Acessibilidade / Reportar erro

Ensinando “o outro”: Perspetivas comparativas de atitudes de professores holandeses e turcos sobre a identidade de gênero

RESUMO

Este documento (estudo, ensaio, tese) relata as conclusões de um estudo misto comparativo que investiga as perceções de professores sobre a identidade de gênero na Holanda e na Turquia. Os dados foram coletados por meio de inquérito online a 506 professores seguido de uma entrevista de grupo, focada num sub grupo. Uma análise dos resultados dos dados qualitativos foca nas experiências e atitudes de professores relacionadas com identidade de gênero, particularmente em relação às suas práticas. Os resultados indicam que, apesar da experiência culturalmente diversa, os professores que participaram de ambos os países parecem concordar em alguns pontos; no entanto, os professores turcos são geralmente mais conservadores e menos tolerantes para com “o outro”. O estudo (documento, ensaio) aborda a necesssidade urgente, especialmente na Turquia, de mais pesquisa que explore a forma como os professores podem aprender a se tornar num guia para “o outro”, e o quanto isto poderá aumentar a motivação e o sucesso do aluno. Os professores na Turquia não são deliberadamente obstrutivos, mas falta-lhes o conhecimento para poder desempenhar o papel de orientar estudantes com uma preferência sexual diferente. O primeiro passo é providenciar formação ao quadro de funcionários da escola para melhorar as taxas de intervenção e aumentar o número de professores assistentes, bem como outros funcionários disponíveis resultarão numa comunidade mais saudável e mais feliz. É importante encontrar como formar professores com as competências e atitudes que criarão escolas mais vivas e com mais diversidade.

Palavras-chave:
Perspetivas de professores; Identidade de gênero; Inclusão; Holanda; Turquia

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br