Acessibilidade / Reportar erro

“Eu, leitor de mim”1 1 Este artigo foi elaborado a partir da dissertação “Caleidoscópios da memória: os jovens e a literatura no sertão potiguar”, resultado de pesquisa realizada entre os anos de 2016 e 2018, em nível de mestrado, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação de Míria Gomes de Oliveira e coorientação de Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. : saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar

RESUMO

O discurso autobiográfico não se limita à narração episódica do vivido, mas encontra seu fundamento na ação humana de configurar narrativamente o curso temporal da experiência. Neste texto, propomo-nos a interpretar as narrativas de jovens leitores do sertão potiguar sobre seus processos de educação literária, enfatizando suas percepções sobre o gesto de compor memórias e narrá-las, além de suas relações com a leitura e a literatura enquanto saberes simbólicos e experiências autoformativas. Interessa-nos compreender suas histórias de leitura a partir das memórias evocadas durante entrevistas autobiográficas individuais, realçando o valor heurístico e autopoiético da narrativa de si. A análise sugere que o ato de se narrar, de performar criticamente a rememoração, efetiva acontecimentos na vida dos jovens leitores, abrindo-lhes à possibilidade de reelaborar o passado, dar novos sentidos ao presente e perspectivar projetos de vida no porvir.

Palavras-chave:
Narrativa de si; Memórias de leitura; Educação Literária; Saberes narrativos; Reflexividade autobiográfica

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br