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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 7, Número: 2, Publicado: 2002
  • Documento sem título Editorial

  • Imitação e desenvolvimento inicial: evidências empíricas, explicações e implicações teóricas Artigos

    Moura, Maria Lucia Seidl de; Ribas, Adriana F. P.

    Resumo em Português:

    A imitação em fases iniciais do desenvolvimento tem sido estudada sob diferentes perspectivas teóricas, que atribuem importância e interpretação diferenciadas para seu papel no desenvolvimento infantil. Considera-se que a compreensão da imitação inicial mostra-se extremamente relevante do ponto de vista epistemológico e teórico. Assim, neste trabalho é feito um breve histórico dos estudos sobre imitação, para apresentar uma revisão e discussão das principais evidências empíricas sobre imitação inicial. As explicações teóricas dessas evidências e as hipóteses que foram sendo falseadas a partir das mesmas são analisadas. Finalmente, a relação dessas evidências com o desenvolvimento da percepção e da origem da representação e as implicações para explicações do desenvolvimento inicial são discutidas.

    Resumo em Inglês:

    Imitation in initial phases of the development has been studied under different theoretical perspectives that gave differentiated importance and interpretation for role of this process on development. This study's assumption is that the understanding of early imitation is extremely relevant from the epistemological and theoretical point of view. Based on this assumption, the history of imitation studies is briefly described before presenting a review and discussion of the main empirical evidences on early imitation. Theoretical explanations and their associated falsified hypotheses are analyzed. Finally, the relation between the evidences about early imitation and perceptual development, and the origins of representation, and their implications for explanations of early development are discussed.
  • Raciocínio condicional: influências pragmáticas Artigos

    Gouveia, Edilaine Lins; Roazzi, Antonio; Moutinho, Karina; Dias, Maria da Graça Bompastor Borges; O' Brien, David Paul

    Resumo em Português:

    Declarações condicionais com a mesma forma sintática mas conteúdos diferentes podem levar a conclusões completamente diferentes. Esse tipo de constatação tem sido apontado por alguns pesquisadores, entre os quais Wason, como evidência da incapacidade da mente humana para compreender as sentenças condicionais. No presente artigo, será discutida a importância de se considerar as influências pragmáticas no raciocínio condicional cotidiano; pois, diferentemente do raciocínio lógico, o raciocínio cotidiano não ocorre no "vazio" e, sim, inserido em um contexto onde as influências pragmáticas se fazem presentes. Inicialmente, serão apresentados alguns preceitos da lógica formal para o raciocínio condicional. Em seguida, a interpretação das sentenças condicionais na linguagem natural. Algumas evidências empíricas para a influência de fatores pragmáticos no raciocínio condicional também serão apresentadas. E, por fim, será discutida a "teoria do se" proposta por Braine e O'Brien que une lógica mental e pragmática no raciocínio cotidiano.

    Resumo em Inglês:

    Conditional declarations with the same syntactic form but different contents may take to completely different conclusions. This point has been highlighted by some researchers (e.g., Wason) as evidence of the inability of the human mind to understand the conditional sentences. In the present article, we discuss the importance of being considered the pragmatic influences in the daily conditional reasoning; because, differently of the logical reasoning, the daily reasoning does not happen in "a vacuum", but inserted in a context where the pragmatic influences occur. Initially, we introduce some precepts of the formal logic for the conditional reasoning. Next, we present the interpretation of the conditional sentences in the natural language. Some empiric evidences for the influence of pragmatic factors in the conditional reasoning will also be discussed. Finally, we consider the "theory of if" proposed by Braine and O'Brien that establishes a connection between the mental and pragmatic logic in the daily reasoning.
  • Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais Artigos

    Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Marturano, Edna Maria

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo analisar as relações entre práticas educativas dos pais e problemas de comportamento dos filhos, à luz do referencial teórico-prático do treinamento em habilidades sociais. A forma como os pais educam seus filhos parece ser crucial à promoção de comportamentos socialmente adequados, porém, com freqüência, as famílias acabam estimulando comportamentos inadequados por meio de disciplina inconsistente, pouca interação positiva, pouco monitoramento e supervisão insuficiente das atividades da criança. Considera-se que os pais, para promoverem comportamentos adequados em seus filhos, necessitam ter habilidades sociais educativas, tais como expressar sentimentos e opiniões, estabelecer limites evitando coerção, entre outras. Conclui-se que, intervenções com pais, com a finalidade de promover habilidades sociais educativas, são importantes meios para prevenção e redução de problemas de comportamento em crianças, de forma a evitar dificuldades escolares e de socialização na meninice e na adolescência.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to analyze the relationships between parenting rearing practices and child behavior problem, from the point of view of the theoretical and practical foundations of social skills training. The way parents socialize their children seems to be crucial for the promotion of socially appropriate behaviors, but families frequently come to inadvertently stimulate inadequate behavior through inconsistent discipline, low levels of positive interaction, poor monitoring and insufficient supervision. It is argued that to promote appropriate child behaviors it is necessary for parents to have abilities proper of parenting rearing practices such as to express feelings and opinions, and to set limits whereas avoiding punishment. It is concluded that parent training interventions aimed at developing educational social skills are important tools for prevention and reduction of child problem behavior, as a means to prevent academic and social difficulties in childhood and adolescence.
  • O uso da fotografia na pesquisa em Psicologia Artigos

    Neiva-Silva, Lucas; Koller, Sílvia Helena

    Resumo em Português:

    A fotografia vem sendo amplamente utilizada na pesquisa em Psicologia, em diferentes áreas, para investigação das mais diversas questões. Contudo, este recurso ainda é pouco utilizado no Brasil. O objetivo deste trabalho é realizar, com base na literatura científica, um levantamento histórico-metodológico do uso da fotografia na ciência psicológica. Foram identificadas quatro funções principais da fotografia nos diferentes métodos adotados: registro, modelo, feedback e autofotografia. Em cada uma destas funções, são apresentados diversos estudos realizados, destacando suas vantagens e desvantagens. Paralelamente, procurou-se levantar os temas abordados nas variadas áreas da Psicologia, através do recurso fotográfico. Por fim, enfatizou-se a descrição do método autofotográfico, no qual são destacadas especificidades e possíveis contribuições obtidas pela sua utilização.

    Resumo em Inglês:

    Photography has been used widely in different areas of psychological research, in the investigation of several subjects. However, this resource is still little used in Brazil. The objective of this work is, based on the scientific literature, to describe the historical-methodological use of photography in psychological science. Four main functions of its use are identified: recording, model, feedback, and the auto-photographic function. Several studies are presented, highlighting the advantages and disadvantages of each function. We attempt to bring out different themes of psychological study, using photography as a resource. Finally, a description of the auto-photographic method is detailed, outlining its specificities and potential uses.
  • Validação transcultural do teste de orientação da vida (TOV-R) Artigos

    Bandeira, Marina; Bekou, Valentin; Lott, Keli Silva; Teixeira, Marcela Augusta; Rocha, Sandra Silva

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa descreve a validação transcultural e as qualidades psicométricas da versão revisada do Teste de Orientação da Vida (TOV-R). Esta escala avalia o construto de otimismo, em termos de expectativas em relação a eventos futuros. O TOV-R foi submetido a uma "backtranslation", estudo piloto e análise das propriedades psicométricas. Participaram desta pesquisa 396 estudantes universitários, que responderam ao TPV e ao Inventário de Depressão de Beck. Após 30 dias, uma sub-amostra aleatória de 48 sujeitos foi submetida a um reteste da escala. Os resultados mostraram uma correlação positiva significativa teste-reteste (r = 0,61) e uma consistência interna adequada (alfa = 0,68). O grau de otimismo foi preditivo de menor presença de sintomas depressivos (r = -0,42). Uma análise fatorial exploratória indicou a presença de um único fator composto por seis itens, que explicaram 39,78% da variância. Os resultados indicaram boas qualidades psicométricas de fidedignidade e validade para a versão brasileira do TOV-R.

    Resumo em Inglês:

    The transcultural validation of the Revised Life Orientation Test (LOT-R) was implemented and the psychometric properties of this test were examined in the Brazilian context. This test evaluates the construct of dispositional optimism, in terms of outcome expectancies concerning future life events. The LOT-R was first submitted to a back translation and to a pilot study in order to make its transcultural adaptation. Then, a sample of 396 university students answered this test and the Beck Depression Inventory (BDI). A retest was implemented 30 days later in a randomly selected sub-sample of 48 students. Results showed a significant test-retest correlation (r = 0,61) and good internal consistency (alpha = 0,68). Degree of optimism was predictive of fewer degree of depressive symptoms (r = -0,42). Exploratory factorial analysis identified one factor explaining 39,78 % of variance. The results demonstrated good psychometric properties for the Brazilian version of the LOT.
  • Crianças pequenas brincando em creche: a possibilidade de múltiplos pontos de vista Artigos

    Franchi e Vasconcelos, Cleido Roberto; Ferreira, Maria Clotilde Rossetti

    Resumo em Português:

    Este trabalho surgiu como um foco secundário de uma pesquisa sobre interação criança-criança. Nesse estudo é proposto um meta-olhar sobre o fazer do pesquisador, analisando o próprio "coletar dos dados", com a idéia de que os dados não são dados, mas construídos na interação entre a rede de significações do pesquisador e os eventos no aqui-e-agora da situação observada. Assim, partindo do pressuposto da incapacidade estrutural humana de um acesso a uma realidade externa independente (Maturana & Varela), este segundo foco de pesquisa delimita três perspectivas diversas sobre os "dados coletados", a serem igualmente consideradas: 1) a perspectiva do pesquisador; 2) a das educadoras envolvidas no cuidado das crianças; 3) a das próprias crianças. Essas perspectivas mostraram-se freqüentemente divergentes. Os episódios apresentados nesse trabalho permitem uma análise dessa diversidade de perspectivas, propiciando interpretações e ações que por vezes ocasionam desencontros ou interrupções nas interpretações e no fluxo de interações.

    Resumo em Inglês:

    This work emerged as a secondary focus in an initial research about child-child interaction. It proposes a look at the research process analyzing the "collecting the data" itself, bearing in mind that the data are not given, but constructed in the interaction between the researcher's network of meanings and the events observed in the here-and-now situation. Therefore, from the premise of human structural limitation to the access of an independent external reality (Maturana & Varela), this second focus of research proposes three different perspectives about the "collected data" to be equally considered: 1) the researcher's perspective; 2) the perspective of the caregiver responsible for the children; 3) the children's themselves. These perspectives are often divergent from each other. The analysis of some episodes shows that some interpretations and actions may lead to mis-encounters or interruptions in the interpretations and flow of actions.
  • Desenvolvimento de um instrumento brasileiro para avaliação da cultura organizacional Artigos

    Ferreira, Maria Cristina; Assmar, Eveline Maria Leal; Estol, Katia Maria Felipe; Helena, Maria Cristine da Costa Chagas; Cisne, Maria do Carmo Figueredo

    Resumo em Português:

    Foi objetivo do presente trabalho desenvolver e analisar as características psicométricas de um instrumento brasileiro destinado a identificar os valores e práticas que configuram a cultura de uma organização. Tomando por base a análise do conteúdo de entrevistas realizadas com diretores ou gerentes de várias empresas, a versão inicial da escala compôs-se de 126 afirmativas em formato Likert, a qual foi respondida por 823 membros de diversas organizações. Análises fatoriais dos eixos principais, com rotação oblíqua, realizadas separadamente no conjunto de itens concernentes aos valores e às práticas organizacionais, revelaram que soluções de quatro e de três fatores, respectivamente, eram as que melhor representavam a estrutura interna das escalas. Os índices de consistência interna desses fatores, calculados através do coeficiente Alfa de Cronbach, variaram entre 0,74 e 0,93. Concluiu-se que as características psicométricas do instrumento recomendam seu uso em pesquisas brasileiras destinadas a avaliar a cultura organizacional.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aimed to develop and analyze the psychometric characteristics of a Brazilian instrument designed to identify the values and practices that shape the culture of an organization. Based on the content analysis of interviews with directors or managers from various enterprises, the initial version of the scale was composed of 126 affirmatives, Likert format, and was presented to 823 members from different organizations. The principal factor analysis axis with oblique rotation done separately in the total amount of items related to the values and to the organizational practices revealed that a four factor structure and a three factor structure, respectively, were the best representations of the scales. The internal consistency indexes, calculated by Cronbach’s Alpha coefficients, ranged between .74 and .93. It was concluded that the psychometric characteristics of the instrument indicate its adoption in Brazilian investigations, as a tool for the evaluation of organizational culture.
  • A compreensão das coordenadas espaciais por crianças de 6 a 8 anos: um estudo exploratório Artigos

    Selva, Ana Coêlho Vieira; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa analisou o desempenho e estratégias de resolução de problemas de crianças em tarefas que envolviam o uso de coordenadas espaciais. Participaram do presente estudo 36 crianças, igualmente distribuídas em subamostras referentes às classes etárias de 6, 7 e 8 anos. As tarefas solicitadas abrangeram dois conjuntos de itens: a) reproduzir a disposição espacial de um ponto numa folha de papel, a partir de situação de partida noutra folha; b) encontrar a intersecção entre dois pontos. As crianças de cada faixa etária foram distribuídas em subgrupos que diferiam quanto às condições de realização das tarefas: papel em branco, papel quadriculado, papel quadriculado com escala. As crianças mais velhas apresentaram desempenhos significativamente melhores do que as mais novas, principalmente na Tarefa 1. Também o papel quadriculado, principalmente quando incluía a escala, favoreceu o desempenho das crianças. Estes dados sugerem a importância de se considerar a influência dos diferentes suportes representacionais em contexto de educação matemática na escola fundamental.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to analyze both performance and problem-solving strategies concerning the use of spatial coordinates by six to eight years-old children. 36 pupils equally distributed by three age-levels (6, 7 and 8 years of age) were presented to two sets of problems: a) reproduction of the placement of a dot in a Cartesian, bi-axial space, trying to reproduce a previous placement in another bi-axial space; b) finding out the crossing-point of two moving dots in straight and perpendicular trajectories in a bi-axial Cartesian space. Each age-level was divided into groups differing in terms of available tools: standard and completely blank sheets of A4 paper, square-lined A4 sheets of paper, square-lined sheets of paper with a written numeric-scale aid. Older pupils showed significantly better performance than younger ones, especially in the first set of problems. The use of square-lined sheets of paper (especially when a numeric-scale was provided) showed also to be an important variable in order to explain better performances of certain groups of pupils. These data suggest the importance of taking into account representational aspects in didactic efforts of conceptual development in early mathematics education.
  • Aspectos psicogenéticos da prática do Jogo das Quatro Cores Artigos

    Silva, Lorena Clara Macedo da; Ortega, Antonio Carlos

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve por objetivo investigar, em uma perspectiva psicogenética, a influência do tipo de prática (individual ou em dupla) no nível de compreensão alcançado por crianças de 10 e 12 anos no Jogo das Quatro Cores. Na primeira etapa, avaliou-se o nível de compreensão das crianças quando pintavam três figuras, sendo que a maioria se encontrava no nível I. Na segunda etapa, realizou-se uma prática do jogo por meio de outras duas figuras, quando metade das crianças tentou pintá-las individualmente e, o restante, em dupla. Na terceira etapa, as crianças foram reavaliadas com base nos mesmos instrumentos utilizados anteriormente, sendo que a maioria dos mais jovens se encontrava no nível I e, a maioria dos mais velhos, no nível II. Comparando-se os resultados das duas avaliações, observou-se uma melhora no nível de compreensão, após a prática do jogo. No entanto, essa melhora não pôde ser atribuída ao tipo de prática realizada.

    Resumo em Inglês:

    This work aimed at investigating the influences from the practice type (individual or in couples) on the understanding level reached by children aged 10 and 12 years old in the Four Colors Game. In the first stage, the understanding level was assessed from the subjects when painting three illustrations, and most of them was in the level I. In the second stage, a practice of the game took place through other two illustrations, when half of the subjects tried to paint them individually and the other half in couples. In the third stage, the subjects were reassessed according to the same instruments used previously, and most of the youngest reached the level I while most of the oldest reached the level II. By comparing the results of the evaluations, we noticed an improvement in the understanding level, after the practice of the game. However, that improvement could not be attributed to the practice type of game.
  • Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários Artigos

    Gondim, Sônia Maria Guedes

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que utilizou a técnica dos grupos focais com o objetivo de investigar as expectativas de inserção futura no mercado de trabalho de estudantes universitários em fase de conclusão de curso. Foram compostos 13 grupos heterogêneos, de 2 a 6 participantes cada um, provenientes de 26 cursos. As sessões variaram de 40 minutos a duas horas, foram gravadas em vídeo cassete e transcritas para posterior análise. Os resultados foram submetidos às técnicas de análise de conteúdo. Destacam-se duas conclusões: i) não há clara definição do perfil profissional exigido no mercado de trabalho, o que prejudica a elaboração de planos futuros mais definidos e ii) o despreparo profissional está relacionado à qualidade dos estágios curriculares, avaliados como insuficientes e inadequados, o que compromete tanto o perfil profissional, quanto à inserção num mercado que coloca em xeque os limites rígidos entre alguns campos de atuação prática.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of a qualitative research that made use of focus groups in order to investigate the expectations of senior undergraduate students related to their future insertion in the job market. The students, coming from twenty-six different majors, were divided in thirteenth heterogeneous groups, each one composed of two to six members. The sessions, varying from 40 minutes to two hours, were recorded and transcribed for posterior analysis. The results were submitted to content analysis's techniques. Two conclusions deserve special emphasis: 1) there is no clear definition of the professional profile demanded by the job market, which makes the elaboration of future plans harder; 2) the lack of professional preparation is related to the insufficient and inadequate quality of the internship programs. This fact disqualifies the professionals, either in their profile or in their insertion in a job market that questions the rigid demarcations between some fields of practical endeavor.
  • Interações verbais e não-verbais entre mães-crianças portadoras de Síndrome de Down e entre mães-crianças com desenvolvimento normal Artigos

    Silva, Maria dos Prazeres Vieira da; Salomão, Nádia Maria Ribeiro

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo analisar as interações entre mães-crianças portadoras de síndrome de Down (SD) e entre mães-crianças com desenvolvimento normal, enfatizando-se os aspectos comunicativos. Participaram dois grupos: seis díades mães-crianças portadoras de SD, com idade entre 18 e 24 meses e seis díades mães-crianças com desenvolvimento normal, com idade entre 12 e 14 meses. Os dados foram coletados nas residências das díades, através de sessões de observações, registradas em vídeo-tape. Os resultados mostraram que, para ajudar os filhos a realizarem atividades, as mães das crianças portadoras de SD usaram o contato físico mais do que as mães das crianças com desenvolvimento normal. As crianças portadoras de SD responderam menos às solicitações verbais de suas mães do que as crianças com desenvolvimento normal. Tais resultados foram discutidos considerando-se suas implicações para o contexto interativo mãe-criança e para a aquisição da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated mother-child interactions in children with Down Syndrome and with normal development, considering the communicative aspects. In this study, two groups participated: six dyads mother-child with Down Syndrome, age between 18 and 24 months and six dyads mother-child with normal development, age between 12 and 14 months. The dyads were videotaped in their homes. The results indicated that the mothers of the children with Down Syndrome used more physical contact to help the children accomplish their activities, than the mothers of children with normal development. The children with Down Syndrome answered less to the mothers' verbal solicitations than the children with normal development. The results are discussed considering the implications for the mother-child interactive context and for language acquisition.
  • Consumo e subjetividade: trajetórias teóricas Artigos

    Mancebo, Deise; Oliveira, Dayse Marie; Fonseca, Jorge Guilherme Teixeira da; Silva, Luciana Vanzan da

    Resumo em Português:

    Considerando o consumo como o conjunto de processos socioculturais nos quais se realizam a apropriação e os usos dos produtos, este artigo tem por proposta uma análise histórica das principais teorizações sobre esta temática, com destaque às análises que se preocuparam com efeitos de subjetivação advindos da "sociedade de consumo". Apresenta e analisa as primeiras contribuições para esta discussão em Marx e em alguns autores da Escola de Frankfurt; discute os desenvolvimentos teóricos que buscam na Semiologia um apoio para a compreensão do comportamento consumista e finaliza com a apresentação e análise de algumas teorizações que tomaram a temática no contexto da globalização. O artigo conclui destacando a importância da continuidade dos estudos sobre a temática, que considerem as suas múltiplas facetas - econômicas, políticas, históricas, sociais, culturais e psicológicas - e que relevem, no exame empírico, a concreticidade de espaços sociais específicos.

    Resumo em Inglês:

    Considering the consumption as a set of sociocultural processes in which the appropriation and the uses of the products take place, this article proposes a historical analysis of the main theories about this topic, emphasizing the analysis that examined the effects of subjectivity on the "consumer society". It presents and analyzes the first contributions for this discussion in Marx and in some authors from the Frankfurt School; it discusses the theoretical developments that borrow from Semiology a support for the understanding of the consumption behavior and it concludes with the presentation and analysis of some theories that consider the topic in the global context. The paper concludes with an exam of the importance of further studies about consumption, considering its multiple interfaces, economical, political, historical, social, cultural and psychological, and that raise, in the empiric exam, the concrete aspect of specific social spaces.
  • A histeria em Freud e Flaubert Artigos

    Scotti, Sérgio

    Resumo em Português:

    Este artigo passa em revista o percurso de Freud nos seus textos sobre a histeria e outros correlatos e, seguindo a sugestão do inventor da psicanálise, dirige-se à consideração da personagem de um clássico da literatura, "Madame Bovary", de Flaubert, buscando apontar os traços estruturais da histeria a partir da trajetória tanto da personagem mencionada quanto da consideração de outras obras do mesmo autor.

    Resumo em Inglês:

    This article reviews Freud's course in his texts about hysteria and others related to it, and, following the suggestion of the inventor of psychoanalysis, intends to consider the character of a literary classic, Flaubert's "Madame Bovary", aiming to point out the structural aspects of hysteria from the course of both, the character already mentioned, and the consideration of other books by the same author.
  • Interação social e responsividade em ambientes doméstico e de creche: cultura e desenvolvimento Artigos

    Lordelo, Eulina da Rocha

    Resumo em Português:

    Visando descrever e comparar os níveis de interação em ambientes doméstico e de creche, incluindo diferentes indicadores de interação, o estudo observou 148 crianças em situação de brinquedo livre, 58 em creches e 90 em ambiente doméstico, de nível sócio econômico baixo e médio. As observações foram filmadas e segmentadas em 30 intervalos de 10 segundos, registrando-se as interações com adultos e outras crianças. Os resultados encontrados sugerem que casa e creche são diferentes quanto às oportunidades de interação, a casa favorecendo mais interações corporais, uma diferença não encontrada nas interações verbais. O conceito de interação, em sua relação com um quadro teórico de referência, emerge como crucial nesse estudo. Os resultados encontrados sugerem que os estudos na área problematizem os critérios de interação adotados, no sentido de buscar uma descrição mais abrangente do ambiente de desenvolvimento, em que o papel da cultura seja equacionado.

    Resumo em Inglês:

    Aiming to describe and compare the interactional levels in home and day-care centres environments, including different indicators of interaction, this study observed 148 children in free play situations, 58 in day-care centres and 90 in home environment, from low and medium SES. The observations were filmed and segmented in 30 intervals of 10 seconds. All adult-child and child-child interactions were coded. The results found suggest that home and day-care centres are different about the opportunity of interactions; at home, there are more body interactions, but this difference is not found in verbal interactions. The interaction concept seems crucial at this study. The results suggest that studies in the area should discuss the interaction criteria used, aiming a more comprehensive description about the development environment, in which the role of culture may be considered included.
  • Representações sociais sobre a saúde na velhice: um diagnóstico psicossocial na Rede Básica de Saúde Artigos

    Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz; Schulze, Clélia Maria Nascimento; Camargo, Brigido Vizeu

    Resumo em Português:

    O estudo tratou da temática da representação social da saúde na velhice. Participaram do estudo quatro grupos de sujeitos: um grupo de idosos doentes, um grupo de idosos saudáveis; um grupo de trabalhadores de um Centro de Saúde da rede municipal do Sistema Único de Saúde de Florianópolis e um grupo de pessoas que cuidavam de idosos no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Os dados foram coletados através da técnica de entrevista e a análise dos mesmos foi realizada com a ajuda de um software de análise quantitativa de dados textuais denominado Alceste. Os resultados mostraram que, ao que parece, os locais pesquisados ainda não conseguiram implementar todos os programas necessários para resolver os problemas de saúde da população idosa que atende. A teoria das representações sociais mostrou ser uma ferramenta muito importante para explorar necessidades de saúde sentidas pelos idosos participantes da pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The present study was concerned with the social representations of health in the old age. Four groups participated in the study: a group of unhealthy elderly people; a group of healthy elderly people; a group of municipal network health center workers from Florianópolis; and a group of care-takers who helped elderly relatives or friends hospitalized in the University Hospital in Florianópolis. Subjects were interviewed and the contents of their speech production were analyzed through the software Alceste. Results suggest subject’s dissatisfaction with policies designed to attend the elderly population with health problems. They also indicated that the social representations theoretical approach was useful to diagnose the needs of elderly group interview.
  • Escola experimental de primatas Artigos

    Galvão, Olavo de Faria; Barros, Romariz da Silva; Rocha, Aline Cardoso; Mendonça, Mariana Barreira; Goulart, Paulo Roney Kilpp

    Resumo em Português:

    Aproximando, metaforicamente, os termos "laboratório" e "escola", o presente trabalho apresenta um programa de pesquisa experimental que visa desenvolver procedimentos para a construção de repertório simbólico em macacos-prego (Cebus apella). A metáfora "laboratório-escola" justifica-se pela semelhança dos procedimentos de treino de discriminações ou relações com programas de ensino de tarefas gradualmente mais complexas. O desafio tem sido o de manter o comportamento dos "aprendizes" sob controle das propriedades da tarefa programadas pelo experimentador. Os procedimentos são permanentemente avaliados em função da efetividade para produzir a planejada formação de relações não diretamente treinadas entre estímulos. Os resultados obtidos demonstram a aquisição do conceito de identidade e indicam a possibilidade de ensino de repertórios mais complexos, que são pré-requisitos para o comportamento simbólico e o possível aproveitamento de tecnologia para ensino desse tipo de repertório a pessoas com dificuldades no desenvolvimento de funcionamento simbólico convencional.

    Resumo em Inglês:

    Equating, metaphorically, the terms "lab" and "school", this article presents an experimental research program aiming to develop procedures to build symbolic repertories in capuchin monkeys (Cebus apella). The metaphor "lab-school" arises from the similarity of the training procedures, used to teach discriminations or stimulus relations, to teaching programs used to introduce gradually more complex tasks. The challenge has been to keep the behavior of the "learners" under the control of the task properties, as programmed by the experimenter. Results document the acquisition of generalized identity and indicate the possibility of teaching more complex repertoires that are prerequisite for symbolic behavior and the possible application of the developed technology in teaching such repertoires to persons with difficulties to develop conventional symbolic functioning.
  • A narrativa como uma técnica de pesquisa fenomenológica Artigos

    Dutra, Elza

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta a narrativa, segundo as idéias de Walter Benjamin, como uma modalidade de pesquisa na perspectiva fenomenológica. A partir de estudo realizado pela autora através de narrativas, introduzem-se os fundamentos teóricos e metodológicos da perspectiva fenomenológica, ancorados na ontologia heideggeriana e nas idéias de teóricos da abordagem fenomenológica e existencial na Psicologia. Pretende-se mostrar que a experiência, dimensão existencial do viver, pode ser abordada e compreendida através da narrativa, o que torna esta técnica apropriada à pesquisa de inspiração fenomenológica e existencial.

    Resumo em Inglês:

    The focus of this paper is the narrative as a modality of phenomenological research according to Walter Benjamin’s conception. Using narratives, the author discusses the theoretical and methodological framework of phenomenology, based on heideggerian ontology and on the phenomenological and existential psychology. The purpose of this discussion is to demonstrate that experience, as a existential dimension of living, can be studied through narratives, a suitable technique for existential and phenomenological research.
  • Dinheiro no Brasil: um estudo comparativo do significado do dinheiro entre as regiões geográficas brasileiras Artigos

    Moreira, Alice da Silva

    Resumo em Português:

    Este estudo comparou o significado do dinheiro predominante nas regiões brasileiras usando a Escala de Significado do Dinheiro (ESD), composta pelos componentes Desigualdade, Progresso, Cultura, Poder, Desapego, Conflito, Estabilidade, Sofrimento e Prazer. O estudo foi conduzido com amostra de 760 sujeitos, 60% mulheres, com idades, ocupações e renda variadas, e mais de cinco anos de residência no local. Os resultados indicaram diferenças significativas em todos os componentes, exceto Prazer e Sofrimento, e padrões diferenciados: maior Estabilidade no Norte, maior Conflito e Desapego no Nordeste, menor Estabilidade e Poder no Distrito Federal, menor Conflito e Poder no Sul, e no Sudeste, maior Poder, Desigualdade, Cultura, Prazer e Sofrimento e menor Desapego. Exame separado da região Sudeste indicou maior diversidade interna do que entre as regiões do país. Estes resultados são discutidos a partir de diferenças histórico-culturais e estereótipos, indicando a sensibilidade da ESD para discriminar perfis de significado do dinheiro.

    Resumo em Inglês:

    This study compared the meaning of money that prevail in Brazilian Regions using the Money Meaning Scale (MMS), composed by Inequality, Culture, Power, Progress, Detachment, Conflict, Stability, Pain and Pleasure Factors. The study was carried out with a sample of 760 subjects, 60% women, with varied ages, occupation and income, and more than five years living in the place. Results indicated significant differences in all components, except Pleasure and Pain, and differential patterns: higher Stability in the North, higher Conflict and Detachment in the Northeast, lower Stability and Power in the Federal District, lower Power and Conflict in the South, and in the Southeast higher Power, Inequality, Culture, Pleasure and Pain, and lower Detachment. A separated exam of the Southeast showed a higher internal diversity than among Brazilian Regions. These results are discussed considering historic-cultural aspects and stereotypy. It indicated that MMS is sensitive to discriminate meaning of money profiles.
  • Imagens e significado e o processamento dos estereótipos Artigos

    Pereira, Marcos Emanoel; Ferreira, Fernanda de Oliveira; Martins, Aretha Henrique; Cupertino, Cleciane Morosino

    Resumo em Português:

    Este trabalho avaliou a influência da representação do conhecimento mediante significados e imagens no processamento dos estereótipos. Utilizando a escala de distância social de Bogardus, procurou-se determinar se a avaliação de uma categoria alvo, realizada por meio da simples apresentação do rótulo verbal da categoria, diferia de uma avaliação em que se acrescentava, durante a apresentação, uma fotografia de exemplares típicos de cada categoria. Um segundo foco de interesse procurou determinar os efeitos contextuais na avaliação dos estereótipos, no caso, a influência do tamanho da cidade de residência do participante na avaliação da distância social. Os resultados apontaram diferenças significativas na avaliação da categoria alvo quando apresentada por meio de estímulos inteiramente abstratos, se comparada com a avaliação realizada quando foram acrescentadas fotografias de exemplares do grupo alvo. Além disso, o tamanho da cidade de residência do participante influenciou o grau de distância social em relação aos membros da categoria alvo.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to evaluate the influence of two basic forms of representation of knowledge, through meanings and through images, in the process of creating stereotypes. By adopting a modified version of Bogardus's scale of distance, it seeks to determine whether the evaluation of a target category, through a simple presentation of the verbal label of it, differs from another evaluation, in which is added, during its presentation, a photograph of a typical sample of the mentioned category. A second focus of interest tries to determine the influence of contextual effects on the evaluation of stereotypes. The aspect chosen here is the influence of the size of city on the participant evaluation of social distance. The results point out a remarkable difference in the evaluation of the target category when participants were exposed to entirely abstract stimuli, compared to when photos of examples from the target group were added to it. In regard to size of city, this study concluded that it has a vivid influence on the degree of social distance of the participants in relation to members of the target category. It presents also some considerations on the utilization of semantic priming in contemporary experimental research about stereotypes.
  • Interação mãe-criança: enfoques teóricos e implicações decorrentes de estudos empíricos Artigos

    Zamberlan, Maria Aparecida Trevisan

    Resumo em Português:

    Este trabalho consistiu na revisão das principais posições teóricas sobre a relação mãe-criança e as decorrências metodológicas de tais concepções nos dados empíricos delas resultantes. A análise desses dados permite destacar dois aspectos: (1) que a presença da mãe age como facilitador para um conjunto significativo de aspectos do desenvolvimento do bebê, com destaque para a organização de "estados", características sensório-perceptivas, cognição a partir do elo de ligação criado entre ambos; (2) muitas características dos infantes importantes à interação eliciam responsividade e cuidados dos agentes com os quais os bebês interagem no sentido de harmonizar-se ou de sincronizar-se em tal relação. Essa mutualidade já se faz presente nos primórdios do desenvolvimento social inicial.

    Resumo em Inglês:

    This paper consisted of a review of the most important theoretical views about the mother child relationship on the conceptual approaches and their possible effects on methodology. Empirical data resulted from research on the area have shown that: (1) the mother is an effective facilitator on a set of domains of infant's development, with focus on the "states organization", sensorial-perceptual capacities and cognition; (2) characteristics of infant and mother as interactive agents - mutuality - aiming to promote harmonic and synchronic relationship between the dyad are present on early social development.
  • Sofrimento psíquico e trabalho de profissionais de enfermagem Resenha

    Lemos, Jadir Camargo; Cruz, Roberto Moraes; Botomé, Silvio Paulo
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