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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2012
  • Documento sem título

    Almondes, Katie; Lopes, Fívia
  • Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar Articles

    Marin, Angela Helena; Piccinini, Cesar Augusto; Gonçalves, Tonantzin Ribeiro; Tudge, Jonathan R. H.

    Resumo em Português:

    O estudo investigou a relação das práticas educativas parentais, problemas de comportamento e a competência social de crianças pré-escolares. Participaram 48 mães e 33 pais, cujos primogênitos tinham seis anos de idade, que responderam a uma entrevista sobre práticas educativas e ao Sistema de Avaliação das Competências Sociais, o qual também avalia problemas de comportamento. Correlações de Spearman revelaram associações positivas entre práticas coercitivas maternas e problemas de comportamento infantil, especialmente os de externalização. Foram encontradas correlações positivas entre práticas coercitivas paternas e problemas de internalização, bem como entre as práticas indutivas e de não interferência paternas com a cooperação e a assertividade infantil, respectivamente. Mães de meninas referiram mais comportamentos de autocontrole e a competência social do que mães de meninos, enquanto aquelas de NSE baixo relataram mais práticas coercitivas e as de NSE alto, mais as indutivas. Os achados indicaram que as práticas indutivas paternas associaram-se com aspectos da competência social, enquanto as práticas coercitivas maternas e paternas aos problemas de comportamento infantil.

    Resumo em Inglês:

    The study examined associations between parents' childrearing practices, behavior problems and pre-school children's social competence. A total of 48 mothers and 33 fathers, when their firstborn children were aged six, completed an interview about child-rearing practices and the Social Skills Rating System that also assesses behavior problems. Spearman correlations indicated positive associations between maternal coercive practices and children's behavior problems, especially those related to externalizing. Positive correlations were also found between fathers' coercive practices and internalizing problems, as well as among fathers' inductive and non-interference practices with children's cooperation and assertiveness, respectively. Girls' mothers reported higher levels of self-control and social competence than did boys' mothers. Moreover, lower SES mothers referred more coercive practices while higher SES mothers reported more inductive practices. Findings underscore the relationship between fathers' inductive practices and children's social competence. In addition, results suggested associations among both mothers' and fathers' coercive practices and children's behavior problems.
  • Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos Articles

    Ferreira, Jane Farias Chagas; Fleith, Denise de Sousa

    Resumo em Português:

    O objetivo desse estudo foi descrever as características e a dinâmica da família de adolescentes talentosos. Participaram da coleta de dados 42 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado e seus familiares. Um questionário de caracterização do sistema familiar e o inventário de Indicadores de Sucesso Parental, na versão filhos e pais, foram utilizados como instrumentos. Os resultados indicaram que mais da metade das famílias com adolescentes talentosos possuía uma configuração tradicional: cônjuges com filhos nascidos de sua própria união conjugal. Essas famílias priorizavam a educação e o desenvolvimento do talento dos filhos e a sua dinâmica envolvia um leque variado de atividades rotineiras e de lazer, entre as quais se destacaram aquelas relacionadas ao descanso, à escola, a assistir televisão e filmes e a visitar familiares. A avaliação dos genitores sobre seu desempenho parental foi mais positiva quando comparada à dos filhos adolescentes em todas as categorias avaliadas pelo PSI: comunicação, uso do tempo, ensino, frustração, satisfação e necessidade de informação. Os resultados desse estudo destacam o papel relevante da família como contexto de desenvolvimento do talento.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to describe family characteristics and dynamics of talented adolescents. Forty-two adolescents between 12 and 18 years old who attended a program for gifted students and their family participated in the data collection. A family characteristics questionnaire and the Parent Success Indicator Inventory, children's and parents' versions were used as instruments. The results indicated that more than half of the families with talented adolescents had a traditional figure: spouses with children born of their own conjugal union. These families prioritized education and the development of their children's talents. The family dynamics involved a wide range of routine and leisure activities, among which stand out those related to the rest, to school, watching television and movies and visiting relatives. Parents evaluated their parental performance in a more positive way when comparing to the adolescents considering all the categories measured by the PSI: communication, use of time, teaching, frustration, satisfaction, and information needs. The results of this study highlight the relevant role of the family regarding talent development.
  • Sexo, estilos cognitivos e mapas cognitivos: avaliando suas relações na população geral Artigos

    Milfont, Taciano Lemos; Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda; Pessoa, Viviany Silva; Gouveia, Valdiney Veloso

    Resumo em Português:

    Este artigo relata em que medida homens e mulheres se diferenciam quanto ao estilo cognitivo de sistematização e à habilidade de construção de mapas cognitivos. Participaram da pesquisa 214 pessoas (57% mulheres) de João Pessoa (PB), com idade média de 29,3 anos. Elas foram requeridas a listar as Unidades da Federação (UFs) e capitais brasileiras, indicar em mapa esquemático as UFs do país, estimar as distâncias entre capitais e responder o quociente de sistematização. Os resultados indicaram que homens e mulheres se diferenciam em relação ao número de acertos entre capitais e à pontuação em sistematização; em média, os homens apresentam mais acertos e são mais sistematizadores. Em relação à estimativa de distâncias, verificou-se uma configuração espacial mais adequada para as pessoas do sexo masculino. Concluindo, o sexo e o estilo cognitivo de sistematização influenciam a construção de mapas cognitivos.

    Resumo em Inglês:

    This study examined the extent to which men and women differ regarding systemizing and construction of cognitive maps. Participants were 214 people (57% women) from João Pessoa (Brazil), with mean age of 29.3 years. They were asked to list the Brazilian Federation Unities (BFUs) and their capitals, to indicate in a sketch map the BFUs, to estimate the distances between capitals, and to answer the systemizing quotient test and demographic questions. Results showed that men and women differ with respect to the number of BFUs-capital correctly listed, and on the systemizing score, with men showing more right answers and being more systemizing than women. Men and women did not differ in locating the BFUs in the map, but men had more correct answers overall. In terms of distance estimation once again men showed better spatial representation than women. These findings indicate the influence of sex and systematizing on the representation of cognitive maps.
  • A natureza argumentativa dos processos inferenciais preditivos na compreensão textual Artigos

    Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro; Leitão, Selma

    Resumo em Português:

    No presente estudo, propõe-se que a inferência de predição é um processo cognitivo/discursivo de natureza eminentemente argumentativa. Partindo desta proposta teórica, o estudo empírico relatado teve como objetivo investigar, de forma processual, a produção de inferências preditivas por parte de sete estudantes universitários no curso de uma leitura individualmente realizada (compreensão online). A perspectiva metodológica adotada foi a do estudo de casos em série, em cada um dos quais o participante foi solicitado a responder, em voz audível, a questões formuladas à medida que lia uma crônica. A análise de dados realizada, de natureza notadamente qualitativa e processual, evidencia a natureza essencialmente argumentativa das inferências preditivas produzidas.

    Resumo em Inglês:

    The present study argues that a prediction inference is a cognitive/discursive process fundamentally of argumentative nature. From this theoretical premise, this empirical study investigated, in a procedural manner, the production of predictive inferences by seven university students, using individual readings (online comprehension). The methodology used was that of case studies in series, in each of which the participant was asked to answer, aloud, questions formulated while he/she was reading a story. The analysis of the data, notably of qualitative and procedural nature, makes evident the essentially argumentative nature of the predictive inferences produced.
  • Metacompreensão e inteligência: um estudo correlacional com estudantes do ensino fundamental Artigos

    Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Dias, Anelise Silva

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou buscar evidências de validade para a Escala de Metacompreensão (META-FII) por meio da correlação com o WISC-III. Participaram 61 estudantes, 59,0% do gênero feminino, regularmente matriculadas em uma escola da rede pública de ensino de São Paulo. As idades dos participantes variaram de 10 a 13 anos (M = 11,79; DP = 1,13). A META-FII foi aplicada coletivamente em uma primeira sessão e o WISC-III em duas sessões posteriores, individualmente. Os resultados evidenciaram diferença significativa quanto ao gênero apenas para o QI compreensão verbal. Foram encontradas correlações positivas entre os QIs, verbal, compreensão verbal e total com a META-FII o que atribui a evidência de validade para a escala de metacompreensão.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to get validity evidences of Metacomprehension Scale (META-FII) by WISC-III correlation test. The participants were 61 students, 59,0% were female that were at public elementary school in São Paulo state. The age variation was from 10 through 13 years old (M = 11,79; SD = 1,13). The META-FII scale was collectively administered in the first session and the WISC-III in two post sessions, individually. The results showed significant difference to genre only at verbal comprehension QI. Verbal, verbal comprehension and total QI were positive correlated with META-FII scale which give to the scale validity evidences.
  • Raciocínio condicional: a conclusão depende do conhecimento armazenado na memória Artigos

    Castilho, Goiara Mendonça de; Janczura, Gerson Américo

    Resumo em Português:

    Exemplos alternativos armazenados na memória são fundamentais para a correta interpretação da proposição condicional "Se P, então Q". Esse artigo propõe que a força associativa e o tamanho da categoria semântica têm um papel crítico na ativação de modelos alternativos envolvidos neste tipo de raciocínio. Adicionalmente, quanto mais modelos alternativos, justificados em função do tipo de inferência, maior a dificuldade da tarefa, dada a sobrecarga de informação na memória de trabalho. Dois Experimentos testaram essas hipóteses, sendo que os resultados do Experimento 1 confirmaram efeitos significativos da força associativa, tamanho da categoria, tipo de inferência e interação entre fatores. O Experimento 2 evidenciou que os efeitos de força associativa são contextos-dependentes devido à redução do campo semântico. Esses achados são consistentes com a hipótese de que o conhecimento armazenado na memória tem um papel importante no raciocínio condicional.

    Resumo em Inglês:

    Alternative examples stored in memory are fundamental for the correct interpretation of the conditional proposition "If P, then Q". This paper proposes that associative strength and set size of semantic categories have a critical role in activation of alternative models. Also, the more the number of alternative models generated as a function of inference type, the greater the difficulty of the task due to information overload in working memory. Experiment 1 confirmed significant effects of associative strength, category set size, type of inference and interaction effects. Experiment 2 showed that the effects of associative strength are context-dependent determined by the reduction of semantic field. These findings are consistent with the hypothesis that knowledge stored in memory plays an important role in conditional reasoning.
  • Padrões de organização do sistema de comunicação mãe-bebê nas interações face a face: estudo de cinco díades Artigos

    Lyra, Maria da Conceição Diniz Pereira de; Silva, Emmanuelle Christine Chaves da; Silva, Ana Claudia Alves da

    Resumo em Português:

    Apresentamos os que emergem do processo de desenvolvimento da comunicação mãe-bebê nas interações do tipo face a face. Este processo é concebido como compondo um sistema dinâmico em constante transformação e construção. Os padrões de organização descrevem as fases de maior estabilidade desse sistema, propostas pelo modelo EEA como constituindo três padrões que se sucedem: um estabelecimento inicial, seguido de um período de extensão e, finalmente, um período de abreviação das trocas comunicativas. Analisamos os dados longitudinais das trocas comunicativas do tipo face a face de cinco díades mãe-bebê, descrevendo o processo através do qual esses padrões se organizam. Identificamos uma tendência geral de manutenção da mesma sequência de aparecimento e dominância desses três padrões nas cinco díades, tal como proposto pelo modelo EEA. Todavia, cada díade difere na idade de aparecimento, de dominância e na duração de cada um dos padrões referidos.

    Resumo em Inglês:

    We present the patterns of organization that emerge from the developmental process of mother-infant communication in face-to-face exchanges. This process is conceived as creating a dynamic system in constant transformation and construction. The patterns of organization describe the periods of stability of this system, proposed by the EEA model as corresponding to three successive patterns, starting by an initial establishment, followed by a period of extension, and finally by an abbreviation of the dyadic exchanges. We analyzed the longitudinal mother-infant face-to-face exchanges from five dyads, describing the process of organization of these patterns. We identified a general tendency toward maintenance of the sequence of emergence and dominance of these three patterns in all five dyads, according to the proposals of the EEA model. However, each dyad differs in terms of age of appearance, dominance and duration of each of these patterns.
  • Direitos humanos e democracia na educação infantil: atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação Artigos

    Chagas, Julia Chamusca; Pedroza, Regina Lúcia Sucupira; Branco, Angela Uchoa

    Resumo em Português:

    A educação em/para os Direitos Humanos demanda a discussão do papel da escola na formação para a cidadania. Essa formação deve considerar a necessidade do ideal de democracia estar em todos os níveis do contexto escolar, da proposta pedagógica à organização político-administrativa. Nesta pesquisa utilizamos o conhecimento adquirido por uma experiência de atuação em psicologia escolar em uma instituição de Educação Infantil de Brasília que é uma associação de pais, professores e funcionários. O objetivo foi discutir como o psicólogo escolar participava da implementação da noção de democracia no cotidiano da escola e auxiliava a construção da coerência entre o projeto político pedagógico e as práticas educacionais voltadas para a criança. A análise dessa experiência mostrou a importância da psicologia na construção de uma educação para a democracia que trabalhe junto aos educandos não apenas o conhecimento de seus direitos, mas a aprendizagem e o desenvolvimento de práticas cidadãs.

    Resumo em Inglês:

    The issue of Human Rights education demands a discussion about the role of the school in developing student citizenship. This process should consider the need for the ideal of democracy to be in every level of the school context; from the pedagogical proposal to its administrative and political organization. In this research we used the knowledge obtained through an experience with school psychology at a children's education institution in Brasília that is an association of parents, teachers and employees. The goal is to discuss how the school psychologist participated in implementing the notion of democracy into the school's routine, helped building coherence between the political and pedagogical project, in addition to the educational practices involving the children. The analysis showed how important psychology is in developing a democratic education that focuses not only on teaching the students their rights, but also on learning and developing practices of citizenship.
  • A caracterização de John B. Watson como behaviorista metodológico na literatura brasileira: possíveis fontes de controle Artigos

    Strapasson, Bruno Angelo

    Resumo em Português:

    Vincular o nome de John B. Watson ao Behaviorismo Metodológico e ao dualismo tem sido uma prática frequente e indiscriminada na literatura brasileira de psicologia. Este trabalho pretende identificar possíveis fontes de controle para essa vinculação. Constatou-se que a disseminação da ideia de que Watson é dualista ou behaviorista metodológico pode estar relacionada (A) à relutância de Watson em definir seus compromissos ontológicos em seus primeiros textos, (B) ao estilo de escrita de B. F. Skinner que critica o Behaviorismo Metodológico sem explicitar quem seriam os behavioristas metodológicos e (C) à influência do texto de Matos (1997a). Sugere-se que um retorno aos textos originais de Watson é necessário para a adequada caracterização de sua obra e compreensão da história do movimento behaviorista.

    Resumo em Inglês:

    Linking the name of John B. Watson to Methodological Behaviorism or to dualism has been a common and indiscriminate practice in the Brazilian literature of psychology. This paper aims to identify possible sources of control for this binding. It was found that the spread of the idea of Watson being a dualistic or a methodological behaviorist may be related to (A) Watson's reluctance to define his ontological commitments in his early writings, (B) the writing style of B. F. Skinner, who criticized the Methodological Behaviorism without specifying who are the methodological behaviorists, and (C) the influence of Matos' (1997a) text. It is suggested that a return to the original texts of Watson is necessary for the proper characterization of his work and an understanding of the history of the behaviorist movement.
  • Teses e dissertações brasileiras sobre relações de equivalência: uma análise da produção de 1998 a 2007 Artigos

    Oliveira, Juliana Barboza Caetano de; Haydu, Verônica Bender

    Resumo em Português:

    A produção brasileira na forma de teses e dissertações sobre equivalência de estímulos é ampla, mas permanece a questão de como essa produção se caracteriza. O objetivo deste estudo foi organizar os dados de identificação de dissertações e teses sobre o tema "relações de equivalência", que relatam pesquisas empíricas com humanos, publicadas no Brasil no período entre 1998 e 2007 e registrar as palavras e expressões que os autores utilizaram na introdução para se referir ao fenômeno da equivalência de estímulos. Um total de 9840 títulos de dissertações/teses foram localizados e lidos, dos quais permaneceram 111. Concluiu-se que o tema apresenta grande representatividade no Brasil e produção crescente; o modelo tem sido expressivamente aplicado na área da Educação e existe grande variação no emprego de palavras/expressões para fazer referência ao conceito de relações de equivalência.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian production in the form theses and dissertations on stimulus equivalence is wide, but remains the question of how this production is characterized. The aim of this study was to organize the identification data of dissertations and theses about the subject "equivalence relations" that report empirical researches with humans published in Brazil from 1998 to 2007, and list the words and expressions used by the authors in the introduction to make reference to the stimuli equivalence phenomenon. A total of 9840 dissertations/theses titles were localized and read; in this study remained 111. In conclusion, this subject presents huge representativeness in Brazil and increasing production; the model has been expressively applied in the educational area and there is a considerable variation in the use of words/expressions to make reference to the equivalence relations concept.
  • Tomada de decisão em dependentes de crack: um estudo com o Iowa Gambling Task Dossiê: Neurociência E Psicopatologia

    Viola, Thiago Wendt; Cardoso, Caroline de Oliveira; Francke, Ingrid D'Avila; Gonçalves, Hosana Alves; Pezzi, Julio Carlos; Araújo, Renata Brasil; Fonseca, Rochele Paz; Grassi-Oliveira, Rodrigo

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou como ocorre o processo de tomada de decisão em dependentes de crack pelo instrumento Iowa Gambling Task (IGT). Foram selecionados 30 participantes para o grupo de dependentes de crack - GDC, e 15 controles não usuários - GNU, de ambos os sexos. Para avaliar a intensidade de craving utilizou-se o Cocaine Craving Questionnaire-Brief. Houve diferenças significativas entre os grupos tanto no cálculo total, como no cálculo por blocos. A curva de aprendizagem do GDCmanteve-se constante e negativa na maior parte do jogo, havendo apenas no final um indício de aprendizagem. Em relação à classificação do desempenho na tarefa, as análises evidenciaram que um significativo número de participantes controles obtiveram desempenho não-prejudicado, oposto ao desempenho do GDC. As diferenças entre os grupos investigadas no IGT corroboraram com achado de estudo anterior, que evidenciou prejuízo no processo de tomada de decisão associado à dependência de cocaína e de crack.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated how decision-making process occurs in crack dependents through the Iowa Gambling Task (IGT). 30 participants were selected to crack dependent group - GDC, and 15 non-users controls - GNU, from both sexes. We used the Cocaine Craving Questionnaire-Brief to assess the craving intensity. There were significant differences between groups both in the total-calculus score and in the blocks scores. The learning curve of the GDC was constant and negative during almost all game, except in the very ending when a suggestion of learning was observed. Regarding the task performance's classification, the analysis showed that a significant number of controls participants achieved a non-impaired performance, opposed to GDC performance. The differences between groups investigated in the IGT corroborate with a previous study finding, about a worse decision-making process associated with cocaine and crack addiction.
  • Avaliação da ansiedade e do viés de atenção no canal visual para estímulos emocionais em uma amostra não clínica Dossiê: Neurociência E Psicopatologia

    Melo, Wilson Vieira; Oliveira Junior, Alcyr Alves de; Peixoto, Marjana da Silva; Araujo, Lisiane Bizarro

    Resumo em Português:

    A ansiedade vem sendo estudada como fator capaz de influenciar a atenção visual seletiva em experimentos como a Visual Probe Detection Task (VPDT). Este estudo objetivou comparar o viés de atenção para imagens emocionais em pessoas com diferentes níveis de ansiedade de traço e estado usando a VPDT. Oitenta e dois estudantes universitários responderam ao IDATE. Na VPDT, utilizaram-se 12 pares de imagens com alto nível de ativação e valência negativa, pareadas com imagens controles neutras, do International Affective Picture System (IAPS). Os estímulos eram apresentados durante 200 m. O viés de atenção não foi diferente entre os participantes com baixos e altos níveis de ansiedade de traço e estado. Tais resultados indicaram que elas não são importantes para o viés de atenção para estímulos negativos com altos níveis de ativação. Além disso, é possível que o viés de atenção para estímulos ansiogênicos seja observado apenas em populações clínicas.

    Resumo em Inglês:

    Anxiety has been observed as a factor capable to influence the visual selective attention in experiments such as the Visual Probe Detection Task (VPDT). This study aimed to compare the attentional bias to emotional images in people with different levels of trait and state anxiety using a VPDT. Eighty-two undergraduate students performed VPDT and answered the State and Trait Anxiety Inventory. In VPDT, 12 pairs of images from International Affective Picture System (emotional image with high arousal level and negative valence/and one control, neutral) were presented during 200 m. There was no attentional bias difference between the participants neither with low nor high levels of trait or state of anxiety. These results indicated that trait or state anxiety might not be important to attentional bias to negative and arousing visual stimuli. It is possible that just clinical populations with anxiety disorders often show attentional bias to anxiogenic stimuli.
  • Pacientes com depressão maior têm menor sensibilidade a contraste visual que indivíduos saudáveis Dossiê: Neurociência E Psicopatologia

    Nogueira, Renata Maria Toscano Barreto Lyra; Santos, Natanael Antonio dos

    Resumo em Português:

    O objetivo foi medir a sensibilidade ao contraste, SC, visual de grades senoidais circulares concêntricas com frequências espaciais de 0,25; 4 e 8 cpg, ciclos por grau de ângulo visual, em adultos saudáveis e com depressão maior. Foram estimadas a SC de 20 participantes, 10 saudáveis e 10 participantes com depressão maior, utilizando o método psicofísico da escolha forçada e luminância média de 0,7 cd/m². Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal ou corrigida e estavam livres de doenças identificáveis. Os resultados mostraram que a SC visual máxima ocorreu na faixa de 0,25 cpg para os dois grupos. Os resultados demonstraram ainda que a SC visual dos participantes com depressão maior foi mais baixa do que a dos participantes saudáveis (p < 0,05), pois os participantes com transtorno precisaram de mais contraste para detectar as frequências espaciais testadas. Estes resultados sugerem alterações na percepção visual relacionadas à depressão maior.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to measure visual contrast sensitivity, CS, for concentric circular sine-wave gratings with spatial frequencies of 0.25, 4 and 8 cpd, cycles per degree of visual angle, in adults without and with major depression disorder. We measured the visual CS for 20 participants, ten without and ten with major depression disorder medicated, using a temporal two-alternative forced-choice psychophysical method with mean luminance of 0.7 cd/m². All volunteers were free from identifiable ocular disease and had normal acuity. The results showed maximum contrast sensitivity to spatial frequency occurred in the range of 0.25 cpd for both groups. The results also showed that the visual CS for major depression was lower than those of adults without depression (p < 0.05). These results showed alterations in the visual perception related the major depression.
  • Efeito do lítio sobre a hiperatividade locomotora induzida pela lesão eletrolítica da região do núcleo mediano da rafe em ratos Dossiê: Neurociência E Psicopatologia

    Pezzato, Fernanda Augustini; Novais, Diego Bertanha; Garcia-Mijares, Miriam; Hoshino, Katsumasa

    Resumo em Português:

    A lesão do núcleo mediano da rafe (NMR) produz sintomas que sugerem validade de face ao episódio maníaco. Esta pesquisa avaliou o efeito do lítio sobre a hiperatividade locomotora induzida por esta lesão. Vinte e um ratos Wistar machos foram submetidos à lesão eletrolítica da região do NMR (LR) e 17 foram submetidos à lesão fictícia (LF). Após recuperação, a atividade locomotora foi avaliada na caixa de atividade (Med Associates/ENV-515). Parte dos animais destes grupos recebeu tratamentos com lítio (47,5 mg/kg/2x dia i.p.) por 10 dias, enquanto o restante foi tratado com salina no mesmo esquema. A reavaliação ao final dos tratamentos demonstrou que o lítio reduziu significantemente a atividade locomotora em relação à avaliação inicial no grupo LR (ANOVA/Bonferroni p < 0,05), tornando-a equivalente aos baixos níveis dos grupos LF. Estes dados sustentam a hipótese de que as manifestações induzidas pela lesão do NMR podem constituir um modelo animal de mania.

    Resumo em Inglês:

    The lesion of the Median Raphe Nucleus (MRN) produces symptoms that suggest face validity for manic episodes. This research evaluated the effect of lithium treatment on the locomotor hyperactivity induced by this lesion. Twenty-one Wistar male rats were submitted to the lesion of the region of the MRN (LR) and 17 were sham lesioned (LF). After recovery, the locomotor activity was evaluated in an activity chamber (Med Associates/ENV-515). A subgroup received lithium (47.5 mg/kg/twice a day i.p.) for 10 days, while the other animals received saline in the same schedule. The reevaluation at the end of the treatments showed that only lithium significantly reduced the activity of LR group compared to baseline levels (ANOVA/Bonferroni p < 0.05), making it equivalent to low levels of LF groups. These data support the hypothesis that the behavioral manifestations induced by the lesion of the MRN may constitute an animal model of mania.
  • Ansiedade social e atribuição de emoções a faces neutras Dossiê: Neurociência E Psicopatologia

    Alves, Nelson Torro; Rodrigues, Marcelli Roberto; Souza, Ingrid Brasilino Montenegro Bento de; Sousa, João Paulo Machado de

    Resumo em Português:

    Trabalhos anteriores têm revelado vieses no reconhecimento de emoções e padrões diferenciais de ativação cerebral no transtorno de ansiedade social. No presente estudo, foi investigada a atribuição de emoções a faces neutras em 22 indivíduos com ansiedade social e 20 voluntários controles. Através do método da escolha forçada, participantes atribuíram emoções de alegria, medo, raiva ou tristeza a faces neutras. Verificou-se que homens e mulheres com ansiedade social atribuíram mais frequentemente emoções de raiva e tristeza às faces neutras, respectivamente. A atribuição de raiva por homens pode estar associada à tendência masculina em detectar sinais de hostilidade no ambiente social, enquanto que o aumento na atribuição de tristeza pelas mulheres pode estar associado à facilitação na identificação de emoções negativas. Os resultados sugerem que a ansiedade social afeta diferentemente os sexos e têm implicações importantes sobre o uso da face neutra como condição de base ou controle nas neurociências comportamentais.

    Resumo em Inglês:

    Previous research has revealed facial emotion recognition biases and distinctive patterns of brain activation in social anxiety disorder. We investigated the attribution of emotion to neutral facial displays in 22 subjects with social anxiety and 20 healthy controls. Using a forced choice paradigm, participants labeled neutral faces as happy, fearful, angry or sad. The most frequent emotional labels attributed by males and females to neutral faces were anger and sadness, respectively. These findings are discussed according to the notion that the attribution of anger by men may be associated with the male tendency to detect hostile environmental signs, whereas the increased attribution of sadness by females might be associated with facilitated identification of negative affect. The results suggest that social anxiety disorder differentially affects males and females and has important implications concerning the use of the neutral face as a baseline or control condition in behavioral neuroscience.
  • Investigação da memória autobiográfica em idosos com Demência de Alzheimer nas fases leve e moderada Dossiê: Neurociência E Psicopatologia

    Lemos, Caroline Araújo; Hazin, Izabel; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha

    Resumo em Português:

    O presente trabalho apresenta dados de pesquisa referentes à investigação de memória autobiográfica (MA) em idosos com Demência de Alzheimer (DA) nas fases leve e moderada. Participaram do estudo quarenta e quatro idosos, divididos em três grupos: DA leve (n = 15) e DA moderada (n = 15); e 14 idosos sem histórico de alterações neuropsiquiátricas que constituíram o grupo Controle. Utilizou-se na avaliação da memória autobiográfica versão reduzida do Teste de Memória Autobiográfica (TMA) e do Questionário de Memória Autobiográfica (QMA). Os dados evidenciaram diferenças significativas entre os grupos representantes da variável independente (estados leve e moderado de DA) e o grupo Controle, tendo-se verificado neste grupo maior número de memórias específicas, com elevada intensidade vivencial das características fenomenais da recordação, quando comparado aos grupos com DA. Tais dados permitem concluir que alterações na MA em sujeitos com DA podem ser observadas desde a fase inicial da doença, tanto no que diz respeito à capacidade de especificar a recordação, quanto com relação às características fenomenais da lembrança.

    Resumo em Inglês:

    This research investigated autobiographical memory (AM) in elderly individuals having Alzheimer's disease (AD) in mild and moderate stages. 44 aged persons participated in this research, divided in three sub-samples: AD in mild stage (n = 15), AD in moderate stage (n = 15) and subjects without morbid indication of AD (control group). A short version of Autobiographical Memory Test (AMT) and Autobiographical Memory Questionnaire were used for memory evaluation. Data showed significant differences between AD (mild and moderate) and Control groups, the former being able to recall a greater number of specific memories, along with elevated emotional intensity in phenomenal qualities of these memories, when compared to the other two AD groups. These findings allow the main conclusion that changes in autobiographic memory among AD patients can be observed since early stages of this disease, in terms of both capacity of recalling and emotional quality of remembered content.
  • Envolvimento de receptores 5-HT2C do hipocampo ventral em comportamentos de defesa de ratos no labirinto em cruz elevado Dossiê: Neurociência E Psicopatologia

    Carvalho, Marília Greidinger; Ferreira, Graziela Furtado Scarpelli; Salviano, Marcelo de Faria; Silva, Flávia Martins da; Couto, Kalliu Carvalho; Alves, Sérgio Henrique de Souza; Cruz, Antonio Pedro de Mello

    Resumo em Português:

    A ativação farmacológica dos receptores 5-HT2C induz comportamentos de defesa em modelos animais. O estudo busca investigar se o bloqueio seletivo de receptores 5-HT2C no hipocampo ventral (HV) previne comportamentos defensivos induzidos por um agonista de receptor 5-HT2C administrado perifericamente em ratos expostos ao labirinto em cruz elevado (LCE). Quinze minutos após injeções intraperitoniais (IP, 1ml/kg) do agonista 5-HT2C WAY-161503, ratos foram microinjetados bilateralmente no HV com o antagonista seletivo de receptores 5-HT2C SB-242084 (0, 0,1, 0,5 ou 1.5μg). Dez minutos após, cada animal foi exposto ao LCE para o registro de categorias de ansiedade. Injeções sistêmicas do WAY-161503 reduziram seletivamente as explorações nos braços abertos e aumentaram padrões de avaliação de risco. Esse efeito foi atenuado de maneira dose-dependente pela microinjeção de SB-242084 no HV, confirmando a ação ansiogênica de agonistas 5-HT2C e sugerindo que esse perfil comportamental seja mediado, pelo menos em parte, por receptores 5-HT2C do HV.

    Resumo em Inglês:

    Pharmacological 5-HT2C receptor activation induces defensive behaviors in several animal models of anxiety. The present study investigated whether the selective blockade of 5-HT2C receptors in the ventral hippocampus (VH) prevents defensive behaviors induced by a 5-HT2C agonist administered systemically in rats exposed to the elevated plus-maze (EPM). Fifteen minutes after intraperitonial (IP, 1ml/kg) injections of the selective 5-HT2C receptor agonist WAY-161503 (3 mg/kg), rats were bilaterally microinjected with the selective 5-HT2C antagonist SB-242084 (0, 0.1, 0.5 or 1.5μg) into the VH. Ten minutes after, each animal was exposed to the EPM for measuring classical and ethological anxiety measures. IP WAY-161503 injections selectively decreased open-arm exploration while increasing risk-assessment. This anxiogenic-like action was dose-dependently attenuated by intra-VH SB-242084 microinjections. These results not only further confirm the anxiogenic-like action of 5-HT2C agonists, but also suggest that this behavioral profile might be mediated at least in part by VH 5-HT2C receptors.
  • Imagem corporal, ansiedade e depressão em pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica Dossiê: Neurociência E Psicopatologia

    Almeida, Sebastião Sousa; Zanatta, Daniela Peroco; Rezende, Fabiana Faria

    Resumo em Português:

    Pacientes obesos mórbidos têm recorrido à cirurgia bariátrica como um recurso eficaz para perder peso. Entretanto, este procedimento pode causar alterações comportamentais significativas. O objetivo deste trabalho foi investigar os níveis de ansiedade e depressão, assim como as mudanças sofridas na percepção da imagem corporal em pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica em três momentos: pré-operatório, 6 meses e 12 meses após a cirurgia. Trata-se de um estudo do tipo prospectivo longitudinal, de abordagem quantitativa. No estudo foram aplicados os Inventários de Depressão e Ansiedade de Beck e a Escala Brasileira de Figuras de Silhuetas para Adultos. A cirurgia diminuiu significativamente tanto o índice de massa corporal dos pacientes quanto a insatisfação com a sua imagem corporal. Essa perda de peso e diminuição da insatisfação com a imagem corporal foi acompanhada de redução nos níveis de ansiedade e depressão, o que sugere que estes são fatores importantes no quadro obesidade.

    Resumo em Inglês:

    Morbidly obese patients often have resorted to bariatric surgery as an effective resource to be used for weight loss. However, this procedure can cause significant behavioral changes. The objective of this study was to investigate levels of anxiety and depression, as well as the changes suffered in the perception of body image in obese patients undergoing bariatric surgery at three different times: preoperatively, 6 months and 12 months after surgery. This is a prospective longitudinal study of a quantitative approach. The study used the Beck Depression Inventory, the Beck Anxiety Inventory and the Brazilian Scale of Figures Silhouettes for Adults. Surgery significantly decreased both the body mass index of patients and dissatisfaction with their body image. This weight loss and decreased body image dissatisfaction was accompanied by reduced levels of anxiety and depression, suggesting that these are important factors in the context obesity.
  • Reabilitação da memória em idosos com queixas mnemônicas e sintomas depressivos: estudo piloto não controlado Dossiê: Neurociência E Psicopatologia

    Maria Netto, Tania; Fonseca, Rochele Paz; Landeira-Fernandez, Jesus

    Resumo em Português:

    O presente estudo piloto investigou o efeito terapêutico de um programa de reabilitação da memória (RM), com avaliações pré e pós-intervenção, em um grupo de idosos com queixas mnemônicas e sintomas sugestivos de depressão. A amostra foi composta por sete idosos entre 65 a 80 anos de idade, acima de sete anos de estudo formal. A RM consistiu de 24 sessões, realizadas duas vezes por semana, cada com duração de 90 minutos. Esta intervenção incluiu técnicas de aprendizagem explícita e implícita, com estratégias mnemônicas internas e externas. Comparou-se o desempenho cognitivo pré e pós-intervenção pelo Teste Wilcoxon. Houve redução nas queixas de memória e nos sintomas sugestivos de depressão, aumento da velocidade de processamento atencional e aprimoramento da memória de trabalho. Sugere-se que este estudo seja replicado em amostras maiores, em grupos com déficits objetivos de memória e depressão clinicamente diagnosticada, comparados a grupos controles.

    Resumo em Inglês:

    The present pilot study investigated the therapeutic effect of a memory rehabilitation program (MR), with pre and post-intervention assessment, in a group of elderly patients with mnemonic complaints and suggestive symptoms of depression. The sample was composed of seven older adults with ages between 65 to 80 years and formal education above seven years. The MR consisted of 24 sessions, twice weekly and each with 90 minutes duration. The intervention included implicit and explicit learning techniques, with internal and external mnemonic strategies. The cognitive performance, pre and post-interventions, were compared by the Wilcoxon test. There were reductions of suggestive symptoms of depression and of memory complaints, increase of attentional processing speed and improvement of working memory. This study should be replicated in larger samples, as well as, in groups with objective memory deficits and clinically diagnosed depression, compared to control groups.
  • Comorbidades psiquiátricas em dependentes químicos em abstinência em ambiente protegido Dossiê: Neurociência E Psicopatologia

    Hess, Adriana Raquel Binsfeld; Almeida, Rosa Maria Martins de; Moraes, André Luiz

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi verificar a frequência de comorbidades psiquiátricas, utilizando Mini International Neuropsychiatric Interview, em diferentes grupos de dependentes químicos em abstinência, em ambiente protegido, classificados de acordo com o tipo de droga utilizada: (1) grupo controle (n = 37); (2) dependentes em abstinência de álcool (n = 8); (3) dependentes em abstinência de álcool, maconha e crack/cocaína (n = 24); e (4) dependentes em abstinência de múltiplas substâncias psicoativas (n=25), ou seja, indivíduos que faziam uso de vários tipos de drogas sem apresentar uma droga de escolha. Participaram 94 homens, com idade média de 30,41 anos (DP = 9,88). O período de abstinência variou entre 30 e 240 dias. A maioria dos participantes tinha baixa escolaridade e era solteira. Os resultados apontaram maior ocorrência de psicopatologias e risco de suicídio nos grupos formados por pacientes com histórico de consumo múltiplo de substâncias, sugerindo a importância da avaliação de outros transtornos associados à dependência química.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this research was to determine the frequency of psychiatric comorbidity, using Mini International Neuropsychiatric Interview, in different groups of former drug addicts, classified according to the type of drug used: (1) control group (n = 37), (2) ex-users of alcohol only (n = 8), (3) former users of alcohol, marijuana and crack /cocaine (n = 24), and (4) ex-poly drug users (n = 25), in other words, individuals who use various types of drugs without a clear drug of choice. Participants comprised 94 men, mean age 30.41 years (SD = 9.88). The withdrawal period varied between 30 and 240 days. Most participants had little schooling and were single. The results showed a higher incidence of psychopathology and suicide risk in the groups formed by patients with a history of multiple substance use, suggesting the importance of evaluation of other disorders associated with addiction.
  • Perfil comportamental e competência social de crianças e adolescentes com distrofia muscular de Duchenne Dossiê: Neurociência E Psicopatologia

    Zachi, Elaine Cristina; Taub, Anita; Ventura, Dora Fix

    Resumo em Português:

    A distrofia muscular de Duchenne é uma doença genética caracterizada por enfraquecimento muscular progressivo e degeneração irreversível, acompanhados por danos sensoriais e neuropsicológicos. Os objetivos do estudo consistiram em avaliar o perfil comportamental de crianças/adolescentes com DMD e a influência do prejuízo motor, da idade no início do uso de cadeira de rodas e da idade no diagnóstico. Participaram 34 pacientes e 20 controles. Os pacientes formaram dois grupos conforme o quociente de inteligência (QI). Os pais responderam ao Inventário de Comportamentos da Infância e da Adolescência. Pacientes com DMD obtiveram escores mais baixos em Atividades e Sociabilidade (p < 0,01; ANCOVA). Os pacientes com QI < 80 apresentaram menores índices de Escolaridade. O prejuízo motor e as idades referentes à cadeira e ao diagnóstico correlacionaram-se com sintomas psiquiátricos/somáticos e problemas escolares. Os achados enfatizam a necessidade de programas educacionais acerca da doença como base para o desenvolvimento de estratégias de inclusão social.

    Resumo em Inglês:

    Duchenne Muscular Dystrophy is a genetic disease characterized by progressive muscle weakness and degeneration, which are accompanied by sensory and neuropsychological losses. The aims of this study were to evaluate the behavior profile of DMD children and adolescents and examine the influence of motor impairment, age at start using a wheelchair, and age at diagnosis on behavioral characteristics. Thirty-five patients and 20 controls participated. DMD patients formed two different groups according to the intelligence quotient (IQ). Participants' parents completed the Child Behavior Checklist. DMD groups scored lower on the Activities and the Social scales. Patients with QI < 80 presented lower indices in the School scale (p < 0.01, ANCOVA). Motor impairment and age at start using a wheelchair and at diagnosis correlated with psychiatric/somatic symptoms and school problems. The findings highlight the need of educational programs concerning the disease as a basis for the development of social inclusion strategies.
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
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