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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2007
  • Produção de sentidos no uso que se faz de gráficos Artigos

    Meira, Luciano Lemos; Pinheiro, Marina Assis

    Resumo em Português:

    Este artigo discute os sentidos que leitores potenciais de jornais e revistas produzem para relações quantitativas apresentadas graficamente em textos da mídia impressa. Nosso foco é o processo de semiotização próprio à produção de sentidos em um contexto extra-escolar, que ilustramos através da análise de entrevistas com uma adolescente de 16 anos. A partir de uma leitura crítico-metodológica das proposições de L. Wittgenstein em Investigações Filosóficas, propomos a noção de trânsito lingüístico entre certa "gramática da escola" e os jogos de linguagem experienciados pelo sujeito no entendimento de gráficos, enquanto componente central do referido processo. O artigo visa contribuir para o debate acerca do uso que se faz de informações sobre quantidades na vida diária fora da escola, assim como para o desenvolvimento de uma perspectiva cognitiva acerca de questões relacionadas com a produção de sentidos.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the meanings that potential readers of newspapers and magazines produce for quantitative relations presented as graphs in texts of the printed media. Our focus is the semiotic process proper to the production of meanings in an out-of-school context, which we illustrate through the analysis of interviews with a 16-year-old girl. Starting with a critical-methodological reading of Wittgenstein’s Philosophical Investigations, we suggest the notion of the linguistic transit between a certain "school grammar" and the language games which are experienced by the subject in his or her understanding of graphs, as a central component of such a process. The article aims at contributing to the debate on the use of quantitative information in everyday life out-of-school, as well as for the development of a cognitive view on issues related to the production of meanings.
  • Responsividade materna em famílias de mães solteiras e famílias nucleares no terceiro mês de vida da criança Artigos

    Piccinini, Cesar Augusto; Marin, Angela Helena; Alvarenga, Patricia; Lopes, Rita de Cássia Sobreira; Tudge, Jonathan Richard

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou a responsividade materna no terceiro mês de vida do bebê em famílias de mães solteiras e famílias nucleares. Participaram do estudo 21 díades mãe-bebê, das quais sete de mães solteiras e quatorze de mães casadas. Uma sessão de observação da interação livre entre mãe e bebê foi utilizada para a avaliação da responsividade materna. Foram examinadas 21 seqüências responsivas e três seqüências não-responsivas envolvendo o sorriso, as vocalizações e o choro do bebê. O Teste Mann-Whitney revelou diferenças significativas entre os dois grupos tanto nas seqüências responsivas, como nas não-responsivas, indicando que as mães solteiras foram menos responsivas do que as mães casadas, em especial, no que se refere à vocalização e ao choro do bebê. Esses resultados corroboram parte da literatura que indica que as mães solteiras podem sofrer maior estresse quando precisam suprir sozinhas as demandas do bebê, principalmente no seu primeiro ano de vida, o que pode ter implicações para a relação da díade.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated the maternal responsiveness in the third month of infant´s life in single mothers’ families and nuclear families. Twenty one mother-infant dyads participated in the study seven of which were single mothers and fourteen were married mothers. A free interaction session between mother and infant was observed for evaluation of maternal responsiveness. Twenty-one responsive sequences and three non-responsive sequences involving infant´s smile, vocalizations and cry were examined. Mann-Whitney test revealed significant differences between the two groups in the responsive and non-responsive sequences, indicating that single mothers were less responsive than the married mothers, especially regarding infant´s vocalization and cry. The results give support to part of the literature that indicates that single mothers can suffer larger stress when they need to supply alone the infant´s demands, mainly during his/her first year of life, which can have implications for the dyadic relationship.
  • Expressões e sentidos do lúpus eritematoso sistêmico (LES) Artigos

    Araújo, Adriana Dias; Traverso-Yépez, Martha Azucena

    Resumo em Português:

    O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença crônica e auto-imune que gera diversos quadros clínicos que se tornam uma ameaça à vida da pessoa. Sua etiologia aponta para a combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais, e sua incidência recai principalmente em mulheres. Acredita-se que os sentidos atribuídos ao processo de adoecer influenciam no tratamento do LES e na forma de lidar com as dificuldades desse processo. Objetivando aprofundar os processos de significação e geração de sentidos relacionados à experiência de LES, foram entrevistadas oito mulheres portadoras da doença. A análise das narrativas evidencia que não é só o LES que tem inúmeras maneiras de se apresentar, mas a experiência da doença é subjetiva e dinâmica, tendo diversas formas de significação conforme as condições advindas do processo de adoecer e suas implicações. Ratifica-se, assim, a necessidade de uma abordagem interdisciplinar que abarque essa complexidade, considerando a dimensão biopsicossocial envolvida no processo.

    Resumo em Inglês:

    Systemic Lupus Erythematosus (SLE) is a chronic and auto-immune disease which causes different clinical syndromes that can put in risk the person’s life. Its etiology indicates the combination of genetic, hormonal and environmental factors, presenting a higher incidence among women. It is believed that meanings attributed to the illness process influence its treatment, as well as the person’s capacity to cope with the difficulties implicit in the illness process. Aiming a study in depth of meanings and sense making process related to the experience of SLE, eight women affected by the disease were interviewed. The analysis of their narratives shows not only the different symptoms and complex clinic evidences related to SLE, but also the diverse subjective and dynamic ways the illness is experienced. This ratifies the necessity of an interdisciplinary approach to embrace the SLE complexity.
  • O que a comparação entre a tradição religiosa e os novos movimentos religiosos nos ensina sobre o sujeito hoje? Artigos

    Lo Bianco, Anna Carolina

    Resumo em Português:

    O artigo toma a distinção feita por Freud (1939/1996) em "Moisés e o monoteísmo", entre uma tradição herdada e uma tradição comunicada, para comparar alguns traços das religiões tradicionais com características dos novos movimentos religiosos. Usando os recursos epistemológicos que mais tarde foram desenvolvidos por Lacan, observa que a religião monoteísta mantém relação com uma tradição herdada, pondo em cena um real. Argumenta que tanto essa relação quanto a tradição foram perdidas nas práticas das seitas atuais. Conclui que devido ao afastamento dessa dimensão que remete a um real, as novas práticas religiosas recebem uma inflexão que as coloca ao lado da mera prescrição comportamental, fazendo de seus adeptos, sujeitos de uma nova economia psíquica.

    Resumo em Inglês:

    The article resumes the distinction referred to by Freud (1939/1996) in the text "Moses and Monotheism" between an inherited tradition and a tradition transmitted by communication. Uses this distinction in order to compare some traits of traditional religions with characteristics of the new religious movements. Utilizes epistemological tools developed by Lacan to observe that the monotheistic religion is related to the inherited tradition - the one that supposes the dimension of the real. This tradition and the relation that it entails were lost in the sectarian practices of today. It concludes that due to the fact that they are not related to the dimension of the real new religious practices become subject to mere behavior prescription. Their followers being subjects to a new psychic economy.
  • Mimese e crime em Adorno e Horkheimer: comentário sobre o "Fragmento de uma teoria do criminoso" Artigos

    Massola, Gustavo Martineli

    Resumo em Português:

    Este trabalho acompanha o pensamento de Adorno e Horkheimer na questão do crime e de sua punição, conforme expresso em "Fragmento de uma teoria do criminoso". Inicialmente, considera-se a importância de abordar o tema do crime na obra do Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt. Em seguida, o "Fragmento de uma teoria do criminoso" é analisado à luz dos conceitos de esclarecimento e de mimese. A idéia do criminoso como doente é considerada uma construção ideológica e, portanto, típica da sociedade burguesa. Por isso, não encontra mais justificativa racional em uma sociedade de economia monopolista. O conceito de mimese é considerado central para a compreensão do criminoso como doente e permite entender as mudanças enfrentadas pelo sistema penitenciário na sociedade posterior ao fascismo.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the contribution of Adorno and Horkheimer in the issue of crime and its punishment, according to "Fragment of a theory of the criminal". First, considers the importance of discussing crime in the work of the Institute for Social Research of the Frankfurt University. Then, the "Fragment of a theory of the criminal" is analyzed in the light of the concepts of Enlightenment and of mimesis. The idea of the criminal as a sick person is considered an ideological construction, therefore typical of the bourgeoisie society, and it does not find rational justification in a monopolist society. Mimesis is considered the key concept for the understanding of the criminal as a sick person and it explains the changes faced by the penitentiary system in the post-fascist society.
  • Representação social de crianças acerca do velho e do envelhecimento Artigos

    Lopes, Ewellyne Suely de Lima; Park, Margareth Brandini

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo constituiu-se em investigar a representação social de um grupo de crianças acerca do velho e do envelhecimento, tendo como base a teoria das representações sociais proposta por Serge Moscovici. Utilizando como metodologia desenho, entrevista semi-estruturada e brincadeira tematizada, 31 crianças, que haviam vivenciado encontros com velhos no contexto escolar, participaram do estudo, sendo 11 com idades entre oito e dez anos e 20 com idades entre cinco e seis anos. Os resultados indicaram uma representação social diversificada acerca do velho, englobando temas como características físicas, avós, doença, morte, limitações físicas, trabalho, atividades e heterogeneidade. Em relação ao envelhecimento, este é representado pelas crianças relacionado à passagem do tempo, à qual todos os indivíduos estão sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    The goal of the present study was to investigate the children’s social representation about old people and aging. The social representation theory by Serge Moscovici was used as theoretical support. Drawing, semi-structured interviews and oriented children play were employed to investigate 31 children, 11 aged between eight and ten years old and 20 between five and six years old. The results indicated a diversified social representation about old people, in which themes like physical characteristics, grandparents, illness, death, physical disabilities, employment, activities and heterogeneity are present. The children regarded aging as the passage of time, a process to which everyone is subjected.
  • Competências no trabalho: uma análise da produção científica brasileira Artigos

    Brandão, Hugo Pena

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou revisar criticamente a produção científica nacional sobre competências no trabalho. Foram analisados relatos de pesquisas empíricas sobre o tema, publicados no período de 1996 a 2004 em importantes periódicos brasileiros das áreas de Psicologia e Administração. Buscando caracterizar essas investigações, foram discutidos os enfoques teóricos utilizados pelos autores, os propósitos e as opções metodológicas de suas pesquisas, os instrumentos de coleta de dados e os procedimentos de análise utilizados, entre outros aspectos. Foram discutidos também lacunas e limitações das pesquisas, procurando-se revelar carências e questões relevantes para estudo, bem como apresentar recomendações sobre estratégias de investigação. Constatou-se a predominância de estudos que buscam identificar competências relevantes a determinados papéis ocupacionais, bem como daqueles que examinam a contribuição de processos de aprendizagem para o desenvolvimento de competências. Diante da carência de investigações empíricas sobre o tema, ao final é sugerida uma agenda para pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    This paper aimed to review the Brazilian scientific studies on competencies at work that were published between 1996 and 2004 in important Brazilian journals from the areas of Psychology and Business Administration. Empirical studies on the subject were identified and systematically analyzed, characterizing these inquiries, the theoretical approaches adopted by the authors, their intentions and methodological options used, the instruments of data collection and the procedures of analysis, among other aspects. Problems and limitations of the inquiries were discussed, aiming to disclose gaps and relevant questions for study, as well as presenting recommendations on research strategies. It has been evidenced the predominance of studies that attempted to identify relevant competencies to some occupational positions, as well as those that examined the contribution of learning processes for the development of competencies. Considering the lack of empirical inquiries on this subject, an agenda for future research is suggested in the end.
  • A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional Artigos

    Pimentel, Alessandra

    Resumo em Português:

    A teoria da aprendizagem experiencial consiste em uma abordagem sobre o desenvolvimento do adulto, em especial, do profissional. Segundo seu fundador, o americano David Kolb, a profissionalidade é um percurso permanente de aprendizagem, desde que o indivíduo possa se apropriar de suas experiências de atuação profissional. São discutidos os princípios e conceitos básicos dessa perspectiva, fundamentados na relação entre determinados tipos de aprendizagem, denominados modalidades de aprendizagem, e o desenvolvimento dos processos afetivos, perceptivos, cognitivos e comportamentais, presentes ao longo do percurso profissional ou em situações específicas de aprendizagem, como é o caso de projetos de formação em serviço. A perspectiva holística e integrativa da aprendizagem experiencial se aproxima das tendências contemporâneas que destacam o papel do pensamento reflexivo para melhoria da qualificação profissional. Contudo, a acepção kolbiana segue um caminho próprio, original, com grande potencial de aplicação para estudos e propostas formativas no campo do desenvolvimento profissional.

    Resumo em Inglês:

    The theory of the experiential learning consists of a perspective about the development of the adult, in special, of the professional. According to its founder, the American David Kolb, the profissionality is a permanent process of learning, provided the individual can assume appropriate the experiences of professional performance. The principles and basic concepts of this approach are presented, based on the relation between certain types of learning and the development of the affectivity, perception, cognition and behavior belonging to the professional life track or in specific situations as it is the case of projects of formation in service. The holistic and integrative perspective of the experiential learning has some proximity with contemporary approaches which emphasize the role of the reflective thought for improvement of the professional qualification. However, Kolb’s theory follows a proper and original way, with great potential for studies and formative proposals for the professional development.
  • O conceito de ilusão em psicanálise: estado ideal ou espaço potencial? Artigos

    Garcia, Claudia Amorim

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute diferentes interpretações da noção de ilusão na psicanálise contemporânea. Primeiramente retoma as considerações de Freud sobre a relevância da ilusão na construção da cultura, que culminam com sua posição final contida no texto de 1927. A seguir, apresenta dois desdobramentos teóricos bastantes distintos da noção de ilusão representados pelos conceitos de área da ilusão, em D. Winnicott, e domínio da ilusão, em J. Chasseguet-Smirgel. Finalmente, discute comparativamente as definições de ilusão em D. Winnicott e J. Chasseguet-Smirgel, sugerindo, na conclusão, que ambos contribuem para uma reflexão psicanalítica sobre o normal e o patológico na sociedade atual.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses different interpretations of the notion of illusion in contemporary psychoanalysis. First, it resumes Freud’s contributions about the main role of illusion in the building up of civilization which reaches its highest point in 1927 with his final definition of illusion. Next, it presents two different theoretical developments of the notion of illusion represented by D. Winnicott’s area of illusion and J. Chasseguet-Smirgel’s realm of illusion. Finally, it discusses comparatively D. Winnicott’s and J. Chasseguet-Smirgel’s definitions of illusion, suggesting that both contribute to a better understanding of pathology and normality in contemporary society.
  • Qualidade de vida e estratégias de enfrentamento em pacientes submetidos a transplante renal Artigos

    Ravagnani, Leda Maria Branco; Domingos, Neide Aparecida Micelli; Miyazaki, Maria Cristina de Oliveira Santos

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo comparar qualidade de vida pré e pós-transplante renal e identificar estratégias de enfrentamento utilizadas após o transplante. Participaram 17 pacientes (nove mulheres e oito homens) com idade entre 23 e 55 anos (M = 38 anos; DP = 8), que responderam ao Inventário de Qualidade de Vida SF-36, ao Inventário de Enfrentamento e a um roteiro de entrevista (pré e pós-transplante). Não houve diferença significante entre a avaliação de qualidade de vida nos períodos pré e pós-transplante para as variáveis investigadas pelo SF-36. As principais preocupações apontadas foram efeitos colaterais das medicações, consultas médicas, alterações da imagem corporal e tempo de hospitalização. Estratégias de enfrentamento centradas na emoção foram as mais utilizadas, isto é, estratégias mais subjetivas para enfrentar dificuldades. O transplante renal não influenciou de forma significante a qualidade de vida destes pacientes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to compare patients’ quality of life before and after renal transplantation, and identify coping strategies after surgery. Participants were 17 patients (9 female, and 8 men) with ages ranging from 23 to 55 years old (M: 37.9 years; SD: 8) assessed with the SF-36 Quality of Life Questionnaire, Ways of Coping Questionnaire, and a structured interview (before and after transplant). There was no significant difference in the quality of life assessment before and after the transplantation for the variables assessed by the SF-36. Patients’ major concerns were: effects of the medication, medical consultation, changes in corporal appearance, and hospitalization. Patients tended to use more emotion centered coping strategies, i.e., more subjective ways to cope with difficulties. There was no significant change in patients’ quality of life after transplantation.
  • Perspectivas e desafios para a gestão da qualidade de vida nas organizações de trabalho Resenha

    Trierweiler, Michele; Silva, Narbal
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
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