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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2010
  • Editorial

    Oliveira, Isabel Fernandes de
  • Processo de reinserção familiar: estudo de casos de adolescentes que viveram em instituição de abrigo Artigos

    Siqueira, Aline Cardoso; Zoltowski, Ana Paula; Giordani, Jaqueline Portella; Otero, Taíse Mallet; Dell'Aglio, Débora Dalbosco

    Resumo em Português:

    O objetivo desse estudo foi compreender longitudinalmente o processo de reinserção familiar de três adolescentes que moravam em abrigos. Visitas domiciliares e Entrevistas de Reinserção foram utilizadas com os participantes e um membro da família, durante um período que variou de seis a 18 meses. Os resultados indicaram que as famílias se encontravam em situação de vulnerabilidade; não houve uma preparação dos jovens e familiares para o retorno; e não foi disponibilizado apoio após o desligamento da instituição. Dois dos adolescentes demonstraram satisfação com a reinserção após alguns meses de desligamento, embora a situação de pobreza e baixo desempenho escolar fossem percebidos como problemas pelos participantes. No terceiro caso, problemas na condução da reinserção fizeram com que a adolescente fosse reabrigada. Discute-se a necessidade de políticas públicas e de programas desenvolvidos por profissionais capacitados, em parceria com os abrigos, que visem à promoção da convivência familiar.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this study was to longitudinally understand the family reunification process of three adolescents who lived in shelters. Home visits and Reunification Interview were used with the adolescents and a family member, during a time that ranged from six to 18 months. The results highlighted that such families socially vulnerable; there was no family and adolescents preparation for the reinsertion; and there was no support after such process of detachment from the institution. Two adolescents were satisfied with reunification after some months, although the poor conditions and low academic achievement had been perceived as a problem by the participants. On the third case, there were problems to handle reunification and the adolescent returned to the shelter. The need of public policies and programs, develop by able professionals, engaging with the shelters, are discussed, aiming to promotion family reunification.
  • Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: o que nos informa a investigação dimensional? Artigos

    Andrade, Alana Concesso; Flores-Mendoza, Carmen

    Resumo em Português:

    Investiga-se o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em contexto escolar adotando a perspectiva dimensional. Participaram 107 crianças com idade média de 12,37 anos. Utilizou-se a Escala de TDAH - versão para professores, uma versão adaptada para pais e tarefas computadorizadas de processamento cognitivo. A prevalência de Hiperatividade pelo relato de professores e pais foi condizente com aquela apontada pela literatura (4,7%). O Déficit de Atenção, avaliado por pais e professores, correlacionou com todas as medidas de processamento de informação. Hiperatividade e Comportamento Anti-social correlacionaram com as medidas de memória de trabalho quando a primeira foi avaliada pelos professores e a segunda pelos pais, refletindo baixa concordância entre o relato de informantes a respeito das dimensões comportamentais do TDAH. Entretanto, as respostas dos professores parecem estar mais de acordo com a literatura. Conclui-se que a perspectiva dimensional de investigação pode fornecer informações relevantes sobre as características demográficas e cognitivas do TDAH.

    Resumo em Inglês:

    This research investigates the Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in a school context from a dimensional perspective. It took part of the study 107 children with mean age of 12,37 years. It was used the ADHD's Scale - teacher's version and an adapted form for parents in addition to computer tasks to measure cognitive processing. The prevalence of Hyperactivity, according to teachers and parent's report, was consistent with the literature (4,7%). Attention deficit correlated with all measures of cognitive processing. Hyperactivity and Antisocial Behavior correlated with working memory measures only when the first was assessed by teachers and the second was assessed by parents. In this sense, it was found low concordance between informants regarding ADHD behavior dimensions. However, teacher's report seems to be according with contemporary literature. It was concluded that dimensional investigation can provides relevant information related to demographic and cognitive characteristic of ADHD.
  • A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil Artigos

    Bataglia, Patricia Unger Raphael; Morais, Alessandra de; Lepre, Rita Melissa

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem por objetivo abordar as bases, finalidades e composição de dois instrumentos de avaliação de juízo moral: a Moral Judgment Interview (MJI) e o Defining Issues Test (DIT), e um de competência moral: o Moral Judgment Test (MJT). Retoma a teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg que fundamenta esses instrumentos, assim como os últimos estudos realizados com os mesmos. A MJI é uma entrevista semiestruturada que avalia o nível de juízo moral. O DIT é um teste objetivo que mede a proporção de respostas pós-convencionais. O MJT é um instrumento objetivo, que avalia a competência moral. Destaca-se a crescente utilização desses instrumentos em pesquisas sobre moralidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents intends to address the objectives and composition of two instruments for evaluation of moral judgment: the "Moral Judgment Interview" (MJI) and the "Defining Issues Test" (DIT) and one for moral competence measurement: the "Moral Judgment Test" (MJT). It retakes Kohlberg's moral development theory which gives the foundation for these instruments. Presents Brazilian studies with each instrument. MJI is a semi-structured interview that evaluates the stage of moral judgment. DIT is an objective test that measures the percentage of post-conventional answers. MJT is an objective instrument that measures the moral judgment competence. Researches have used more and more these instruments.
  • Moralização sobre o uso de álcool entre estudante de curso de saúde Artigos

    Martins, Leonardo Fernandes; Silveira, Pollyanna Santos da; Soares, Rhaisa Gontijo; Gomide, Henrique Pinto; Ronzani, Telmo Mota

    Resumo em Português:

    O uso de álcool é uma das principais condições que apresentam conotação moralizante no mundo. O objetivo deste estudo foi investigar os estereótipos e a atribuição moral de graduandos de cursos da área da saúde acerca da dependência de álcool. Participaram do estudo 138 estudantes matriculados nos cursos de Enfermagem, Medicina, Psicologia e Serviço Social. Os instrumentos utilizados foram: questionário sobre características do estudante, questionário sobre estereótipos e moralização do uso de álcool. Verificou-se que para uso de álcool o modelo de percepção que os estudantes possuíam era o moral e que uma de suas maiores dificuldades era lidar com alcoolistas.

    Resumo em Inglês:

    Alcohol use is one of the major conditions that display a worldwide moralizing connotation. The objective of this present article was to investigate the stereotypes and the moral attribution of the Health College Students (HCS) about the dependence of alcohol. 138 HCS enrolled on undergraduate health courses participated of the study. Three instruments were used: questionnaire about the personal characteristics of the professionals, Evaluation questionnaire about stereotypes and moralization of the use of alcohol. Was verified that for the use of alcohol, the perception model of the HCS was moral and one of the biggest difficulties for them dealing with the patients referred to the alcoholics.
  • Associação entre comportamentos externalizantes e baixo desempenho escolar: uma revisão de estudos prospectivos e longitudinais Artigos

    D'Abreu, Lylla Cysne Frota; Marturano, Edna Maria

    Resumo em Português:

    Foi feito um levantamento na literatura de estudos prospectivos e longitudinais investigando a associação entre problemas de comportamento externalizantes e baixo desempenho escolar no ensino fundamental, no período de 1990 a 2006. Por meio dos sistemas PsycInfo, Medline, Lilacs, Scielo e Web of Science, foram selecionados e adquiridos 18 artigos, classificados em quatro categorias: estudos com amostras clínicas; estudos comparando grupos com ou sem comorbidade; estudos que buscam testar modelos de trajetória de desenvolvimento; estudos sobre precursores da associação entre problemas de comportamento e baixo desempenho escolar. A análise dos artigos evidencia que a co-ocorrência de baixo desempenho escolar e problemas externalizantes sugere a influência de variáveis antecedentes, como condições adversas na família e baixo nível socioeconômico. Indica, ainda, que a associação traz mau prognóstico às crianças, como comorbidades com transtornos psiquiátricos, posteriores problemas acadêmicos e de comportamento anti-social, evidenciando a situação de risco psicossocial em que se encontram.

    Resumo em Inglês:

    A survey in the literature of prospective and longitudinal studies was made investigating the association between externalizing behavior and underachievement in the period of 1990-2006. It was used PsycInfo, Medline, Lilacs, Scielo and Web of Science systems and it was selected and acquired 18 articles, classified in four categories: studies with clinical samples; studies comparing groups with or without comorbidity; studies that try to establish or to test models of developmental trajectory; studies of precursors of the association between behavior problems and underachievement. The analysis of articles evidences that the co-occurrence of underachievement and externalizing behavior suggests the influence of antecedent variables, such as adverse conditions in the family and low socio-economic level. It indicates that the association brings bad prognostic to the children, such as comorbidity with psychiatric disorders, later academic problems, and antisocial behavior, evidencing the psychosocial risk situation in that they are.
  • A Psicologia Evolucionista no Brasil Dossiê: Psicologia Evolucionista

    Yamamoto, Maria Emilia; Moura, Maria Lúcia Seidl de
  • A Psicologia Evolucionista e o conceito de cultura Dossiê: Psicologia Evolucionista

    Lordelo, Eulina Rocha

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta a concepção de cultura na Psicologia Evolucionista, comparando-a com outras abordagens no campo evolucionista. A Ecologia Comportamental tende a ver o comportamento dos indivíduos como busca de maximização da inclusão dos seus genes nas gerações futuras; cultura é o que as pessoas fazem, não tendo propriedades especiais. A Antropologia Cultural Evolutiva, chamada também de teoria da transmissão dual, atribui à cultura um papel muito importante na explicação do comportamento e advoga influências recíprocas entre cultura e evolução biológica. Finalmente, a Psicologia Evolucionista focaliza, especificamente, os mecanismos psicológicos que guiam o comportamento, e descreve três componentes do conceito de cultura, articuláveis à luz da teoria evolucionista.

    Resumo em Inglês:

    This essay presents the concept of culture according to evolutionary psychology, comparing it with other approaches in the evolutionary field. Behavioral Ecology trends to see the behavior of the individuals as search for maximization of their fitness in next generations; culture is what people do and does not have special properties. Evolutionary Cultural Anthropology, also named dual transmission or co-evolutionary approach, attributes to the culture a very much important role in explaining behavior, and sustains reciprocal influences between culture and biological evolution. Finally, Evolutionary Psychology focuses on the psychological mechanisms that guide the behavior, and distinguishes three components of the concept of culture. These components should necessarily be articulated theoretically.
  • Desenvolvimento humano e cultura: integração entre filogênese, ontogênese e contexto sociocultural Dossiê: Psicologia Evolucionista

    Martins, Gabriela Dal Forno; Vieira, Mauro Luís

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo principal apresentar reflexão teórica sobre a integração entre aspectos da história filogenética do ser humano e a história de desenvolvimento ontogenético, considerando o contexto sociocultural onde o indivíduo está inserido. Pressupostos da Psicologia do Desenvolvimento Evolucionista, da Psicologia Transcultural e da Psicologia da Cultura são utilizados como referenciais teóricos. Conceitos como epigênese são apresentados para indicar a relação entre genética e fatores ambientais. Diferentes conceitos de cultura também são expostos e discutidos criticamente. Por fim, relações entre modelos culturais de independência e interdependência com as trajetórias de desenvolvimento são apresentadas e discutidas. Através da análise crítica apresentada, conclui-se que o estudo do desenvolvimento (em suas dimensões em termos de filogênese e ontogênese) mediado pelo contexto sociocultural é consistente e representa um modelo promissor para gerar programas de pesquisas inovadores e originais.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to present a theoretical reflection on the integration of aspects of the phylogenetic history of human beings and history of ontogenetic development, considering the socio-cultural context where the individual is inserted. Assumptions of Evolutionary Psychology, Cross-Cultural Psychology and the Psychology of Culture are used as theoretical background. Concepts such as epigenesis are presented to indicate the relationship between genetics and environmental factors. Different concepts of culture are shown and discussed critically. Finally, relations between cultural models of independence and interdependence with the trajectories of development are presented and discussed. Through the critical analysis presented, it is concluded that the study of development (in its dimensions in terms of phylogeny and ontogeny) mediated by the socio-cultural context is consistent and represents a promising model to generate innovative and original research programs.
  • Bebês: o irresistível poder da graciosidade. Um estudo sobre o significado evolutivo dos traços infantis Dossiê: Psicologia Evolucionista

    Leitão, Monique; Castelo-Branco, Rochele

    Resumo em Português:

    Os bebês, em geral, despertam ternura e comportamentos de cuidado nas pessoas. O objetivo deste trabalho foi discutir a atração provocada pelos traços infantis, tendo como referencial teórico os quatro níveis de explicação de Tinbergen. Do ponto de vista dos mecanismos que desencadeiam essa atração neonatal, avaliamos a importância da aparência do infante para eliciar as respostas de cuidado parental. Considerando a função adaptativa desta característica, discutimos os processos evolutivos que moldaram as preferências pelos atributos infantis, além da história filogenética do favoritismo pelos sinais morfológicos de filhotes. Apresentamos, ainda, dados sobre o desenvolvimento deste traço comportamental ao longo da vida. Tomadas em conjunto, estas informações provêem uma análise de por que achamos os bebês tão irresistíveis.

    Resumo em Inglês:

    Babies generally elicit tenderness and caretaking behaviors on people. The aim of this study is to discuss the attraction towards babyish features, taking Tinbergen's four questions as a theoretical benchmark. Concerning the mechanisms implicated in this neonatal attraction, we evaluated the importance of children´s morphology on eliciting parental responses. Considering the adaptive function of this characteristic, we discuss the evolutionary process that shaped the preferences towards infantile traits as well as the phylogeny of the preference towards infant´s morphological traits. It was also presented data about the development of this behavioral trait across life span. The information provided here suggests a reason why we find babies such irresistible creatures.
  • Compreendendo as diferenças de gênero a partir de interações livres no contexto escolar Dossiê: Psicologia Evolucionista

    Menezes, Aline Beckmann de Castro; Brito, Regina Célia Souza; Figueira, Renata Almeida; Bentes, Tatiana Frazão; Monteiro, Eline Freire; Santos, Marina Cunha

    Resumo em Português:

    Para a Psicologia Evolucionista as diferenças de gênero existentes nas brincadeiras resultam de influências culturais que interagem com uma pré-disposição selecionada na espécie. Objetivou-se investigar se tais diferenças seriam compatíveis com dimorfismo sexual descrito na literatura da área. Setenta e três alunos entre seis e sete anos de uma escola particular foram filmados em quatro sessões de 30 minutos de recreio. Contabilizou-se a freqüência dos comportamentos e os pares com que ocorriam. Posteriormente, 21 crianças foram entrevistadas sobre suas brincadeiras prediletas e suas classificações de brincadeiras segundo o gênero. Pôde-se observar que ambos os sexos participam de atividades similares, mas em interações intra-sexuais. Além disso, observaram-se diferenças topográficas na forma de brincar, de acordo com o sexo. Nas entrevistas, como previa a literatura, foram registradas diferenças entre o relatado e o observado, indicando maior influência cultural sobre o conteúdo relatado.

    Resumo em Inglês:

    Evolutionary Psychology considers that gender differences in play are a result of cultural influences upon pre-dispositions selected in the species. The compatibility of these differences with theoretical prevision was investigated. Seventy three six/seven years old students of private schools were recorded in four 30 minutes sessions. Playful behavior frequency and playmate choice were counted. Later, 21 children were asked about favourite plays and how they classified those plays accordingly to gender patterns. Both sexes participated in similar activities but their interactions were mostly restricted to members of the same sex. It was also observed that there were topographic differences in the way they played, accordingly to sex. The interviews, as shown in the literature, allowed to identify that the speech and the behavior observed were different, with a higher cultural influence upon the speech.
  • Boas e más razões para cooperar do ponto de vista de crianças: uma análise evolucionista Dossiê: Psicologia Evolucionista

    Alencar, Anuska Irene

    Resumo em Português:

    A cooperação é um comportamento aparentemente oposto à seleção natural, no entanto, é também compatível se a entendermos como um mecanismo pelo qual os indivíduos podem aumentar a aptidão. Esse comportamento tem sido investigado pelos psicólogos evolucionistas que identificam algumas razões para sua existência - como a seleção de parentesco, o altruísmo recíproco e o altruísmo recíproco indireto. Poucos estudos evolucionistas são realizados em crianças. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar relatos que corroboram com achados evolucionistas identificados em adultos. Foi observado que, nos relatos, podemos identificar exemplos de seleção de parentesco, altruísmo recíproco, altruísmo recíproco indireto, bem como a importância da reputação para desencadear comportamentos de cooperação dos parceiros do jogo.

    Resumo em Inglês:

    Cooperation is a behavior apparently opposed to natural selection, however it is possible of comparation if we understand as a mechanism by which individuals can increase aptitude. This behavior has been investigated by the evolutionist psychologists whom identify some reasons for its existence such as the kinship election, the reciprocal altruism and the indirect reciprocal altruism. Very little evolutionist studies have been developed with children. Thus, the objective of this work was to analyze reports which corroborate with evolutionist findings, identified in adults. It was observed that, in the reports, one can identify examples of the kinship election, the reciprocal altruism and the indirect reciprocal altruism, as well as the importance of reputation to trigger cooperative behavior of the game partners.
  • Violência e identificação de raça como consequência da categorização de grupo Dossiê: Psicologia Evolucionista

    Gonçalves, Diego Macedo

    Resumo em Português:

    A Psicologia Evolucionista vem mostrando que a agressão coletiva direcionada aos membros de grupos adversários faz parte do repertório comportamental humano. A mente humana contém mecanismos desenhados para a formação de coalizões. Um desses mecanismos psicológicos, chamado de "Nós versus Eles", leva os indivíduos a se colocarem numa postura contrária ou favorável diante de um grupo, podendo gerar conflitos violentos. Uma das formas pela qual esse processo mental se manifesta é através da categorização de raça. O ser humano usa diversas pistas para categorizar grupos, entre elas, a cor da pele. Esse é um processo flexível e dinâmico que pode mudar dependendo do contexto social.

    Resumo em Inglês:

    Evolutionary Psychology has shown that collective aggression toward out-group members in some specific situations, is part of the human behavioral repertoire. The human mind contains mechanisms designed for the formation of alliances and coalitions. This psychological mechanism, called "Us versus Them", influences individuals to assume a contrary or a favorable attitude in relation to a given group and may generate violent conflicts. One way whereby this mental process is manifested is through race categorization. The human being uses various cues to categorize groups, among them skin color. This is a plastic and dynamic process, which can change depending on the social context.
  • O efeito da infidelidade sobre a atratividade facial de homens e mulheres Dossiê: Psicologia Evolucionista

    Tokumaru, Rosana Suemi; Baumel, Sérgio Werner; Aires, Fabiane Cruz Gama; Viana, Daniela Palaoro; Ambrósio, Laís de Almeida; Aguiar, Yara Nascimento de; Monteiro, Rojane Neves

    Resumo em Português:

    Os estudos da atratividade e da seleção de parceiros têm recebido atenção especial dentro da perspectiva da Psicologia Evolucionista, mostrando influências tanto de fatores físicos quanto de fatores não-físicos. Neste estudo, utilizou-se de fotografias da face de homens e mulheres, pré-julgados como medianamente atraentes, desconhecidos dos participantes, associadas a uma história neutra ou que envolvia comportamento de infidelidade, para avaliar a influência de informação sobre o comportamento de infidelidade na avaliação da atratividade de indivíduos do sexo oposto. Os resultados mostraram diferenças significativas apenas quando as mulheres avaliavam fotografias de homens, atribuindo menor atratividade a homens associados à história de infidelidade. As diferenças entre homens e mulheres podem refletir mecanismos adaptativos para a avaliação da atratividade do sexo oposto relacionados às diferenças nos custos reprodutivos. Esses resultados são discutidos sob a perspectiva da Psicologia Evolucionista.

    Resumo em Inglês:

    Studies of attractiveness and mate selection have received special attention within the Evolutionary Psychology perspective, showing influences from both physical and non-physical factors. In the present study, we used photographs showing faces of men and women, pre-judged as median attractive people, unknown to the participants, associated with neutral stories or stories involving infidelity behavior, to investigate the influence of information about infidelity behavior on the evaluation of attractiveness of opposite sex individuals. Results showed significant differences only when women evaluated men's photographs, attributing lower attractiveness to men associated with a story of infidelity. The sex differences found may represent adapted mechanisms to evaluate opposite sex attractiveness related to differences in reproductive costs. These results are discussed mainly under the Evolutionary Psychology perspective.
  • Em busca dos indicadores biossociais da hipogamia Dossiê: Psicologia Evolucionista

    Lacerda, André Luís Ribeiro

    Resumo em Português:

    O artigo teoriza em uma perspectiva biossocial sobre os indicadores biossociais da hipogamia, ou seja, sobre parâmetros biossociais que explicam a situação social das mulheres que contraem matrimônio com indivíduos situados posicionalmente abaixo delas. Para isto: (1) defende que o diálogo entre a sociologia e abordagens biossociais como a Psicologia Evolucionista pode contribuir para pensarmos uma teoria biossocial da hipogamia; (2) apresenta uma possível explicação do por que da negligência da literatura sociológica para com o fenômeno da hipogamia; (3) sugere que o fenômeno do crescimento do número de mulheres chefes de família pode ser um bom ponto de partida para estudarmos o fenômeno da hipogamia; (4) apresenta alguns referenciais teóricos como ponto de partida para explicarmos a hipogamia e determinar seus indicadores biossociais.

    Resumo em Inglês:

    The article theorizes a biosocial perspective about the biosocial indicators of the hipogamy what means about biosocial parameters that explain the social situation of the women which get married with individuals in a social class below them. So: (1) It defends that the dialogue betwen the sociology and the biosocial approachs like Evolutionary Psychology can contributes for thinking a biosocial theory of hipogamy; (2) It present a possible explanation for the reason of the negligence of the sociological literature on hipergamy phenomenon; (3) it suggest that the phenomenon of the growth of the women householder headship can be a good point for starting to study the hipogamy phenomenon; (4) It present some theoric references as the beggining of an explanation of the hipogamy and to establish their biosocial indicators.
  • Por que mulheres não preferem homens muito mais velhos que elas? uma hipótese baseada em alterações da fisiologia reprodutiva masculina relacionadas ao aumento da idade Dossier: Evolutionary Psychology

    Spinelli, Luísa Helena Pinheiro; Hattori, Wallisen Tadashi; Sousa, Maria Bernardete Cordeiro de

    Resumo em Português:

    Estudos de Psicologia Evolucionista sugerem que as mulheres preferem parceiros um pouco mais velhos ou de idade semelhante, embora apresentem, até agora, poucas hipóteses para explicar esse padrão de preferência. Recentemente, vários estudos têm demonstrado alterações nos parâmetros reprodutivos masculinos como resultado do aumento da idade. Em revisão da literatura médica atual, encontramos evidências de que homens muito mais velhos são mais susceptíveis de serem inférteis, mulheres com parceiros muito mais velhos são mais propensas a sofrer com problemas durante a gravidez e filhos de homens muito mais velhos são mais propensos a ter anomalias genéticas. Com base nestes resultados, sugerimos que reproduzir com homens muito mais velhos não representa a melhor opção reprodutiva para as mulheres, o que explicaria a preferência feminina por parceiros apenas um pouco mais velhos ou de mesma faixa etária.

    Resumo em Inglês:

    Evolutionary Psychology studies suggest that women prefer slightly older or similarly aged partners, although to date few hypotheses have been put forth to explain this pattern of choice. Several recent studies have shown changes in male reproductive parameters as a result of increased age. In the current review of medical literature, we found evidence that much older men are more likely to be infertile, women with much older partners are more likely to experience problems during pregnancy, and children of much older men are more likely to have genetic abnormalities. Based on these findings, we suggest that reproducing with much older men does not represent the best reproductive option for women, which would explain the female preference for only slightly older or similarly-aged mates.
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