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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 9, Número: 2, Publicado: 2004
  • Anonimato e avaliação cega por pares Editorial

  • Husserl e a psicologia Artigos

    Raffaelli, Rafael

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é esclarecer a relação entre a fenomenologia de Husserl e a psicologia. Embora Husserl traçasse um paralelo entre fenomenologia e psicologia, ele não supunha uma identidade entre essas duas disciplinas. A psicologia é uma ciência de fatos e a fenomenologia é a base para a compreensão do sentido desses fatos. A psicologia pode ser considerada uma ciência autônoma que estuda a psique através do comportamento. Mas a interpretação da significação subjacente ao comportamento só pode ser realizada pela psicologia eidética. A psicologia eidética, fundada na fenomenologia, é que conduziria a depuração do naturalismo que impregna a psicologia empírica. Segundo Husserl, a psicologia não necessita dos conselhos metodológicos das ciências da natureza e deve buscar seu próprio caminho para compreender o sentido do ato humano. Assim, o que a psicologia precisa é de um "plus ultra" conectando a investigação psicológica com o transcendental.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to clarify the relation between Husserl's phenomenology and psychology. Although Husserl pointed out a similarity between phenomenology and psychology, he did not suppose an identity between the two disciplines. Psychology is a science of facts and phenomenology is the basis to understand the sense of those facts. Psychology may be considered as an autonomous science that studies the psyche through the behavior. But the interpretation of the signification that underlies the behavior can only be made by eidetic psychology. Eidetic psychology, based on the phenomenology, would conduct the depuration of the naturalism that impregnates empirical psychology. According to Husserl, psychology does not need methodological advices from the sciences of nature and must find his own way to understand the sense of the human act. Thus, what psychology needs is a "plus ultra" connecting the psychological investigation with the transcendental.
  • A estrutura do 16PF-5, versão espanhola: uma análise fatorial dos itens Artigos

    Gouveia, Valdiney V.; Prieto, José María

    Resumo em Português:

    O sistema de Cattell dos dezesseis fatores de primeira ordem no âmbito da personalidade normal não tem mudado desde seus estudos de elaboração há aproximadamente 50 anos. Este artigo examina a evidência que apoia a estrutura da versão espanhola do 16 PF-5, o qual foi aplicado a 3.446 pessoas e o conjunto de itens foi fatorizado diretamente. Foi realizada uma análise dos fatores principais, com rotação oblíqua direct quartimin e as matrizes fatoriais padrão e estrutura foram examinadas. As conclusões foram de que, embora a estrutura da personalidade seja mais clara quando as parcelas dos itens são consideradas (Cattell & Cattell, 1995; Prieto, Gouveia, & Fernández, 1996), os dezesseis fatores foram parcialmente confirmados analisando-se unicamente os itens. Neste sentido, é apropriado pensar na versão espanhola do 16 PF-5 como uma medida adequada dos fatores da personalidade normal, como tem sido definida por R. B. Cattell.

    Resumo em Inglês:

    The Cattell's system of sixteen primary factors in the normal personality sphere has not changed since its foundation studies approximately 50 years ago. This paper examines the evidence that supports the first order structure of the Spanish version of the 16 PF-5. This questionnaire was administered to 3,446 people, and the pool of items was factored. Principal factor solution and oblique rotation were performed. The sorted factor pattern and structure matrixes are available. The conclusion is that, although the structure of personality is more evident when the item parcels are considered (Cattell & Cattell, 1995; Prieto, Gouveia, & Fernández, 1996), all sixteen factors have been moderately confirmed analyzing only the items. So, it is appropriate to think of the Spanish version of 16 PF-5 as an appropriate measurement of the normal personality factors, as it has been defined by R.B. Cattell.
  • O uso de palmadas e surras como prática educativa Artigos

    Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj; Viezzer, Ana Paula; Brandenburg, Olivia Justen

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa identificou as práticas educativas parentais, com ênfase em castigos e punições corporais, por meio do relato de estudantes. Responderam a um questionário com 61 questões, 472 crianças e adolescentes de ambos os sexos e com idade entre oito e 16 anos. A maioria dos participantes relatou que já recebera punições corporais (88,1%) e castigos (64,8%). Sobre punições corporais, 86,1% apanharam da mãe e 58,6% apanharam do pai; 36,9% dos participantes relataram que já ficaram machucados. A maioria dos participantes apanhou nas nádegas (64,7%), e os punidores utilizaram mais freqüentemente as próprias mãos (62,3%), embora cinto (43,0%) e chinelo (42,3%) também tenham servido para punir. A avaliação que os participantes fizeram sobre os métodos disciplinares revelou uma contradição: 75,2% concordaram que, quando fazem coisas erradas, as crianças devem apanhar, mas somente 34,5% afirmaram que utilizarão punições corporais em seus filhos, e um número considerável (27,1%) afirmou estar em dúvida. As implicações do uso da punição corporal foram discutidas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to identify parenting practices that included punitive interactions: physical punishment and nonphysical punishment. A 61-item survey was developed and given to 472 students (aged 8-16 years). Results of the survey showed that: the majority of the participants claimed that had received physical punishment (88,1%) and nonphysical punishment (64,8%); 86,1% was spanked by mothers, and 58,9% by fathers; 36,9% reported that they had been hurt when spanked; most of the students (64,7%) were hit on their buttocks; 62,3% was spanked with hands, but some objects as belt (43,0%) and slippers (42,3%) were also used. The evaluation made by the participants about physical punishment revealed a contradiction: while 75,2% agreed children must be spanked when they misbehave, only 34,5% said that they intend to spank their children in the future. Implications for the use of physical punishment were discussed.
  • Representações sociais de lei, justiça e injustiça: uma pesquisa com jovens argentinos e brasileiros utilizando a técnica de evocação livre de palavras Artigos

    Shimizu, Alessandra de Morais; Menin, Maria Suzana De Stefano

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo analisar as principais representações sociais de lei, justiça e injustiça apresentadas por jovens argentinos e brasileiros. O grupo de brasileiros constituiu-se de 621 pesquisandos, de três regiões distintas: Floriano/PI, Erechim/RS e Marília/SP. Da Argentina, participaram 200 jovens da cidade de Avellaneda (região metropolitana de Buenos Aires). Os grupos foram proporcionalmente divididos conforme o tipo de escola (pública e particular) e o ano escolar freqüentado (8º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, considerando-se os graus equivalentes na Argentina). O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário semidirigido, composto pela técnica de evocação livre de palavras. O procedimento utilizado para a avaliação dos resultados foi a Análise de Correspondência (ANACOR). Os resultados demonstraram variações importantes relacionadas à nacionalidade dos jovens e foram discutidos de forma a contextualizarem-se as representações apresentadas.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze the main social representations of law, justice and injustice presented by Argentinean and Brazilian youngsters. The Brazilian group consisted of 621 polled of three different regions: Floriano/PI, Erechim/RS and Marília/SP. From Argentina, 200 youngsters of Avellaneda city (Buenos Aires metropolitan region) participated. The groups were proportionally divided according to the kind of school (public or private) and the school year attended (8th grade and 11th grade, considering the equivalent grade in Argentina). The data collection technique consisted of semi directed questionnaire composed by the free evocation of words technique. The procedure used to evaluate the results was the Correspondence Analysis (ANACOR). The results demonstrated important variations related to the youngsters' nationality and they were discussed so that the presented representations were contextualized.
  • A função da nomeação oral sobre comportamentos emergentes de leitura e escrita ensinados por computador Artigos

    Medeiros, José Gonçalves; Fernandes, Analu Regis; Pimentel, Raquel; Simone, Ana Carolina Seara

    Resumo em Português:

    Os métodos de alfabetização utilizados em sala de aula não têm diminuído os índices de repetência nas séries iniciais. Por essa razão, o presente trabalho enfocou o comportamento de leitura e escrita como objeto de estudo. Para isso, utilizou-se o programa Mestre@ (Goyos & Almeida, 1994). Os objetivos foram o ensino de um repertório de leitura e escrita, composto de palavras regularmente utilizadas nas séries iniciais, e o desenvolvimento e sistematização de um procedimento de ensino, via software. O procedimento utilizado foi o de exclusão. Foi solicitada a um grupo de alunos, a nomeação oral do estímulo modelo antes de escolher e/ou montar as palavras que estavam sendo ensinadas. Os resultados indicam uma alta probabilidade da aprendizagem sem erro das relações ensinadas bem como leitura das palavras de generalização, além de mostrar efeitos diferenciais entre os grupos, isto é, facilitação para o grupo sem o procedimento de nomeação oral.

    Resumo em Inglês:

    The literate methods used in classroom haven't decreased the indexes of repetition in the initial grades. On that score, the present study focused on the behavior of reading and spelling. For this, the program Mestre@ (Goyos & Almeida, 1994) was used. The goals were the teaching of a repertoire of reading and spelling, made up of words regularly used in the initial grades, and the development and systematization of a teaching procedure, through software. The procedure used was the match-to-sample. The oral naming of the sample stimulus by a group of students was required, before they could choose the words that were being taught. The results indicate a high probability of the learning without error of the teaching relations as well as of the reading of the generalization words. In addition, the findings show differential effects among the groups, that is to say, facilitation to the group without the oral naming procedure.
  • Construção e validação de uma escala sobre avaliação da vida acadêmica (EAVA) Artigos

    Vendramini, Claudette Maria Medeiros; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Polydoro, Soely Aparecida Jorge; Sbardelini, Elizabeth Teresa Brunini; Serpa, Maria Nasaré Fonseca; Natário, Elisete Gomes

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo a construção e validação de uma Escala de Avaliação da Vida Acadêmica (EAVA) para captar a autopercepção do estudante sobre sua vivência universitária. Participaram 1.118 universitários, sendo 54% do gênero masculino, com idades variando de 19 a 62 anos (M = 25 anos e DP = 6 anos). Como resultado da análise fatorial, obteve-se uma escala de cinco fatores: ambiente universitário, compromisso com o curso, habilidade do estudante, envolvimento em atividades não-obrigatórias e condições para o estudo; cujos autovalores foram superiores a 1,0, explicando 43% da variância total. Os 34 itens da escala apresentaram cargas fatoriais superiores a 0,30 em todos os fatores. O coeficiente de Cronbach (alfa = 0,873) indicou uma boa consistência interna dos itens na avaliação do construto e na integração do estudante com a vida acadêmica. A consistência interna de cada sub-escala atingiu níveis aceitáveis, variando de 0,631 a 0,803.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to construct and to validate a scale of academic life assessment to obtain the student's self-perception about the academic life. The scale was administered to 1,118 academic students aged 19 to 62 years (M = 25 years, SD = 6 years), and 54 percent of the students were male. The factorial analysis indicated a scale with five factors - academic ambient, course commitment, student's ability, involvement with non obligatory activities, and condition to the study - whose eigenvalues were larger than one, explaining 43 percent of the total variance. The scale included 34 items with factor loadings larger than 0.30, with a good internal consistency indicated by Cronbach coefficient (alpha = 0.873) to evaluate the construct - the students integration with the academic life. Each sub-scale's internal consistency level reached acceptable levels, ranging from 0.631 to 0.803.
  • Atitudes de estudantes universitários frente ao consumo de materiais pornográficos Artigos

    Guerra, Valeschka Martins; Andrade, Fernando Cezar B. de; Dias, Mardonio Rique

    Resumo em Português:

    A expansão do mercado de produtos pornográficos traz à tona a discussão acerca da influência dos valores transmitidos pela mídia no comportamento dos indivíduos. A questão da pornografia permanece sem o devido aprofundamento, pois o Brasil ainda é carente de pesquisas nesta área. Este estudo descreve a elaboração e validação de um instrumento de medida das atitudes frente ao consumo de materiais pornográficos, aplicada a 336 universitários e os dados submetidos à análise fatorial. Os 33 itens construídos confirmaram a existência de duas dimensões, que apresentam níveis de precisão adequados: a primeira, denominada "Efeitos positivos da pornografia", em que a expressão do sexo neste tipo de material é tida como favorável à vida sexual (alfa = 0,94); na segunda dimensão, "Efeitos nocivos da pornografia", esta expressão é percebida como prejudicial aos relacionamentos íntimos, associada ao vício e ao isolamento (alfa = 0,85).

    Resumo em Inglês:

    The expansion of the pornographic material market raises the question of the influence of the values transmitted by the media in people's behavior. Despite the apparent interest in sexuality by the society in general, Brazil lacks studies on this topic, which has not yet been deeply discussed. This study describes the elaboration and validation of a psychometric instrument for the measuring of attitudes towards the consumption of pornographic material, answered by 336 university students and submitted to a factor analysis. 33 items were built in order to cover two dimensions, presenting adequate reliability scores: (1) "Positive effects of pornography", expressing the idea that pornographic material is favorable to sexual life (alpha = 0.94) and (2) "Harmful effects of pornography", which expresses the idea that this same material is noxious to intimate relationships and it is associated to vice and isolation (alpha = 0.85).
  • O conceito de regra na linguagem cotidiana e na Análise Experimental do Comportamento Artigos

    Flores, Eileen Pfeiffer

    Resumo em Português:

    Na linguagem cotidiana, a palavra regra é utilizada de muitas maneiras diferentes, e não há uma definição única que seja válida para todos esses usos. Por outro lado, os analistas do comportamento freqüentemente restringem o conceito, definindo regra tecnicamente como "descrição de contingências", definição esta proposta pela primeira vez por Skinner, em 1969. No entanto, uma análise dos textos de Skinner sugere que eles contêm, paralelamente a essa restrição do termo, um movimento de extensão do uso cotidiano. Neste trabalho são comentados esses dois movimentos de revisão conceitual e argumenta-se que: (1) a ampliação do conceito de regra pode ser interessante como forma de apontar para semelhanças funcionais entre fenômenos que têm nomes diferentes na linguagem cotidiana, mas pode também obscurecer importantes diferenças; e (2) a restrição técnica do conceito tem suscitado algumas confusões conceituais relacionadas a uma visão referencialista da linguagem. Conclui-se que a análise dos diferentes usos do termo regra na linguagem cotidiana pode contribuir positivamente para a teorização acerca do comportamento governado por regras na Análise Experimental do Comportamento.

    Resumo em Inglês:

    In ordinary language the word rule is used in many different ways, and there is no unique definition which holds good for all of those uses. On the other hand, behavior analysts frequently restrict the concept and define rule technically as "description of contingencies", a definition first proposed by Skinner in 1969. However, an analysis of Skinner's texts suggests that they include, parallel to this restriction of the concept, an extension of the ordinary use of the term. The present paper discusses these two opposite movements of conceptual revision and argues that: (1) the extension of the concept may be interesting in that it may point to functional similarities between phenomena that have different names in everyday language, but may also obscure important differences; and (2) the technical restriction of the concept has produced conceptual confusions related to a referencialist view of language. It is concluded that the analysis of the different uses of the term rule in everyday language may contribute positively to theorizing on rule-governed behavior in the Experimental Analysis of Behavior.
  • Representação social e subjetividade do adoecer psíquico Artigos

    Brito, Heleni Barreira de; Catrib, Ana Maria Fontenelle

    Resumo em Português:

    Este estudo foi desenvolvido com 52 indivíduos portadores de transtornos do humor que fazem tratamento ambulatorial, há pelo menos um ano, em Fortaleza. Os discursos foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas. O método utilizado para a compreensão das representações foi a análise de conteúdo. Observamos que a construção de representações sociais de loucura ocorre na interface dos conteúdos individuais relativos às vivências subjetivas, próprias de cada sujeito e os conteúdos culturais do meio social. Essa construção de representações sociais do fenômeno loucura dá-se de maneira dinâmica, sendo os significados constantemente partilhados e re-elaborados. Quanto às representações sociais de loucura, verificamos que estas ocorrem principalmente em torno de esquemas figurativos, tais como: fora de si, doença, mal-estar psíquico e distorções da realidade. Os modos de representar as causas do próprio adoecimento psíquico encontram-se organizados em esquemas figurativos e unidades de significação referentes a perdas, mitos, traumas e doenças dos nervos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the study was to think madness through the perspective of social psychology, identifying the net of symbolic meanings that articulate themselves. Fifty-two interviews were carried out with individuals diagnosed as mood disturbance patients. They were provided outpatient treatment for at least one year, in a specialized psychiatric unit in Fortaleza's municipal institution. The content of the speeches were gathered through semi-structured interviews, using content analysis. The process of social representations' construction of madness is a dynamic one, in which the meanings are often shared and re-elaborated. Social representations of madness identified on speeches take place mainly around figurative schemes, such as: out of oneself, disease, emotional uneasiness and reality distortion; the ways to represent the causes of own psychological illness are organized in figurative schemes and unities of meaning related to loss, myths, and nervous disease; causes attributed to psychological illness were identified as: loss, myths, and nerves' disease.
  • Discriminações condicionais após treino de pareamento consistente de estímulos complexos Artigos

    Assis, Grauben; Baptista, Marcelo Galvão; Kato, Olivia Misae; Menezes, Aline Beckmann de

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi verificar a formação de discriminações condicionais através de um procedimento de treino por pareamento consistente de estímulos complexos. Na Fase 1, com quatro universitários, foi realizado o treino AF, BE e DC envolvendo estímulos modelos e de comparação simples e reforçamento diferencial explícito. Na Fase 2, houve o treino AB-E/F e AD-C/F, com modelos complexos e estímulos de comparação simples num formato de pareamento consistente. Após isso, os participantes foram expostos aos testes de transitividade e de equivalência. Na Fase 3, os treinos AB-E/F e AD-C/F foram desmembrados (simplificados) em AB-E; AB-F; AD-C; AD-F, e reaplicados os mesmos testes. Todos os participantes formaram as relações condicionais e dois deles formaram as relações emergentes, anterior e posterior ao desmembramento dos treinos. Os resultados sugerem que esse desmembramento foi um procedimento adequado para reverter o controle restrito de estímulo.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify the formation of conditional discriminations through a consistent matching training procedure with complex sample stimuli. Four university students were trained in the formation of AF, BE e DC conditional relations using simple stimuli and explicit differential reinforcement (Phase 1). They were subjected to consistent matching-to-sample training on the AB-E/F and AD-C/F relations involving complex sample stimuli (Phase 2). These participants were given the transitive and equivalent tests. Training trials were then "dismembered" (simplified) from AB-E/F, and AD-C/F sequences to AB-E; AB-F; AD-C; AD-F sequences, and the students were again tested for transitivity and equivalence (Phase 3). All participants reached the learning criterion. Two of them demonstrated the emergent relations tested before and after simplified training, and demonstrated response stability. These results indicated that the dismembered procedure was appropriate for reversing the restricted stimulus control.
  • Instituições e poder: racionalidade macropolítica e genealogia Artigos

    Lobo, Lilia Ferreira

    Resumo em Português:

    Partindo da crítica de Guilhon de Albuquerque, em seu livro Instituições e Poder, a Irving Goffman, em Manicômios, Prisões e Conventos, sobre as instituições totalitárias, este trabalho pretende: (1) questionar os pressupostos teóricos e os esquemas de análise de Guilhon de Albuquerque para a concepção de instituição e de instituição totalitária a partir de uma racionalidade macropolítica; e (2) contrapor a esta perspectiva uma outra ordem de pensar as instituições, um pensar genealógico que privilegia, dentre outros pontos, as produções (no lugar das representações); os processos de constituição (no lugar das formas constituídas); as irrupções (no lugar das interrupções); as positividades (no lugar das interdições e das faltas).

    Resumo em Inglês:

    Based upon the criticism presented by Guilhon de Albuquerque in his book Instituições e Poder to Irving Goffmann's Asylums - Essays on the social patients and other inmates regarding totalitarian institutions, this work intends: (1) to question Guilhon de Albuquerque's theoretical premises and analysis schemes for the conception of institution and totalitarian institution based on macro political rationale; and (2) to contrast this perspective against a different thinking process on the institutions, a genealogical thinking which privileges, among other aspects: the productions (instead of the representations); the constitution process (instead of constituted forms); the irruption (instead of the interruption); and the positivity (instead of the interdiction and need).
  • Representações sociais de mulheres profissionais do sexo sobre a AIDS Artigos

    Oltramari, Leandro Castro; Camargo, Brigido Vizeu

    Resumo em Português:

    Este estudo trata do risco da AIDS para profissionais do sexo e seus parceiros. Foram entrevistadas 40 mulheres com idade entre 19 e 47 anos. Pouco menos da metade tinha parceiro fixo. Utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas para a obtenção do material verbal, que foi analisado pelo software ALCESTE. Verificaram-se três aspectos da representação social da AIDS: o primeiro destaca-a como uma doença do "outro" (48,3% das unidades de contexto elementar, ou UCE); o segundo define-a como uma doença que ameaça todos os que não usam preservativo (26,7% das UCEs); e o terceiro estabelece ligação da AIDS com uso de drogas e pessoas "suspeitas" (25,0% das UCEs). Conclui-se que as mulheres que têm relação com parceiro fixo não-cliente e com clientes são mais vulneráveis que as outras, pois elas não transferem a experiência de proteção adotada diante dos clientes para as relações com seus parceiros fixos.

    Resumo em Inglês:

    This study focuses on female sex workers and their respective partners. Semi structured interviews were performed with 40 women with ages between 19 and 47. Around half of the subjects had a fixed relationship. The software ALCESTE analyzed the collected data. Three salient aspects of the social representations of AIDS were detected and are here considered by order of importance: first, AIDS was seen as a disease which affects others, involving 48.3% of the UCE; second, AIDS was seen as a disease that represents a menace to everybody and was seen as being caused by a neglectful use of condoms (26% of UCE); third, AIDS was associated to the use of drugs and to people arousing suspicion. Data also suggested that women who had fixed relationships out of commercial relations were more vulnerable than the others for they did not behave as protectively with their fixed partners as they did with their clients.
  • Idéias e concepções permeando a formação profissional entre estudantes das ciências da saúde da UFRN: um olhar da Psicologia Social Artigos

    Traverso-Yépez, Martha; Morais, Normanda Araújo de

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta as concepções dos estudantes dos diferentes cursos da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca de aspectos relevantes da sua formação, tais como motivos que levaram à escolha do curso, objetivos e expectativas profissionais e forma como concebem o relacionamento profissional-paciente/cliente. Acredita-se que o processo de formação profissional seja um espaço privilegiado de estudo das idéias, valores e concepções que estão permeando as práticas de saúde. Considera-se, também, que mudanças nas atuais práticas de saúde requerem não somente uma reformulação estrutural do setor, mas também uma auto-avaliação conceitual e ideológica na forma desse futuro profissional pensar o seu fazer. Os resultados apontam para uma formação que tende a negligenciar a complexidade e multideterminação dos fenômenos humanos e a privilegiar os aspectos teóricos e técnicos, em detrimento do contexto humano da atuação profissional.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the conceptions of students of Universidade Federal do Rio Grande do Norte health courses about relevant psychosocial aspects related with their training process, such as motives for choosing that course, expectations and professional targets and how the professional-client/patient relationship is conceived. It is believed that the professional training process is a privileged space of study of ideas, values and conceptions permeating the health practices. It is also considered that changes in the actual health practices are possible not only through a structural reformulation of the sector, but also through conceptual and ideological self-evaluation of the way that this future professional conceives his practice. Results point out for a training process that tends to neglect the complexity and multidimensionality of the human life and favor theoretical and technical aspects underrating the human aspects of professional practice.
  • O papel da linguagem do pesquisador na construção da compreensão de um texto Artigos

    Santa-Clara, Angela Maria Oliveira; Ferro, Tícia Cassiany; Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde

    Resumo em Português:

    No presente artigo, discute-se o papel da linguagem do pesquisador dentro da perspectiva sócio-interacionista, contestando-se o pressuposto de neutralidade tradicionalmente a ela atribuído. Visa-se verificar a interferência das intervenções verbais de uma pesquisadora sobre a construção da compreensão textual de uma criança de dez anos de idade, que freqüentava a 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola privada do Recife. A atividade de compreensão textual era composta de uma narrativa acompanhada de sete perguntas. A criança lia a narrativa e respondia oralmente às perguntas realizadas pela pesquisadora. A partir de uma análise qualitativa de uma seqüência de diálogo, verificou-se que os movimentos discursivos permitiram, por um lado, a fuga do roteiro previamente estabelecido pela pesquisadora e, por outro, e mais importante, a mudança qualitativa na representação textual inicialmente construída pela criança.

    Resumo em Inglês:

    In the present paper the researcher's way of speaking is discussed from a perspective of social interaction, thus contesting the assumption of neutrality that has traditionally been attributed to it. The main purpose is to verify the influence of a researcher's verbal interventions on the construction of text comprehension of a ten-year-old fourth grade student at a private school in the city of Recife. A narrative followed by seven questions composed the text comprehension task. The student was told to read the narrative and then to answer the researcher's questions orally. A qualitative analysis of the dialogue between student and researcher showed that the discursive movements that occurred during the interaction led to two significant changes: first, the researcher was able to break from the previously established routine; and second, there was a qualitative change on the textual representation initially constructed by the child. The latter of the two changes is seen as important evidence contradicting the assumption of language neutrality.
  • Práticas psicológicas em instituição: atenção, desconstrução e invenção Dossiê: Práticas Psicológicas Em Instituição: Atenção, Desconstrução E Invenção

  • Para uma dimensão ética da prática psicológica em instituições Dossiê: Práticas Psicológicas Em Instituição: Atenção, Desconstrução E Invenção

    Andrade, Ângela Nobre de; Morato, Henriette Tognetti Penha

    Resumo em Português:

    A Psicologia vem sendo instituída a partir de um pensamento modelar, tendendo a valorizar as configurações identitárias, passíveis de generalizações, em detrimento das diferenças emergentes nas diversas práticas. Estas diferenças são, na maioria das vezes, negadas e/ou avaliadas como desvios, erros e depreciadas quando comparadas ao modelo ou norma. Nos últimos anos, esse modo de pensamento vem sendo questionado e criticado em função da diversidade emergente nas diversas práticas, principalmente naquelas desenvolvidas com populações de baixo nível sócio-econômico, não contempladas nas teorias psicológicas tradicionais O pensamento modelar, predominante nas sociedades ocidentais, naturaliza valores morais e avalia a vida a partir destes, criando um processo perverso de reprodução de sistemas sociais injustos. Trabalhar numa dimensão Ética significa, exatamente, considerar os valores como criações humanas e acolher a diferença emergente nos diversos contextos como aquilo que resiste à reprodução, como aquilo propiciador de transformações nos modos modelares e excludentes de estar no mundo.

    Resumo em Inglês:

    Psychology has been instituted from a model thought that tends to value identitarian configurations, susceptible to generalizations, in detriment of the differences which emerge in the diverse practices. These differences are, most of the time, denied and/or evaluated as deviations, errors and depreciated in comparison to the model or norm. In the past few years, this mode of thought has been questioned and criticized in view of the diversity emergent in the diverse practices, mainly in those developed with population of low social-economic level, whom are not contemplated by traditional psychological theories. The model thought, predominant in western societies, naturalizes moral values and evaluates life based on them, creating a perverse process of reproduction of unfair social systems. Working on an Ethical dimension means, exactly, to consider the values as human creations and embrace the difference emerging in diverse contexts as something that resists reproduction, as something which can provide the transformations in the modeler and excluding modes of being in the world.
  • A pesquisa intervenção em psicologia da educação e clínica: pesquisa e prática psicológica Dossiê: Práticas Psicológicas Em Instituição: Atenção, Desconstrução E Invenção

    Szymanski, Heloisa; Cury, Vera Engler

    Resumo em Português:

    Este estudo integra reflexões acerca do ato de pesquisar a partir dos trabalhos de pesquisa e supervisão de estágios realizados por duas docentes vinculadas a programas de pós graduação stricto sensu em Psicologia Clínica e Psicologia da Educação. Após breve consideração acerca do método qualitativo aplicado ao campo da Psicologia, o ponto de vista aqui desenvolvido considera que toda a investigação psicológica implica sempre uma intervenção, na qual tanto participante como pesquisador são afetados pela situação de pesquisa. Pesquisas que acompanham a implementação de práticas educativas e clínicas em instituições educacionais e de saúde têm sempre um caráter de intervenção e desencadeiam um processo de criação e adequação de uma metodologia de pesquisa apropriada aos fenômenos estudados em seus contextos naturais, respeitados o rigor dos procedimentos, o compromisso de construção do conhecimento científico, a ética da prática profissional e a responsabilidade social de oferecimento de serviços de qualidade para a população. Acrescentam-se exemplos de estudos levados a efeito por ambas as autoras.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some considerations about research methods adopted by the authors in the course of their academic work in graduate programs in Clinical and Educational Psychology. They point out to the need of developing new methodologies adapted to the study of those psychological phenomena in their natural settings. It is presented, therefore, a brief consideration of qualitative methods applied to psychological research and, thereafter, some remarks on the double condition of scientific study and psychological practice observed in the modality of qualitative inquiry called intervention research. Some studies carried out following that methodology are indicated as examples of research routines attached to a psychological practice in education and mental health.
  • Psicologia do Trabalho e Psicologia Clínica: um ensaio de articulação focalizando o desemprego Dossiê: Práticas Psicológicas Em Instituição: Atenção, Desconstrução E Invenção

    Sato, Leny; Schmidt, Maria Luisa Sandoval

    Resumo em Português:

    O presente artigo explora contribuições e limites da psicologia e, mais especificamente, da clínica psicológica, no enfrentamento do sofrimento psíquico advindo do desemprego. Sintetiza idéias construídas a partir de um conjunto de pesquisas que vem sendo desenvolvido pelo Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho e Serviço de Aconselhamento Psicológico do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Baseia-se em pesquisas empíricas sobre as representações de estagiários de psicologia, o lugar do desemprego nas queixas psicológicas, representações da clientela a respeito do sofrimento psíquico e desemprego e sobre as representações e práticas de desempregados sobre temporalidade e desemprego, e em pesquisa teórica sobre as noções de situação e morada. Tais reflexões encaminham-se para uma focalização crítica da visão utilitarista do trabalho, procurando responder de que maneira e em que circunstâncias uma abordagem psicológica pode constituir representações e práticas de ajuda contra-hegemônicas em relação ao utilitarismo.

    Resumo em Inglês:

    This article explores contributions and limits of psychology, and more specifically, of clinical psychology, coping with psychological suffering concerning unemployment. It is based upon some studies about unemployment representations and psychological suffering developed by the Center of Work Applied Psychology and by the Counseling Center of Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo. These data have permitted to focus, in a critical way, the utilitarian conception of work, trying to answer how and under which circumstances a psychological approach may build contra-hegemonics representations and assistance practices in opposition to utilitarian conception of work.
  • A atenção psicossocial em saúde mental: contribuição teórica para o trabalho terapêutico em rede social Dossiê: Práticas Psicológicas Em Instituição: Atenção, Desconstrução E Invenção

    Vieira Filho, Nilson Gomes; Nóbrega, Sheva Maia da

    Resumo em Português:

    O objetivo principal deste artigo é dar uma contribuição teórica psicossocial ao trabalho terapêutico em rede social, recomendado para os serviços comunitários, no contexto da reforma psiquiátrica brasileira. Considera-se que a porta de entrada desses serviços no SUS (Sistema Unificado de Saúde) seria o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em saúde mental e o PSF (Programa de Saúde da Família) em saúde geral. O trabalho terapêutico em rede social, nessa primeira micro-organização territorial, funcionaria no interior de uma rede articulada e solidária de unidades sanitárias e inserido em políticas públicas de não abandono ao usuário. Estuda-se principalmente o processo de desconstrução das redes de instituições totais em saúde mental, no circuito hospitalocêntrico, e a construção de um novo sistema de saúde mental que funcione numa dinâmica institucional autopoiética. Essa situação facilitaria então as mediações dialógicas nas relações terapêuticas e entre os diversos atendimentos, com conexões intra e inter institucionais, como também contribuiria para a inserção social do usuário. Em conseqüência, a psicoterapia praticada no CAPS incluiria tanto a possibilidade de variações no enquadre, quanto às intervenções na rede pessoal significativa do usuário, quando necessárias. Conclui-se que estaria havendo, em muitos casos, decalagem entre a teorização proposta e a prática instituída no SUS. Recomenda-se que nas práticas técnico-profissionais e nas políticas públicas sejam tomadas medidas concretas que possam superar esta situação no sentido de melhor qualificar os atendimentos em saúde mental.

    Resumo em Inglês:

    The most important objective of this article is to contribute for a psychosocial approach in therapeutic network, recommended for community services, in the context of the psychiatric Brazilian reform. The entrance door of those services in the SUS (Unified Health System) would be a Community Mental Health Center (CAPS) for this specialty and a PSF (Health Family Program) for a generalist health approach. The therapeutic network in the first micro-organization would function into an institutional system articulated and in solidarity with health organizations and also inserted in public policies programs that intend not to abandon the patient. The focus in this study is a process of deconstruction of the total institutions in mental health that forms a traditional circuit centered in the psychiatric hospital and a construction of a new mental health system that could function according to an autopoietic institutional dynamics. This situation could facilitated dialogical mediations in therapeutic relations and between the interventions connected with other institutions and could contribute for the social insertion of the user. Consequently, the psychotherapy practiced at the CAPS could include the possibilities of setting variations and network interventions in the significant social network of the patient, if necessary. It is concluded that there would be, in many cases, a dichotomy between this theorization and the practice in mental health in the SUS. It is recommended that the necessary steps should be taken in professional practices and public policies programs in order to overcome this dichotomy and qualify the mental health interventions.
  • Considerações sobre as significações da psicologia clínica na contemporaneidade Dossiê: Práticas Psicológicas Em Instituição: Atenção, Desconstrução E Invenção

    Dutra, Elza

    Resumo em Português:

    Este artigo considera a evolução de significados e conceitos da Psicologia Clínica e suas implicações para as ações do psicólogo dessa área. Para isso baseia-se no pensamento fenomenológico e nas idéias de alguns estudiosos da psicologia, na tentativa de melhor compreender as mudanças ocorridas nos saberes e fazeres do psicólogo clínico. A análise empreendida confirma a importância do compromisso social do psicólogo na sua prática e sugere que a postura clínica repousa não só na formação teórico-técnica, mas, sobretudo, na ética da escuta do não-dito e do interditado.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to discuss the evolution of the meanings and concepts of Clinical Psychology and its implication for the psychologists in this area. The discussion is based on the concepts of the phenomenological approach and the ideas of authors in Psychology and leads to a better understanding of the changes that have taken place on psychological knowledge and practices. Such analysis points to the relevance of social commitment from the clinical psychologist and suggests that the accomplishment of his work lies not only on a proper theoretical and technical knowledge, but above all on an ethical attitude regarding the listening of what is unsaid and censored.
  • Tempo e trabalho Resenha

    Louzada, Fernando Mazzilli
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
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