention that makes it possible for the analytical subject to exist.
  • Formação da identidade ocupacional em adolescentes Artigos

    Sarriera, Jorge Castellá; Silva, Marli Appel; Kabbas, Cristina, Pigatto; Lópes, Vanessa Beckencamp

    Resumo em Português:

    Desenvolveu-se programa em escola da periferia de Porto Alegre para orientar adolescentes na busca de emprego. Visando conhecer características da construção da identidade vocacional, 36 jovens responderam, através da técnica de cartazes, a algumas questões. Observou-se que estavam desenvolvendo sua identidade ocupacional com projetos profissionais não inteiramente clarificados. Suas escolhas calcavam-se na fantasia, com elevadas expectativas quanto ao futuro. Entretanto, viam-se frente à necessidade de inserir-se no mercado de trabalho. Assim, concluiu-se que a inserção laboral representava a transformação da realidade social de exclusão e sofrimento, pela perspectiva futura de melhoria do nível de qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    A psychological social program was developed in a school in the surroundings of Porto Alegre with the purpose of giving job search orientation to adolescents. The objective was to know the characteristics of their vocational identity, 36 youngsters answered, using posters posted on walls, some questions. It was observed that they were developing their occupational identity, even though their professional projects were not completely clarified. Their choices were based on fantasy, with high expectations concerning their future. Despite that, these adolescents face the necessity to enter the market. Thus, it was concluded that entering the job market represented the transformation of the exclusion and suffered social reality, into one of a future better quality of life.
  • Auto e hetero-avaliação no diagnóstico de necessidades de treinamento Artigos

    Magalhães, Mônica Lemes; Borges-Andrade, Jairo Eduardo

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivos: desenvolver uma metodologia de avaliação de necessidades de treinamento que incluísse atitudes; estudar a relação entre auto e hetero-avaliação, buscando avaliar conhecimentos, habilidades e atitudes; e avaliar a relação entre a auto-avaliação e algumas variáveis preditoras (tempo de trabalho na organização e na função, emprego anterior, gênero, estado civil, escolaridade e idade). Foram desenvolvidos questionários, de acordo com o método de análise de papel ocupacional. Esses questionários foram aplicados em 898 bancários e seus supervisores imediatos. Os resultados sugeriram que a metodologia parece ser adequada para analisar necessidades de treinamento. Mostraram também que existe relação significativa entre auto e hetero-avaliação de necessidades de treinamento, embora supervisores tendam a apontar maiores necessidades de treinamento, em seus subordinados, do que as auto-avaliações destes mesmos.

    Resumo em Inglês:

    The objectives of the present study were: to develop a training needs assessment methodology that included attitudes; to study the relationship between self and hetero assessment, by assessing knowledge, skills and attitudes; and to evaluate the relationship between self-assessment and some predicting variables (work experience at the organizational and occupational levels, prior job experience, gender, marital status, schooling and age). Questionnaires were developed, following the method of occupational role analysis. These questionnaires were applied in 898 bank employees and their immediate supervisors. Results have suggested that the methodology seems to be appropriate for analyzing training needs. They have also shown that there is a significant relationship between self and hetero assessments of training needs. However, supervisors tend to point higher training needs, in their subordinates, than the self-assessments made by the latter.
  • Produção e compreensão de textos em uma perspectiva de desenvolvimento Artigos

    Brandão, Ana Carolina Perusi; Spinillo, Alina Galvão

    Resumo em Português:

    Tradicionalmente investigadas separadamente, a produção e a compreensão de textos são, neste estudo, examinadas de forma conjunta, investigando-se as relações entre tais habilidades em uma mesma amostra de participantes. Sessenta crianças de 4, 6 e 8 anos foram solicitadas a elaborar oralmente uma história a partir de um tema dado (tarefa de produção), e a reproduzir uma história ouvida em gravador (tarefa de compreensão) que versava sobre o mesmo tema apresentado na tarefa de produção. Apesar de ambas as habilidades se desenvolverem com a idade, não detectou-se uma correlação entre produção e compreensão de textos. Aos 4 anos, as crianças apresentavam níveis de produção mais elaborados do que na compreensão; enquanto aos 6 e 8 anos apresentavam níveis de compreensão mais elaborados do que na produção. Os resultados são interpretados em uma perspectiva de desenvolvimento, discutindo-se as diferentes formas de lidar com textos que servem de modelo para a reprodução.

    Resumo em Inglês:

    Text production and text comprehension are usually investigated separately. In this study both abilities are taken in conjunction in order to explore the relationships between them. Sixty 4, 6 and 8-year-old children were asked to produce orally a story about a given topic (production task). They were also asked to retell a story they listened in a tape recorder (comprehension task) which was about the same topic presented in the production task. Though both abilities developed with age, no correlation was found between text production and text comprehension. At the age of 4 years, children were more successful in the production task than in the comprehension task; whereas at the ages of 6 and 8 years children did better in the comprehension task than in the production task. These results are interpreted in a developmental approach. The different ways in which children deal with texts are discussed.
  • Desempenho de crianças do ensino fundamental na solução de problemas aritméticos<A NAME="top"></A> Artigos

    Oliveira, Marinalva S.; Tourinho, Emmanuel Z.

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou comparar o desempenho de alunos da primeira série do ensino fundamental (Grupos 1F e 1IN) e alunos da segunda série do ensino fundamental (Grupos 2F e 2IN), testados no início (IN) ou final do ano letivo (F), na solução de problemas matemáticos. Trinta e oito alunos divididos em 4 grupos foram submetidos ao mesmo procedimento, que consistia da apresentação oral de problemas matemáticos. Após cada resposta, o aluno era questionado sobre a forma de solução. Os dados foram analisados quanto ao índice de acertos e às estratégias empregadas. Os acertos e o uso da escrita foram maiores no Grupo 2F e menores no Grupo 1IN. Os grupos 2F e 1F apresentaram uso mais freqüente de algoritmos. Os resultados também indicam melhor desempenho do Grupo 1F em relação ao Grupo 2IN, sugerindo que a história de freqüência recente à escola favorece o desempenho dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    This study compared the performance of students of the first year of the elementary school (groups 1F and 1IN) and students of the second year of elementary school (groups 2F and 2IN), tested at the beginning (IN) or at the end of the school year (F), in mathematical problems solving. Thirty eight participants divided into 4 groups were submitted to the same procedure, that consisted in mathematical problems oral presentation. After each answer the participants were asked about form of solution. Data was analysed related to the amount of correct answers and the strategies employed. Correct answers and the use of writing were more frequent in Group 2F and less frequent in Group 1IN. Groups 2F and 1F showed a more frequent use of algorithms. Results also show a better performance of Group 1F related to Group 2IN, suggesting that the history of recent frequency to school favours the performance of the participants.
  • Ajuda entre passageiros de ônibus<A NAME="top"></A> Artigos

    Silva, Abelardo Vinagre da; Günther, Hartmut

    Resumo em Português:

    Comportamentos de ajuda entre passageiros de ônibus podem contribuir para a qualidade do transporte público. Durante 40 viagens e observações sistemáticas em duas linhas de ônibus registrou-se sob quais condições passageiros sentados auxiliariam quem viajava de pé, oferecendo-se para carregar as bagagens. De maneira geral, ajuda foi recebida em 60% das situações criadas. Significativamente mais ajuda foi oferecida numa linha para a periferia da cidade do que numa linha para o centro da cidade. Mulheres estiveram mais dispostas a ajudar e verificou-se uma tendência de oferecer mais ajuda em situações de contato face a face. Os dados sugerem que se pode encontrar comportamentos pró-sociais entre passageiros que favoreçam a qualidade no transporte público da cidade. A implementação de avisos educativos no interior dos ônibus e nos terminais rodoviários pode incentivar a ajuda entre passageiros, além de outros comportamentos desejáveis.

    Resumo em Inglês:

    Helping behavior among passengers can contribute to the quality of mass transit. During forty bus trips, circumstances under which seated passengers would help those standing were registered by way of systematic observations. The criterion behavior was offering to hold baggage for a standing passenger. Overall, in 60 percent of the situations help was offered. Significantly more help was offered in a bus line going to a working class suburb than in a center city line. Women were more likely to offer help, as were passengers in a situation of eye to eye contact. The data suggest that helping behavior favoring better quality of mass transit may be found. The placing of educational signs inside the bus or at the bus station may further stimulate helping and other pro-social behaviors.
  • Criar para o tempo, tempo para o criar, para criar o tempo: uma revisitação da (ex) temporalidade na Recherche proustiana Artigos

    Freire, José Celio

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da relação entre temporalidade e criação na obra maior de Marcel Proust -- A la recherche du temps perdu -- com a intenção de discutir a extemporalidade como dimensão da existência e do processo de subjetivação.

    Resumo em Inglês:

    This work treats the relation between temporality and creation in Marcel Proust's masterpiece -- A la recherche du temps perdu -- and intends the discussion of the extemporality as dimension of the existence and of the process of subjectivation.
  • "Só de pensar em vir trabalhar, já fico de mau humor": atividade de atendimento ao público e prazer-sofrimento no trabalho Artigos

    Ferreira, Mário César; Mendes, Ana Magnólia

    Resumo em Português:

    O texto aborda a inter-relação entre atividade de atendimento ao público e vivências de prazer-sofrimento no trabalho. A perspectiva de investigação é interdisciplinar, a partir de um diálogo entre a ergonomia francófona e a psicodinâmica. Em ergonomia, são utilizadas as noções de serviço de atendimento ao público, atividade e carga de trabalho, enquanto que em psicodinâmica são utilizados conceitos que fundamentam o prazer-sofrimento no trabalho. A pesquisa realizou-se em uma instituição pública do Distrito Federal com 64 sujeitos. A metodologia articula técnicas de coleta e análise de dados qualitativa e quantitativa, utilizando Análise Ergonômica do Trabalho - AET e a Escala de Prazer-Sofrimento no Trabalho - EPST. Os resultados mostram que a atividade de trabalho constitui um dos elementos explicativos para a predominância de vivências de sofrimento dos atendentes. Trata-se de um estudo exploratório que avança na interface entre as duas disciplinas, estabelecendo algumas perspectivas para novos estudos.

    Resumo em Inglês:

    The paper approaches the interrelation between public costumer service activity and pleasure-suffering existences at work. Interdisciplinary perspective is used in this investigation, through a dialogue between Francophonic ergonomics and psychodynamics. Categories as public costumer service, activity, work load support ergonomic theoretical reference and pleasure-suffering psychodynamic. The research took place at a public institution of Distrito Federal with 64 subjects. The methodology articulates qualitative and quantitative techniques to collect and analize data, using Ergonomic Analysis at Work and the Pleasure-suffering at Work Scale. The results demonstrate that work activity constitutes one of explanatory elements for predominance of suffering of costumer service attendants. It is a exploratory study that seeks the interface between two disciplines, establishing some perspectives for new studies.
  • Constituir-se enquanto grupo: a ação de sujeitos na produção do coletivo Artigos

    Zanella, Andréa Vieira; Pereira, Renata Susan

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo analisar o processo de constituição de um grupo a partir de dados coletados em pesquisa com uma turma de vinte servidores públicos, participantes de um programa de formação de gerentes em serviço. O fato de estarem reunidos durante duas semanas em um mesmo local favoreceu o estudo das relações sociais entabuladas naquele contexto, bem como a investigação de seus movimentos. O elemento desencadeador da constituição grupal foi o reconhecimento mútuo dos sujeitos que, por verem-se compartilhando algo significativo, sentiram-se constituintes de um grupo. A partir do encontro promoveram, simultaneamente, continuidade e rupturas com a história pregressa, construindo assim sua própria rota, a qual é marcada tanto pelas singularidades presentes quanto pela ação coletiva ali engendrada.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to analyse the process of constitution of a group from data collected in a research with a group of 20 public workers, who took part in a program of manager formation at work. Since they were together during two weeks in the same place the constitution of meaningful relations among these people was favoured. The record of these relations was considered relevant material to the investigations of their movements. What sat off the constitution of the group was the mutual recognition of people who felt belonging to a collective because they perceived themselves sharing something which was meaningful to them. From the meeting onwards they promoted simultaneously continuities and ruptures with the past history, developing their own way, which is marked by the present singularities and the collective performance there produced.
  • Procedimento educativo na epilepsia infantil Artigos

    Fernandes, Paula Teixeira; Souza, Elisabete Abib Pedroso de

    Resumo em Português:

    A epilepsia é uma condição neurológica crônica que afeta o comportamento do paciente e traz dificuldades psico-sócio-culturais. O trabalho em grupos visa melhorar a interação pais-filhos, através de informações adequadas sobre a epilepsia. O objetivo do presente trabalho foi, através dos grupos de apoio (procedimento educativo), esclarecer aspectos relacionados à epilepsia e avaliar a eficácia destes grupos na identificação e na melhora das variáveis psicológicas. Foram aplicados 36 protocolos (pré e pós-testes) que avaliaram sentimentos, crenças e comportamentos dos pais e filhos. Foram observados sentimentos de mágoa e medo, tristeza e rejeição, que foram associados a superproteção e falta de limites. Depois do grupo, 91,6% dos pais relataram ter adquirido mais conhecimento sobre a epilepsia, associando muitas das dificuldades com a falta de informação e a presença de crenças irracionais. Conclui-se que orientação sobre a epilepsia, o uso de medicamentos, os aspectos psicológicos, sociais e comportamentais, melhoram a adaptação à doença. Por isso, a importância dos grupos na desmistificação de crenças, identificação de relações parentais e prevenção de dificuldades comportamentais.

    Resumo em Inglês:

    Epilepsy is a neurologic disorder, which affects the patient's behaviour and carries strong psychological, social and cultural difficulties. Group-work improves the interaction parent-child, through appropriate explanations regarding the epilepsy. The purpose of this study was to give adequate information about epilepsy through support groups (educational procedure) and to assess the efficacy of these groups in identifying psychological aspects. Protocols were applied to 36 parents before and after the sessions, with questions concerning feelings and beliefs about epilepsy as well as parent-child interactions. As the main results, the following feelings were observed: fear, frightening and anxiety, sadness and rejection, that were associated with overprotection and lack of limits. After support groups, 91,6% of the parents reported having acquired larger knowledge regarding the epilepsy, associating major difficulties to the lack of information and the inadequate beliefs involved. The conclusion is that the orientation about epilepsy, the use of medicines, the psychological, social and behavioral aspects, improve the epilepsy adaptation. Support groups dispel misconceptions, clarify relations with parents-children and prevent behavioral difficulties.
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