Acessibilidade / Reportar erro

A desigualdade na história dos homens

Resumo

Em um rápido "passeio" pelo pensamento de alguns filósofos, discute-se o tema em pauta, considerando a desigualdade em seu aspecto sociocultural. Não se tem a pretensão de apresentar um artigo sobre filosofia, nem mesmo sobre filosofia da educação, mas tão somente discutir um tema que é concretamente presente na sociedade e com o qual nos defrontamos, também, no cotidiano da Universidade, nas atividades de ensino, pesquisa e, principalmente, extensão universitária. Muitos são os pensadores que se detiveram a analisar o estado de desigualdade social entre os homens. O que se faz aqui é apresentar um rápido apanhado que, cronologicamente abrange de Aristóteles a Adorno, de alguns estudos, no que concerte ao tema. Ao final, tem-se breves considerações a respeito.


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

A desigualdade na história dos homens

Regina Maria Michelotto

RESUMO

Em um rápido "passeio" pelo pensamento de alguns filósofos, discute-se o tema em pauta, considerando a desigualdade em seu aspecto sociocultural. Não se tem a pretensão de apresentar um artigo sobre filosofia, nem mesmo sobre filosofia da educação, mas tão somente discutir um tema que é concretamente presente na sociedade e com o qual nos defrontamos, também, no cotidiano da Universidade, nas atividades de ensino, pesquisa e, principalmente, extensão universitária. Muitos são os pensadores que se detiveram a analisar o estado de desigualdade social entre os homens. O que se faz aqui é apresentar um rápido apanhado que, cronologicamente abrange de Aristóteles a Adorno, de alguns estudos, no que concerte ao tema. Ao final, tem-se breves considerações a respeito.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ADORNO, Theodor. Teoria da Semicultura. [s. 1, s. n., s. d.
  • BENJAMIM, Walter. Sobre o conceito de história, [s. 1., s. n., s. d.
  • GAARDER, Josten. O mundo de Sofia. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
  • KANT, Immanuel. Textos selectos. Petrópolis: Vozes, 1985.
  • LÊNIN, V. I. Que fazer? São Paulo: Hucitec. - nota [s. d.
  • LUKÀCS, George. Posfácio de 1967. História e consciência de classe. Porto: Escorpião, 1974.
  • MARX, Karl. O capital, a maquinaria e a indústria moderna. São Paulo: Difel, [s.d.
  • ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. In: Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, ano.
  • SARTRE, Jean-Paul. Questão de método, marxismo e existencialismo. In: Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1997
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br