Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 6, Número: 2, Publicado: 2001
  • Vale a pena avaliar periódicos científicos? Editorial

    Yamamoto, Oswaldo H.
  • A estrutura e o conteúdo universais dos valores humanos: análise fatorial confirmatória da tipologia de Schwartz Artigos

    Gouveia, Valdiney V.; Martínez, Eva; Meira, Maja; Milfont, Taciano Lemos

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivos (1) comprovar a existência dos dez tipos motivacionais de valores e (2) avaliar em que medida estes mantém relações de compatibilidades e conflitos entre si, segundo a teoria de Schwartz (1992). Participaram 477 estudantes universitários, a maioria mulher (77%) e não-religiosa (78%), com uma média de idade de 21 anos (amplitude de 18 a 49 anos). Estes responderam ao Questionário de Valores de Schwartz e a um conjunto de perguntas demográficas. Uma análise fatorial confirmatória (LISREL) indicou a adequação da tipologia dos dez tipos de valores (GFI = 0,87, razão chi²/gl = 3,81). Em relação a estrutura de compatibilidades e conflitos entre os valores, esta foi plenamente confirmada no primeiro caso e parcialmente no segundo. Concluiu-se que a teoria em questão é adequada; a não comprovação de alguns conflitos entre os tipos motivacionais pode se dever à complexidade da dinâmica dos valores, não apreendida através dos modelos de equações estruturais.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed (1) to check the existence of the ten motivational types of values, and (2) to evaluate in which ways these values maintain relationships of compatibilities and conflicts to each other, according to the Schwartz's theory (1992). The participants were 477 undergraduate students, most women (77%) and not religious (78%), with an average age of 21 years (ranging from 18 to 49). They answered Schwartz Values Survey and a set of demographic questions. A factor confirmatory analysis (LISREL) indicated the appropriateness of the typology of the ten types of values (GFI = .87, ratio chi² / gl = 3.81). In relation to the structure of compatibilities and conflicts among the values, this was confirmed fully in the first case and confirmed partially in the second one. It was concluded that Schwartz's theory presents an adequate fit to the data; the non confirmation of some conflicts among the motivational types can be due to the complexity of the dynamics of the human values, not apprehended through the structural equation models.
  • Concepções e atuação profissional diante das queixas escolares: os psicólogos nos serviços públicos de saúde Artigos

    Cabral, Estela; Sawaya, Sandra Maria

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem o objetivo de conhecer a atuação dos psicólogos diante das queixas escolares de crianças encaminhadas aos serviços públicos de saúde do município de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, uma vez que ela pode fornecer dados importantes para a análise da formação profissional do psicólogo. Foram realizadas entrevistas individuais, semi-estruturadas a partir de um roteiro, sendo estas gravadas e transcritas, o que permitiu uma análise quantitativa e qualitativa das respostas de 19 psicólogos que participaram do presente estudo. Os resultados mostraram que esses profissionais ainda compreendem a queixa escolar como um problema da criança pobre e de sua família, passível de ser analisado e tratado fora do contexto da instituição escolar, na qual o fracasso escolar é produzido. Embora os profissionais apontem a participação da escola na produção das dificuldades escolares das crianças, o foco de intervenção dos problemas apresentados ainda é o atendimento individualizado das crianças e dos seus familiares. Apesar dos avanços teórico-metodológicos presentes nas novas compreensões das queixas escolares, eles ainda não se fazem suficientemente presentes na atuação desses profissionais.

    Resumo em Inglês:

    This work aims at characterizing the performance of psychologists in the public health services in the City of Ribeirão Preto, São Paulo State, in face of the needs of children presenting school problems, since they can be an important source of information for the education of such professionals. Individual semi-structured interviews were recorded and transcribed, allowing quantitative and qualitative analyses of data from 19 psychologists who participated in this study. The results showed that psychologists still regard school problems as inherent to poor children and their families and that they can be treated out of the contexts in which they were produced -- the school institution where the complaint has originated. Although professionals point out the participation of the school in the production of children's difficulties, the focus of intervention in problems presented is still the individualized assistance to children and their families. In spite of the theoretical and methodological improvements found in the new understanding of school problems, they are still not present in the performance of these professionals.
  • A influência da atividade física regular sobre o autoconceito Artigos

    Tamayo, Alvaro; Campos, Ana Paula M. de; Matos, Daniela R.; Mendes, Graciano R.; Santos, Juliana B. dos; Carvalho, Nális T. de

    Resumo em Português:

    Foi objetivo desta pesquisa estudar a influência da atividade física regular de homens e mulheres de mais de 40 anos sobre o seu autoconceito. A Escala Fatorial de Autoconceito foi administrada a 200 sujeitos, metade deles praticando algum tipo de atividade física regular no momento da pesquisa e a outra metade sendo sedentários. A Anova 2X2 revelou efeito principal da atividade física regular e do gênero sobre vários fatores do autoconceito. Os escores foram superiores em autoconfiança, autocontrole e self somático para o grupo experimental e no self ético-moral para as mulheres. Conclui-se que a atividade física regular tem impacto benéfico sobre o autoconceito.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this research was to study the effect of regular physical activity of men and women over 40 on their self-concept. The Self-concept Factorial Scale was administered to 200 subjects, half of them practicing some kind of regular physical activity and the other half being sedentary. The Anova 2X2 revealed a main effect of physical activity and gender on several factors of the self-concept. The scores were higher for the experimental group on self-confidence, self-control, and somatic self. Men scored higher on self-confidence while women on moral self. It was concluded that regular physical activity is beneficial for self-concept.
  • O desenvolvimento da Lógica Mental Predicativa entre crianças de diferentes níveis sócio-econômicos Artigos

    Dias, Maria da Graça Bompastor Borges; Sobral, Avany Bernardino Corrêa; Carvalho, Lisandra Mendonça de

    Resumo em Português:

    O modelo da lógica mental predicativa desenvolvido por Braine e O'Brien (1998) é uma extensão da teoria da lógica proposicional. A lógica predicativa inclui termos quantificadores tais como "todos", "a maioria", "alguns", "nenhum", entre outros. De acordo com Braine (1978), a lógica mental não é equivalente ao pensamento lógico formal na escola. A compreensão das crianças de quantificadores universais, portanto, fornece subsídios para a construção de hipóteses sobre a natureza da lógica mental. No presente estudo, crianças de 4 a 7 anos de idade, de níveis sócio-econômicos médio e baixo, estudantes de escolas particulares e públicas, foram entrevistadas utilizando-se para tal um conjunto com 4 desenhos, correspondentes aos 4 quantificadores. As crianças foram instruídas a indicar a figura relacionada à sentença lida. As análises estatísticas mostraram que o quantificador "nenhum" obteve o maior número de acertos, diferindo significativamente dos outros três. O quantificador "todos" obteve maior média de acertos do que "alguns" e a "maioria". As crianças de 4 anos ofereceram menos acertos que as outras idades, como também ocorreu com aquelas de nível sócio-econômico baixo em relação às do nível sócio-econômico médio.

    Resumo em Inglês:

    The model of the Predicate Mental Logic developed by Braine and O'Brien (1998) is an extension of the Proposition Mental Logic. The predicative logic include quantifiers as "all", "the majority", "some", "none", among others. According to Braine (1978), the mental logic is not equivalent to the formal logic thaught in the school. Children's comprehension of universal quantifiers therefore, provides subsidy to buiding hypothesis about the mental logic nature. In this study, children from 4 to 7-year-old, of medium and low socioeconomic levels, of private and public schools, were interviewed with a set with 4 drawings, corresponding to the 4 quantifiers. It was asked to the children to indicate the figure relating to the read sentence. The statistic analysis showed that the quantifier "none" obtained significant more correct responses than the others three. The quantifier "all" obtained more correct responses than "some" and "the majority". The 4-year-olds offered less correct responses than the other ages, the same occured with children from low socioeconomic level when compared to those from medium socio-economic level.
  • A mensuração da motivação e do significado do trabalho Artigos

    Borges, Livia de Oliveira; Alves Filho, Antônio

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta um questionário elaborado para mensurar dois componentes do significado do trabalho -- atributos valorativos e descritivos -- e da motivação no trabalho -- valência, expectativa e instrumentalidade -- e relata pesquisa realizada para avaliar suas qualidades psicométricas, bem como explorar as inter-relações dos dois fenômenos. A pesquisa foi desenvolvida em Natal com uma amostra de 642 participantes, sendo 487 profissionais de saúde e 155 bancários. Aplicada análise fatorial para cada componente dos fenômenos enfocados e estimados os coeficientes por fator identificado, constata-se que o questionário apresenta qualidades psicométricas satisfatórias. Bancários e profissionais de saúde se aproximam bastante nos escores dos fatores identificados nos atributos valorativos, mas diferem significativamente nos escores dos fatores dos atributos descritivos. A força motivacional da amostra como um todo coincide com a mediana, porém os bancários são menos motivados, o que provavelmente está associado às questões de organização do trabalho e de redução do número de empregos.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a questionnaire that was elaborated to measure components of the work meaning -- value and descriptive attributes -- and of the work motivation -- valence, expectancy and instrumentality -- and it relates the research that intended to evaluate their psychometric conditions and to explore also the relationship of the two phenomena. The research was developed in Natal though a sample of 642 participants (487 health professionals, and 155 employees of a bank). Applied factor was applied to each component of the phenomena and coefficients were estimated for identified factors. It was found that the questionnaire presents satisfactory measuring conditions. Employees of bank and health professionals obtained similar scores in the factors of value attributes, but they differed meaningfully in the scores of the factors of descriptive attributes. The motivational force mean of complete sample coincide with the median, but the employees of bank are less motivated, which is probably associated to the questions of work organization and the reduction in number of jobs.
  • Paternidade na adolescência: uma breve revisão da literatura internacional Artigos

    Levandowski, Daniela Centenaro

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo revisar os artigos publicados no período de 1990 a 1999 sobre o tema da paternidade adolescente em âmbito internacional. A partir de uma consulta à base de dados Psyclit, utilizando termos descritores relacionados ao assunto, verificou-se a incidência de estudos sobre a paternidade e a maternidade em geral, e a paternidade e maternidade adolescentes. Após isso, foi feita a identificação dos resumos dos artigos que se referiam diretamente a pais adolescentes, encontrando-se apenas 68 resumos. Estes foram classificados de acordo com o tema investigado e alguns aspectos metodológicos. Constata-se a carência de estudos sobre o tema em questão, quando comparados aos estudos sobre o tema da paternidade em geral e da maternidade adolescente. Além disso, a necessidade de se investigar de forma mais aprofundada expectativas e sentimentos destes adolescentes, sua relação conjugal, com a família de origem e com o bebê. Instrumentos como testes, observação e entrevistas poderiam ser utilizados de forma mais sistemática.

    Resumo em Inglês:

    This paper aimed to review the international literature on adolescent fatherhood published from 1990 to 1999. The Psyclit data base was accessed using specific key words related to the theme. The incidence of studies on fatherhood, motherhood and adolescent fatherhood and motherhood was assessed. Thus, an identification of specific articles on adolescent fathers or fatherhood was carried out. Only 68 articles were found. These articles were classified according to their theme and some methodological aspects. A low incidence of articles on adolescent fatherhood was noted, compared to articles on fatherhood in general and adolescent motherhood. It is still necessary to investigate the expectations and feelings of adolescent fathers, their marital and family relationships and their involvement with the baby. Instruments such as tests, interviews and observation could be employed more systematically.
  • Apresentação Dossiê: Trabalho Infanto-Juvenil

  • Trabalho infantil e produção acadêmica nos anos 90: tópicos para reflexão Dossiê: Trabalho Infanto-Juvenil

    Ferreira, Marcos Artemio Fischborn

    Resumo em Português:

    O texto tem por objetivo discutir algumas relações entre a institucionalização das ações contra a exploração do trabalho infantil e produção acadêmica nos anos noventa no Brasil. São recuperados alguns elementos dos cenários nacional e internacional que determinaram a visibilidade do tema na forma de um fenômeno social relevante e inaceitável. No caso brasileiro, foi fundamental a combinação entre a consolidação de um pacto democrático materializado na definição constitucional de direitos, a constituição de uma rede institucional de apoio e proteção à infância e adolescência sob influência dos discursos internacionais e a abertura de linhas de investigação que concorrem para o desvendamento de aspectos ainda pouco conhecidos da realidade sócio-econômica, entre elas o trabalho precoce. Preconiza-se a renovação das abordagens em pesquisa, desenhando projetos que tenham como objeto a preocupação de refinar o conhecimento sobre determinantes e impactos do trabalho precoce, onde a cooperação entre campos disciplinares é altamente desejável, dada a complexidade do fenômeno.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to discuss some relations between academic research and the ascending and institutionalized movement against child labor exploitation in Brazil in the nineties. The interweaving between a democratic scenery consolidation through the new Brazilian Federal Constitution, an ascending institutional youth and infancy supporting net influenced by international discourses, and the opening of academic research lines facing the "new" identified object of child labor, are seen as fundamental to change aspects of the reality. Its necessary to renew the research approaches to know better, with finer analytical instruments and the cooperation between disciplinary fields, the whole complexity of this object in order to subsidize more consistent intervention on reality.
  • Trabalho infantil e ideologia: contribuição ao estudo da crença indiscriminada na dignidade do trabalho Dossiê: Trabalho Infanto-Juvenil

    Campos, Herculano Ricardo; Alverga, Alex Reinecke de

    Resumo em Português:

    No Brasil, a maioria das ações de combate ao trabalho infantil busca assegurar às famílias das vítimas apoio financeiro para compensar a renda até então auferida por elas. Contudo, pesquisas constatam que, aliada à permanência de grande número de crianças no trabalho, observa-se a crença das famílias, das próprias crianças, dos empregadores e até mesmo de muitos agentes encarregados do combate a esse tipo de trabalho, de que ele só trará benefícios para as crianças. Neste sentido, avalia-se, as ações de combate encontram-se comprometidas em face de aspectos subjetivos afirmativos do trabalho, de modo que seu sucesso parece condicionado ao desvelamento desses aspectos. O presente estudo oferece dados que permitem uma maior compreensão do processo social e histórico por meio do qual a ideologia do trabalho como educador, dignificante, se estabeleceu nas mentalidades do povo brasileiro e orientou as políticas públicas voltadas para a criança.

    Resumo em Inglês:

    In Brazil, most of the actions that fight child labor offers financial support to the victim's families as a supplement to their lost income. Nevertheless, previous studies have shown that many children remain in their work lurked to a belief by the children themselves, their families, their employers and even technicians who are responsible for the erradication of child labor, that this kind of work will bring benefits to the children. Accordingly, the success of the actions intended to reduce child labor should be connected and conditioned to better comprehension of these aspects. This study contributes to this understanding, presenting issues about the social and historical processes by which the ideology of labor as educative and dignifying was settled down in the mentality of Brazilian people and has oriented the public policies related to childhood.
  • Trabalho infantil e subjetividade: uma perspectiva necessária

    Martinez, Albertina Mitjáns

    Resumo em Português:

    A partir da linha teórica, que dentro do enfoque histórico-cultural tem desenvolvido a concepção da subjetividade, discute-se tanto a pertinência quanto a necessidade do estudo da constituição e do desenvolvimento da subjetividade individual das crianças e dos adolescentes trabalhadores e fundamenta-se o valor heurístico das categorias subjetividade, personalidade e sujeito na compreensão do impacto do trabalho precoce no desenvolvimento psicológico. São apresentados os resultados de um estudo exploratório realizado com adolescentes trabalhadores que mostra quatro formas diferenciadas de subjetivação da situação de trabalho, fato que pode condicionar trajetórias diferenciadas no desenvolvimento da subjetividade. A partir destes resultados questiona-se o significado de algumas afirmações gerais que aparecem com freqüência na literatura especializada sobre as conseqüências do trabalho infantil no desenvolvimento psicológico. Por último, mostra-se que a possibilidade de aprofundar na compreensão da complexidade da constituição da subjetividade pode contribuir para a elaboração de estratégias educativas diferenciadas e potencialmente mais efetivas, no trabalho com esta população.

    Resumo em Espanhol:

    A partir de la línea teórica que, dentro del enfoque histórico-cultural ha desarrollado el concepto de subjetividad , se discute la pertinencia y la necesidad del estudio de la constitución y del desarrollo de la subjetividad de los niños y adolescentes trabajadores. También se fundamenta el valor heurístico de las categorías subjetividad, personalidad y sujeto para la compreensión del impacto del trabajo precoz en el desarrollo psicológico. Se presentan los resultados de un estudio exploratório realizado com adolescentes trabajadores que muestran cuatro formas diferenciadas de subjetivación de la situación de trabajo, hecho que puede condicionar trayectorias diferenciadas en el desarrollo de la subjetividad. A partir de estos resultados se cuestiona el significado de algunas afirmaciones generales que aparecen con frecuencia en la literatura especializada sobre las consecuencias del trabajo infantil en el desarrollo psicológico. Por último se muestra que la posiblidad de profundizar en la compreensión de la constitución de la subjetividad puede contribuir a la elaboración de estratégias educativas diferenciadas y potencialmente, más efectivas en el trabajo con esta población.

    Resumo em Inglês:

    On the basis of theoretical framework oriented towards the topic of subjectivity within cultural-historical approach the pertinence and need of the study and development of individual subjectivity of children working are discussed, emphasizing the heuristic value of the categories of subjectivity, personality, and subject in the comprehension of the impact of child work on psychological development. The results of an exploratory study with adolescent workers are presented, in which four differentiating ways of subjectivization of work activity clearly appear. This fact may also influence on differentiating ways in the development of subjectivity. Based on these results the meaning of certain general assumptions related to the consequences of child work on psychological development is questioned. These assumptions frequently appear in specialized literature in relation to this topic. Finally, it is suggested that a better and deep knowledge about the complexity of subjective constitution of the subject may contribute to the development of differentiating educational strategies, potentially more effective, in order to educate this population.
  • Futuro e liberdade: o trabalho e a instituição escolar nas representações sociais de adolescentes Dossiê: Trabalho Infanto-Juvenil

    Oliveira, Denize Cristina de; Sá, Celso Pereira de; Fischer, Frida Marina; Martins, Ignez Salas; Teixeira, Liliane Reis

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou a análise das relações estabelecidas entre o trabalho do adolescente e o processo de escolarização, em duas cidades de São Paulo, apoiado na teoria das representações sociais. Foram pesquisados 778 adolescentes, trabalhadores e não trabalhadores, com idades entre 11 e 18 anos, que freqüentavam as escolas públicas das localidades, no período de 1998 a 2000. Foram realizados 18 grupos focais e a coleta de evocações livres. Para a análise de conteúdo dos grupos focais foi utilizado o software ALCESTE 4.5; as evocações livres foram analisadas a partir da teoria do núcleo central. Os resultados indicam que a relação trabalho-escola está estruturada numa relação de contradição entre as dimensões moral, de saber e das conseqüências do trabalho, permeadas pela possibilidade e pela impossibilidade de futuro. Como conclusão observou-se que, apesar do trabalho representar um risco para a escolarização, este é legitimado pelas representações dos próprios jovens, ora justificando-o, ora legitimando-o.

    Resumo em Inglês:

    The social representations of elementary and high school students were characterized in two Brazilian towns, during 1998-2000 years. The aim of this study is the analysis of the consequences of work among adolescents to their education. Data of free-evocation about work and education among 778 students, ages 11-18 years old were collected. Among the participants, 18 focus groups were chosen according to age and job status. The software ALCESTE 4.5, EVOC 1998 and SIMI 95 were used to perform lexical, free evocation and similitude analysis, respectively. Results showed students have different conceptions regarding the potentiality of the school as an institution. The school is perceived as a "pedagogic locus" or the "only choice to have a better way of life". In the former way, the school represented a place of promotion of human development, and in the latter, a function of social inclusion/exclusion. Working at early age is a risk of school exclusion, despite of being legitimated by youth's representations, sometimes accepting and justifying it.
  • O trabalho precoce e as políticas de saúde do trabalhador em Natal Dossiê: Trabalho Infanto-Juvenil

    Feitosa, Izabel Christina do N.; Gomes, Maria Aparecida de França; Gomes, Munich Vieira Santana; Dimenstein, Magda

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou investigar como é contemplada a questão do trabalho precoce pelas políticas de saúde do trabalhador em Natal. Para tal, fez-se um levantamento dos relatórios do Núcleo de Saúde do Trabalhador (NST) da Secretaria Municipal de Saúde e entrevistas semi-estruturadas com os técnicos do Núcleo e do Programa de Saúde do Trabalhador (PST). Quanto ao PST, constatou-se grandes dificuldades para a concretização, principalmente em virtude do descompromisso das autoridades políticas locais. Atualmente, é um tema que parece ter sido silenciado, sobre o qual técnicos e outros profissionais, antes envolvidos, não se dispõem mais a atuar nessa área ou, até mesmo, a falar sobre o assunto. Verificou-se que, com o mesmo silêncio, tem sido tratada a questão da saúde do trabalhador precoce, que ao longo da trajetória não se encontra nenhuma medida ou intervenção para que este trabalhador passe a ocupar um lugar frente às políticas de saúde do trabalhador.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate how the subject of the precocious work is contemplated in policies dedicated to workers' health in Natal. Reports of the Nucleus of Workers' Health of the Municipal Health Secretary were surveyed and semi-structured interviews performed with technicians of such Nucleus and of Program of Workers' Health. Great difficulties were verified for the materialization of the Program of the Worher's Health (PWH), mainly due to the lack of commitment of local political authorities. It is a theme that now seems to have been silenced. Professionals, previously involved, are not willing to act in the area anymore or even to speak about it. The theme of the health of precocious workers has received the same silence; policies and interventions in the area of workers' health have ignored this special kind of worker.
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br