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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 8, Número: 3, Publicado: 2003
  • Periodicidade quadrimestral Editorial

    Pinheiro, José Q.
  • A Teoria das Facetas: noções básicas Artigos

    Bilsky, Wolfgang

    Resumo em Português:

    A Teoria das Facetas é um procedimento de pesquisa metateórico. Ela oferece um marco de referência formal que facilita o desenvolvimento de teorias e o estabelecimento de hipóteses, utiliza métodos que requerem um mínimo de restrições estatísticas e inter-relaciona sistematicamente delineamento de pesquisa, coleta de dados e análise estatística. Neste artigo esboçam-se os componentes básicos desta teoria, ilustra-se a aplicação da análise da estrutura de similaridades - um método freqüentemente empregado no contexto da Teoria das Facetas - e esquematizam-se os diversos papéis que as facetas desempenham na análise multidimensional. Isto é realizado usando como ilustração exemplos advindos da pesquisa de motivação e de valores, bem como estudos sobre medo do delito.

    Resumo em Inglês:

    Facet Theory is a meta-theoretical approach to research. It offers a formal frame of reference for theory construction and hypothesis building, uses methods that require a minimum of statistical assumptions, and interrelates research design, data collection and statistical analysis systematically. In this article, the basic components of Facet Theory are outlined, the application of Similarity Structure Analysis, a method frequently used in the context of Facet Theory, is illustrated, and the different roles that facets are likely to play in multidimensional analysis are sketched out. This is accomplished by using examples from motivational and values research, as well as studies on fear of crime.
  • Separação: o doloroso processo de dissolução da conjugalidade Artigos

    Féres-Carneiro, Terezinha

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo investigar como homens e mulheres das camadas médias da população vivenciam o processo de dissolução do casamento e buscam reconstruir suas identidades individuais, após a separação conjugal. Foi realizada uma pesquisa de campo com 16 mulheres e 16 homens das camadas médias da população carioca, com idades variando de 25 a 35 anos (1ª faixa etária) e de 45 a 55 anos (2ª faixa etária), separados legalmente ou não do primeiro casamento e que ainda não estavam recasados. Os dados foram levantados através de entrevistas semi-estruturadas. Não foram encontradas diferenças relevantes entre os dois grupos etários, entretanto foram constatadas diferenças entre as vivências masculinas e femininas em relação às seguintes categorias de análise: desejo de separação, decisão de separação, processo de separação e reconstrução da identidade individual.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to investigate how middle class men and women experience the process of marriage dissolution and seek to reconstruct their individual identity after marital separation. A field study was conducted with 16 middle class women and 16 middle class men, living in Rio de Janeiro. Their age range varied from 25 to 35 years (1st age group) and from 45 to 55 years (2nd age group). All subjects had been married once, were separated and had not remarried again. The data were obtained through semi-structured interviews. Relevant differences were not observed between the two age groups, although differences between male and female experiences were examined according to the following evaluation categories: willingness to separate, decision to separate, separation process and reconstruction of individual identity.
  • Status socioeconômico na pesquisa psicológica brasileira: I. validade, mensuração e aplicação Articles

    Ribas Jr., Rodolfo de Castro; Moura, Maria Lucia Seidl de; Soares, Isabela Dias; Gomes, Alessandra Aparecida do Nascimento; Bornstein, Marc H.

    Resumo em Português:

    Esta revisão teve os seguintes objetivos: descrever e discutir concepções teóricas acerca do constructo status socioeconômico (SSE) e argumentar no sentido de seu papel vital na pesquisa psicológica; apresentar e analisar procedimentos empregados para medir SSE e tendências em sua utilização; rever e discutir a utilização de medidas de SSE na literatura psicológica brasileira. A posição relativa de indivíduos, famílias e grupos em uma determinada hierarquia (freqüentemente convertida em um escore produzido por uma escala) é o que tem sido freqüentemente chamado de status socioeconômico. Os principais indicadores de SSE são discutidos em relação a suas vantagens e desvantagens. Uma avaliação sistemática de artigos da base de dados PsycARTICLES foi conduzida e revelou que a percentagem de artigos publicados anualmente que empregou o status socioeconômico aumentou sistemática e substancialmente de 1988 a 2000. No entanto, SSE é consistentemente mais aplicado em certas áreas de pesquisa do que em outras (e.g., psicologia do desenvolvimento, clínica e social). Uma análise de conteúdo do uso do SSE em artigos publicados de 1981 até 2001 em três periódicos de psicologia brasileiros qualificados foi realizada. O principal resultado dessa análise é de que medidas confiáveis de SSE não são comumente utilizadas na literatura psicológica brasileira. Os resultados das revisões e análises são discutidos em termos de implicações para o aprimoramento da literatura psicológica com relação a essa variável (SSE), especialmente no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This review has several objectives: To describe and discuss theoretical conceptions of the construct of socioeconomic status (SES) and to argue for its vital role in psychological research; to present and analyze procedures employed to measure SES and trends in their utilization; and to review and discuss the use of SES measures in Brazilian psychological literature. The relative position of individuals, families, and groups in a given hierarchy (frequently converted into a score produced by a scale) is what has usually been called SES. The main indicators and procedures used to measure SES are discussed in regard to its advantages and disadvantages. A review of the literature offers evidence of the importance of the SES in different psychological processes. A systematic evaluation of articles from the PsycARTICLES database was conducted and revealed that the percentage of articles published annually that employed socioeconomic status increased steadily and substantially from 1988 through 2000 and that SES has been consistently applied more in some research areas (e.g., developmental, clinical, social psychology). A content analysis of the use of SES in articles published from 1981 through 2001 in three prominent Brazilian psychology journals was conducted showing that reliable SES measures are not commonly used in the Brazilian psychological literature. The results of these reviews and analyses are discussed in terms of their implications for further progress of psychological literature, especially in Brazil, with regard SES.
  • Status socioeconômico na pesquisa psicológica brasileira: II. status socioeconômico e conhecimento parental Articles

    Ribas Jr, Rodolfo de Castro; Moura, Maria Lucia Seidl de; Bornstein, Marc H.

    Resumo em Português:

    Embora os estudos sobre cognições e práticas parentais em diferentes culturas venham aumentando sistematicamente nos últimos anos, pesquisas sobre o conhecimento do desenvolvimento infantil e práticas parentais raramente vêm sendo conduzidas fora dos Estados Unidos. No Brasil praticamente não há literatura nessa área. Este estudo buscou responder a duas perguntas básicas: O que as mães brasileiras sabem sobre desenvolvimento infantil e as práticas parentais? Como este conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e práticas parentais varia com o status socioeconômico e, em particular, com a educação das mães? Estudos vêm ressaltando a relevância do status socioeconômico para a análise de vários processos e produtos psicológicos. Porém, a relevância do status socioeconômico para o entendimento da cognições e práticas parentais ainda está sendo discutida. Uma versão em português do Knowledge of Infant Development Inventory (KIDI ) foi administrada em uma amostra de 64 mães primíparas, e dados sobre o status socioeconômico das família foram coletados. Foram analisadas as relações entre o status socioeconômico e alguns de seus componentes sobre o conhecimento do desenvolvimento infantil e de práticas parentais. Verificou-se que, em média, as mães brasileiras obtiveram um escore mais baixo no KIDI do que as mães norte-americanas. Não foram verificadas diferença entre mães de meninos e mães de meninas no KIDI. Todas as variáveis investigadas, exceto idade de mães e pais e status ocupacional das mães, mostraram correlação significativa com KIDI. A educação de mãe foi o melhor preditor dos escores no KIDI. Este estudo dá apoio à visão de que diferenças no conhecimento do desenvolvimento infantil e práticas parentais estão relacionadas principalmente ao nível educacional, um dos principais indicadores do status socioeconômico e têm implicações para o desenvolvimento de programas educacionais para os pais.

    Resumo em Inglês:

    Although studies of parenting cognitions and practices across cultures have increased systematically in the last years, research specifically on parents' knowledge of childrearing and child development remains very little frequent in non-U.S. settings. In Brazil this issue is still underresearched. This study addressed two main questions: What do Brazilian mothers know about childrearing and child development? How does this knowledge vary with their socioeconomic status and education in particular? A Brazilian version of the Knowledge of Infant Development Inventory (KIDI) was administered to a sample of 64 primiparous mothers, and data about the family's socioeconomic status were collected. Relations of SES and some of its components to parents' knowledge about childrearing and child development were then analyzed. The mean total correct score obtained by the Brazilian mothers on the KIDI was lower than the mean score obtained by the American mothers. There were no differences between KIDI scores obtained by mothers of boys and mothers of girls. Mothers' education was the best predictor of the KIDI. This study gives support to the view that differences in parenting knowledge are ascribable primarily to variation in educational attainment, a principal indicator of SES, and has implications for the development of parental educational programs.
  • Desenvolvimento e validação da escala de civismo nas organizações Artigos

    Porto, Juliana Barreiros; Tamayo, Álvaro

    Resumo em Português:

    Um crescente interesse pelo estudo do civismo nas organizações tem sido observado pela sua importância para sobrevivência e alcance da efetividade organizacional. Civismo nas organizações são atos espontâneos dos trabalhadores que beneficiam o sistema organizacional. Os instrumentos utilizados para medir esses comportamentos, na sua maioria, têm apresentado falhas devido à confusão sobre o conceito ou deficiência nos coeficientes de precisão. Constituiu-se objetivo deste trabalho desenvolver e validar um instrumento de medida de intenção comportamental de civismo nas organizações. O instrumento foi aplicado em 1110 funcionários de diversas organizações do Distrito Federal. Os dados obtidos foram submetidos a análises fatoriais utilizando-se o método Paf com rotação oblíqua. Os resultados indicaram 5 fatores com alfa de Cronbach superior a 0,80. Há indicação de uma estrutura de segunda ordem e são discutidas as limitações do uso da escala. Conclui-se que a validação da escala foi devidamente estabelecida e que esta pode ser utilizada em pesquisa e, mesmo, para diagnóstico organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Organizational civism is an organizational behavior that enables organizational effectiveness. Organizational civism are spontaneous behaviors that favor organizational system. Most of the instruments used to measure these behaviors have deficiencies in their reliability or in the operationalization of the construct. The purpose of this study was to develop and validate a scale of organizational civism behavior intention. The instrument was responded by 1110 employees of various organizations from the Federal District of Brazil. A factorial analysis was performed using the Paf method with Oblimim rotation. The results indicated five factors with Cronbach's alpha higher than 0.80. It is suggested a second order structure and the limitations of the use of scales are discussed. The validation of this scale was established and it may be used in research and organizational interventions as well.
  • O impacto da depressão pós-parto para a interação mãe-bebê Artigos

    Schwengber, Daniela Delias de Sousa; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    O presente artigo examina algumas questões teóricas e estudos empíricos a respeito do impacto da depressão pós-parto para a interação mãe-bebê. Analisam-se as características da depressão pós-parto e fatores de risco associados à sua ocorrência. Discutem-se, em particular, as repercussões do estado depressivo da mãe para a qualidade da interação com o bebê e, conseqüentemente, para o desenvolvimento posterior da criança. Os estudos revisados sugerem que a depressão pós-parto afeta a qualidade da interação mãe-bebê, especialmente no que se refere ao prejuízo na responsividade materna. Por outro lado, apontam que os efeitos da depressão da mãe na interação com o bebê dependem de uma série de fatores, o que não permite a realização de um prognóstico baseado em fatores isolados.

    Resumo em Inglês:

    The present article examines some theoretical aspects and empirical studies related to the impact of postpartum depression to mother-child interaction. The characteristics of postpartum depression and the risk factors related to its occurrence are also examined. Furthermore, it discusses the consequences of maternal depressed state to mother-child interaction and to child development. The revised studies suggest that postpartum depression negatively affects the mother-child interaction quality, particularly maternal responsivity. On the other hand, studies show that postpartum depression effects on mother-child interaction depend on various factors, which makes it impossible for us to make predictions based on any isolated factor.
  • No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários Artigos

    Del Prette, Almir; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira

    Resumo em Português:

    Com base nos atuais desafios inerentes à inserção no mercado de trabalho e a crescente valorização da competência para as relações interpessoais nesse contexto, descreve-se um programa de treinamento de habilidades sociais conduzido em um grupo formado por dez universitários em fase final de graduação na área de ciências exatas. O programa, com delineamento A-B-A, teve uma duração de trinta e seis horas, em duas sessões semanais de aproximadamente duas horas cada e foi planejado em módulos teórico e prático, que ocorriam em uma mesma sessão. A avaliação da intervenção foi realizada por meio da aplicação de um inventário tipo auto-relato (IHS-Del-Prette) antes e depois da intervenção e da avaliação por pares ao final do programa. Os resultados indicaram diferenças significativas (teste de Wilcoxon) entre os escores pré e pós-intervenção para a maioria dos participantes e avaliações positivas dos colegas com relação a tais mudanças.

    Resumo em Inglês:

    Considering the current challenges concerning the insertion in the work context and the growing valorization of the interpersonal competence by employers, this paper describes a group program of social skills training with ten undergraduates attending the final stages of their courses, all in the area of exact sciences. The program, with A-B-A design, lasted thirty-six hours, with two weekly sessions of about two hours each. The whole program was planned in theoretical and practical modules, both occurring in a single session. The program was evaluated with the application of a self-report inventory (HIS-Del-Prette) before and after the intervention and with a peer evaluation at the final session. The results indicated significant differences (Wilcoxon test) between the first and final intervention scores for most of the participants with peer positive evaluations about these changes.
  • A Psicologia no novo contexto mundial Artigos

    Leitão, Carla Faria; Nicolaci-da-Costa, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Profundas alterações no mundo contemporâneo criaram um novo contexto de produção científica, caracterizado pela desconstrução de antigas teorias e pela construção de uma nova rede de conhecimentos. Neste artigo, analisamos algumas teorias recentemente desenvolvidas nas ciências sociais e na filosofia que compõem esta rede: as teorias pós-modernas, as teorias da modernização reflexiva e a teoria da Revolução da Tecnologia da Informação. Visamos com isto munir os psicólogos de conhecimentos advindos de outros campos disciplinares que sirvam como ponto de partida para a análise das mudanças subjetivas introduzidas pelo novo cenário mundial. Argumentamos que a psicologia ainda observa o homem contemporâneo a partir de categorias tradicionais, desconsiderando que transformações sociais profundas geram impactos psicológicos não menos profundos e dificilmente captáveis a partir de antigos referenciais. Concluímos que um conhecimento mais aprofundado das transformações radicais em curso no mundo atual pode ajudar os psicólogos a rever suas antigas certezas a respeito do homem e a aventurar novos olhares sobre os também novos fenômenos humanos.

    Resumo em Inglês:

    Profound changes in the contemporary world have created a new context for scientific work, characterised by the deconstruction of old theories and the construction of a new network of knowledge. In this article, we analyse a few theories recently developed in the social sciences and in philosophy that make up this network: post-modernist theories, reflexive modernisation theories and Information Technology Revolution theory. In this way, we aim to provide psychologists with insights produced in other fields of knowledge that can serve as a starting point for the analysis of the subjective changes introduced by the new global scenario. We argue that psychology still observes contemporary man on the basis of traditional categories, ignoring the fact that profound social changes generate similarly profound psychological impacts that are unlikely to be detected through the use of old interpretation frameworks. We conclude that a better understanding of the radical changes our world is undergoing should help psychologists revise old certainties and look at new human phenomena in new ways.
  • A natureza motivacional dos valores humanos: evidências acerca de uma nova tipologia Artigos

    Gouveia, Valdiney V.

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma tipologia nova dos valores básicos, fundamentada nas necessidades humanas. Tais valores representam teoricamente três critérios de orientação, cada um subdividido em duas funções psicossociais: pessoal (experimentação e realização), central (existência e suprapessoal) e social (interacional e normativa). Foram consideradas duas amostras diversificadas (N = 606). Esta tipologia foi testada em relação aos seguintes aspectos: (1) estrutura interna - uma análise de escalonamento multidimensional (MDS) permitiu visualizar os três critérios de orientação teorizados, e uma análise fatorial confirmatória comprovou a existência das suas respectivas funções psicossociais; (2) convergência com a teoria de Schwartz - uma MDS mostrou que as seis funções psicossociais e os dez tipos motivacionais de valores aparecem em diferentes regiões espaciais, porém podem ser interpretados nos mesmos termos; e (3) predição do grau de religiosidade - consistentemente, esta variável se correlacionou em sentido positivo e negativo, respectivamente, com os valores normativos e de experimentação. Em suma, esta tipologia não é incompatível com a que propõe Schwartz, referendando a natureza motivacional dos valores humanos. Não obstante, tem a vantagem de ser mais parcimoniosa, assumindo um menor número de valores básicos.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a new typology of basic values, based on human needs. Such values were theorized to represent three criteria of orientation, each one divided in two psychosocial functions: personal (experiential and promotion), central (preservation and supra-personal), and social (interactional and normative). Data were obtained from two diverse samples (N = 606). This typology was tested regarding to: (1) internal structure - a multidimensional scaling (MDS) permitted viewing these three criteria of orientation, and a confirmatory factor analysis proved their corresponding psychosocial functions; (2) convergence to Schwartz' theory - a MDS showed that the six psychosocial functions and the ten motivational types of values appeared in different spatial regions, but they were interpreted in the same terms; and (3) prediction of religiosity degree - consistently, this variable was positively and negatively correlated with normative and experiential values, respectively. In brief, this typology was not incompatible with Schwartz' theory, and supports the motivational nature of human values. However, it is more parsimonious, assuming a reduced set of basic values.
  • O corpo como expressão e linguagem em Merleau-Ponty Artigos

    Furlan, Reinaldo; Bocchi, Josiane Cristina

    Resumo em Português:

    Nosso artigo discorre sobre a importância da noção de corpo na filosofia de Merleau-Ponty. Essencialmente presente nas manifestações intersubjetivas, o corpo encarna a possibilidade de compreensão dos gestos e das palavras, assinalando o caráter corpóreo da significação, cuja apreensão está na reciprocidade de comportamentos vividos na dimensão social. Desenvolvemos também seu conceito de linguagem falada; segundo Merleau-Ponty, o sentido da linguagem expressiva teria sido expropriado da palavra pelas concepções empirista e idealista, fundadas na dicotomia cartesiana. Merleau-Ponty observa uma imanência do sentido na palavra, apontando que a compreensão da linguagem remonta à análise de seu movimento expressivo originário: o gesto. O caráter fundador da linguagem mostra-se nas relações ambíguas entre fala e pensamento, sentido e palavra, significante e significado. Esta ambigüidade, presente em todas as formas de linguagem, constitui a natureza do fenômeno expressivo, revelando a abertura de nossa faticidade originária ao mundo e a nós mesmos.

    Resumo em Inglês:

    Our article is about the importance of the body notion in the philosophy of Merleau-Ponty. Present in communication, the body incarnates the possibility of understanding gestures and words, stressing the bodily character of significance, the apprehension of which lies in the reciprocity of behaviors experienced in the social dimension. We also develop the concept of spoken language; according to Merleau-Ponty, the sense of language was expropriated of the word by the empiricist and idealist conceptions, based in Cartesianism. Merleau-Ponty observes an immanence of the sense in the word, pointing that the understanding of the language refers to the analysis of the original expressive gesture. The founder character of language is shown in the ambiguous relationships between speech and thinking, meaning and word, significance and significant. This ambiguity, present in all forms of language constitutes the very nature of the expression.
  • Caracterização da clientela atendida no Núcleo de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Espírito Santo Artigos

    Louzada, Rita de Cássia Ramos

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta o perfil da clientela do Núcleo de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Espírito Santo, de acordo com as seguintes variáveis: sexo, idade, renda familiar, escolaridade, local de moradia, ocupação, motivo da consulta e forma de encaminhamento. Com base nos dados encontrados são feitas reflexões em torno da estruturação deste tipo de serviço, suas articulações com os serviços de saúde mental da rede pública e a formação de psicólogos no âmbito do Estado do Espírito Santo.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the profile of the clients assisted at "Núcleo de Psicologia Aplicada" of Federal University of Espírito Santo, according to the following variables: sex, age, family income, education, place of residence, occupation, reasons for consultation and types of assistance provided. Based on data obtained, some reflections are presented in regard to the organization of this kind of service, its relations with public mental health services and the professional preparation of psychologists in the state of Espírito Santo.
  • Percepção da fala em bebês no primeiro ano de vida Artigos

    Tristão, Rosana Maria; Feitosa, Maria Angela Guimarães

    Resumo em Português:

    A fala humana é um som de grande complexidade, cujo processamento perceptual, produção e relações com a linguagem e a cognição necessitam de uma análise integrada, tanto do ponto de vista do conhecimento disponível como também das especificidades metodológicas. Neste artigo faz-se uma breve revisão da literatura sobre as principais aquisições e desenvolvimento da linguagem no primeiro ano de vida de bebês com desenvolvimento normal com enfoque na percepção da fala humana. Busca-se, também, analisar a ocorrência de distúrbios auditivos que podem causar alterações na percepção da fala, com possíveis implicações para o desenvolvimento pré-lingüístico. Atenção especial é dada ao desenvolvimento da habilidade de percepção de fala e de linguagem em bebês com síndrome de Down. É analisada a predisposição, nesta população, a problemas audiológicos, sua relação com alterações no desenvolvimento de linguagem, e a tendência apresentada no primeiro ano de vida para padrões diferenciados de atenção à fala.

    Resumo em Inglês:

    Human speech is a highly complex sound; whose perceptual processing, production and relations to language and cognition require an integrated analysis, not only from the viewpoint of available knowledge but also of its methodological specificities. This article presents a brief review of the literature on the main acquisitions and development of language in the first year of life of normally developing infants, with emphasis on speech perception. One also analyzes the occurrence of auditory disturbances in the first year of life that could jeopardize speech perception, with possible implications for pre-linguistic development. Special attention is give to the development of speech perception and language in Down syndrome infants. The predisposition to audiologic problems, its relation to impairment in the development of language, and the tendency presented in the first year of life of differential patterns of attention to speech is analyzed in this population.
  • O amor no feminino: ocultamento e/ou revelação? Artigos

    Araújo, Denise Ramalho Dantas de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir implicações do relacionamento amoroso ser ou não visível e compartilhado pelos parceiros amorosos, de uma forma livre e espontânea, com todos os grupos sociais a que pertencem, ou pelos quais circulam. As histórias de vida amorosa de três mulheres paulistanas, coletadas em entrevistas, constituem o corpus da pesquisa. O trabalho teve uma abordagem qualitativa, enquadrando-se no enfoque compreensivo. A revelação da existência do relacionamento amoroso - a sua publicização angaria - ganhos psicológicos para a parceira amorosa que vão além dos efeitos de liberação da tensão do ocultamento é a tese defendida neste ensaio. A existência de um refluxo sobre o próprio relacionamento amoroso, parte integrante do processo de amadurecimento pessoal, é a conclusão principal do trabalho. Os discursos ainda desvelaram outras posições entre as entrevistadas: o que é mais significativamente apreendido como amor agrega, fundamentalmente, eros e philia; amor é comunicação; o humor e a brincadeira são essenciais no relacionamento amoroso significativo e isto requer uma atuação segundo o verdadeiro-self.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to discuss implications of the loving relationship when it is or not visible and shared by the loving partners, in a free and spontaneous way, with all the social groups they belong to, or they socialize with. The love life stories of three women from the city of São Paulo, collected through interviews, make up the corpus of the research. The approach is qualitative and it fits into the comprehensive focus. The revelation of the existence of the loving relationship - when it becomes public - produces psychological benefits for the female loving partner that go beyond the effects of releasing the tensions of a secret relationship is the thesis defended in this essay. The existence of a reflection on the same loving relationship, integral part of the process of personal maturity, is the main conclusion of the article. The speeches also unveiled other postures among the interviewed people: what is more significantly understood as love involves, basically, eros and philia; love is communication; the sense of humor and playing are essential to a significant loving relationship and this requires acting according to the true self.
  • Competência social de psicóticos: o comportamento de olhar nas fases de escuta e de elocução de interações sociais Artigos

    Bandeira, Marina; Machado, Elaine Leandro; Barroso, Sabrina Martins; Gaspar, Tais Ribeiro; Silva, Magali Milene

    Resumo em Português:

    Investigou-se o comportamento de olhar nas fases de escuta e elocução de interações sociais de 35 pacientes psicóticos comparativamente a 35 sujeitos não-clínicos. Dois observadores treinados observaram os sujeitos em 4 situações sociais de fazer e receber críticas, em desempenho de papéis, gravados em vídeo. Variou-se o tipo de situação e o gênero do interlocutor. Os resultados mostraram maior duração e freqüência de olhar o interlocutor e maior fixidez do olhar no grupo dos pacientes. Ambos os grupos olharam mais o interlocutor na escuta do que na elocução, tal como esperado, tendo os pacientes discriminado menos as fases. Ambos os grupos olharam menos para o interlocutor aos receber do que ao fazer críticas e olharam menos para o interlocutor masculino do que feminino. Estes resultados replicam dados de outros pesquisadores e sugerem uma dificuldade dos pacientes em processos cognitivos envolvidos nas interações sociais e resolução de problemas.

    Resumo em Inglês:

    This research investigated the characteristics of gaze in the listening and talking phases of social interactions, for 35 psychotics compared to 35 non-clinical subjects. Two judges observed them interacting with trained partners in 4 videotaped role-play situations, regarding giving and receiving criticism. Types of situations and gender of partners were varied. Results showed significant greater duration and frequencies of gaze and more fixed gaze in patients group. Both groups looked more to the partner during listening than talking phase of the interactions, as expected, the patients discriminating less between phases. Both groups looked less in the situations were they have been criticized than in situations where they criticized the partners. Both groups looked less when interacting with male partner, specially the patients. These results in general replicated data from other researchers and indicated which specific dimensions of looking need to be addressed in social skills training for psychiatric patients.
  • Mídia, violência e alteridade: um estudo de caso Artigos

    Ramos, Fabiana Pinheiro; Novo, Helerina Aparecida

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente trabalho é discutir algumas representações que circularam na mídia impressa a respeito do caso de um seqüestro de ônibus que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em junho do ano 2000. O seqüestro foi transmitido ao vivo pela TV e teve um desfecho trágico, tendo recebido ampla cobertura nos meios de comunicação. Foram analisadas duas matérias de revistas semanais de circulação nacional e setenta matérias de um jornal de grande circulação em São Paulo e no resto do país. A discussão é centrada na figura do agente da violência - o criminoso, a partir da perspectiva da produção da alteridade. Os resultados apontam que a mídia, na maioria das vezes, contribui para a mitificação do fenômeno da violência e para a manutenção da concepção de que a violência é um problema individual de alguém que não sabe lidar com suas emoções e dificuldades, e que merece, portanto, ser excluído do convívio social.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to discuss some representations that circulated on press media about the bus kidnapping case that occurred in the city of Rio de Janeiro, in June 2000. The kidnapping was aired live on TV with a big mass media coverage, and it had a tragic end. Our analysis comprised two reports of magazines of national circulation and seventy news reports of an important newspaper from São Paulo, read all over the country. The focus of the analysis is the figure of the agent of violence - the criminal, adopting the otherness production perspective. The results showed that media contribute to mystify the violence, and to sustain the conception that violence is an individual problem of someone who cannot deal with emotions and difficulties, and therefore deserves to be excluded from social ground.
  • Comunicação dos conhecimentos produzidos em análise do comportamento: uma competência a ser aprendida? Artigos

    Carmo, João dos Santos; Batista, Marcelo Quintino Galvão

    Resumo em Português:

    Analistas do comportamento têm dificuldades em comunicar seus conhecimentos para outras comunidades de cientistas e, principalmente, para as comunidades que poderiam aplicá-los, tais como professores, pais, enfermeiros, engenheiros, etc. Este ensaio apresenta reflexões e fomenta discussões relativas à análise de razões pelas quais ocorrem essas dificuldades e de busca de meios para as superar. A adequada comunicação entre analistas e não-analistas é importante devido ao retorno social que dela resulta.

    Resumo em Inglês:

    Behavior analysts have some difficulties in communicating their knowledge to other scientific communities, mainly to those that could apply it, like teachers, parents, nurses, engineers and so on. This essay presents some reflections, as well as promotes discussions, on the reasons why those difficulties occur, and points out ways to overcome them. The adequate communication between behavior analysts and non-analysts is important on account of the social return it conveys.
  • A constituição social da mente: (re)descobrindo Jerome Bruner e construção de significados Artigos

    Correia, Mônica F. B.

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo analisar como a mente se torna social, à luz das idéias de Bruner e frente às idéias de Valsiner. Bruner entende a mente como criadora de significados e busca compreender a interação através da qual a mente constitui e é constituída pela cultura. Propõe uma psicologia interessada na ação e seu caráter situacional, assim como nas formas em que os seres humanos produzem significados nos contextos culturais. As pessoas, para Bruner, são resultado do processo de produção de significados, realizado com o auxílio dos sistemas simbólicos da cultura. O artigo aborda os temas centrais discutidos pelo autor para fundamentar tais pressupostos. Valsiner aparece como um estudioso contemporâneo e em evidência, cujas premissas reivindicam mudanças, principalmente nas pesquisas em Psicologia do Desenvolvimento, semelhantes àquelas apresentadas por Bruner há 50 anos. Estas discussões tornam-se relevantes nos "espaços da Psicologia", especialmente aqueles relacionados à pesquisa e à Educação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to analyse how the mind becomes social regarding Bruner's ideas as well as Valsiner's. Bruner, who considers the mind as meanings creator, seeks at understanding the interaction through which the mind constitutes and is constituted by the environment. Bruner proposes a psychology which is interested in the action, its situational feature as well as the way which human beings produce meanings within cultural contexts. According to the author these people are results from the meanings production process, accomplished with the aid of the environmental symbolic systems. This article will approach the themes once discussed by the author so as to serve as a basis to such assumptions. Valsiner will appear as a contemporary scholar in activity, whose premises claim changes, particularly researches in Development Psychology which are similar to those presented by Bruner 50 years ago. Such discussions have become relevant in the "psychology rooms", mainly those related to research and education.
  • Programa de Saúde da Família e qualidade de vida: um olhar da Psicologia Artigos

    Souza, Rafaela Assis de; Carvalho, Alysson Massote

    Resumo em Português:

    Referenciado no atual modelo de reorganização do sistema de saúde pública do Brasil, esse trabalho objetiva demonstrar alguns dos impactos da proposta do Programa de Saúde da Família (PSF) na qualidade de vida e na saúde da população. Sob o ponto de vista da observação participante, são descritas as atividades promovidas pelo PSF de um município de Minas Gerais, a partir das quais observou-se que a participação popular, a multidimensionalidade das ações, o incentivo à autonomia e a contextualização e humanização do atendimento possibilitaram melhorias nas condições de vida da comunidade alvo. Verificou-se a congruência entre tais intervenções e os princípios orientadores da atenção básica desse novo modelo de saúde, destacando-se também elementos que contribuem para a promoção da saúde e a elevação dos níveis de qualidade de vida dessa comunidade. A partir do relato dessa experiência é apresentada uma proposta de inserção do profissional de psicologia no PSF.

    Resumo em Inglês:

    In reference to the current reorganization of the public health care system of Brazil, this paper aimed to demonstrate some impacts of the proposed Health Care Family Program (HCFP) on quality of life and health of the general population. Activities promoted by the HCFP in a municipality of the state of Minas Gerais are described. Employing participant observation, it was observed that the engagement of local people, the multidimensionality of the actions, the incentive towards autonomy and a contextual and more humane aid have altogether made it possible to improve the living conditions of the target community. The congruence between such interventions and the directional principles of the new Health Care Program primary focus has been verified, as well as other contributing elements of health promotion and improvement of the quality of life of the community. Based on such report a proposal for the insertion of practitioners of psychology in the Health Care Family Program is presented.
  • PTS - Pavlovian Temperament Survey, versão adolescente/adulto: consistência interna e normatização para a realidade brasileira Artigos

    Guzzo, Raquel Souza Lobo; Primi, Ricardo; Ito, Patrícia do Carmo Pereira

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou verificar a consistência interna da Escala Pavlovian Temperament Survey (PTS), versão adolescente/adulto, descrever e estabelecer normas para avaliação do temperamento de adolescentes. A Escala PTS, versão adolescente/adulto, investiga três fatores de temperamento: Força de Excitação (FE), Força de Inibição (FI) e Mobilidade (MO). Participaram da pesquisa 952 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 18 anos. Os índices de consistência interna obtidos apresentaram-se satisfatórios (FE = 0,71; FI = 0,69; MO = 0,74). Na caracterização do temperamento, os adolescentes apresentaram pontuações médias maiores nos fatores MO e FI e acentuadamente menores em FE. Diferenças significativas nas médias de MO e FE foram constatadas, quando considerado o sexo dos adolescentes. Os resultados obtidos asseguram a importância da PTS para avaliação do temperamento, sendo aconselhável a ampliação da amostra e delineamentos diferenciados em estudos futuros.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to verify the internal consistency of Pavlovian Temperament Survey (PTS) adolescent/ adult version, to describe and to establish norms for assessment of adolescents temperament. The PTS investigates three temperament factors: Strength of Excitation (SE), Strength of Inhibition (SI) and Mobility (MO). 952 adolescents participated in the research, from both gender, with ages between 14 and 18 years. The indexes of internal consistency obtained were considered satisfactory (SE = 0,71; SI = 0,69; MO = 0,74). In the characterization of the temperament, the adolescents presented mean scores higher in the factors MO and SI, and strongly smaller in SE. Significant differences in the means of MO and SE were verified when sex was considered. The results assure the importance of PTS for assessment of temperament, and suggestions are presented regarding sample enlargement and design differentiation in future studies.
  • A Psicologia como reflexão sobre as práticas humanas: da adaptação à errância Artigos

    Moraes, Marcia

    Resumo em Português:

    O objetivo desse artigo é apresentar algumas questões que nortearam a Psicologia no século XX. Propomos uma discussão epistemológica acerca da Psicologia e de suas práticas, discutindo os limites do conceito de adaptação à luz da noção de rede, tal como apresentada nos trabalhos de Bruno Latour.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this paper is to present ideas that led psychology on the XX century. We submit an epistemological debate about psychology and its actions, discussing the limits of the adaptation concept under the focus of network notion, as presented by Bruno Latour studies.
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