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Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora

RESUMO

Delineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vida e na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadora como dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico está fundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987, 2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos uma investigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, com estreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por uma professora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resulta de um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Em uma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético, pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de si no processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexa das dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimento de intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos e saberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processos auto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisante em empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarras academicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que nos coloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente.

Palavras-chave:
Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Narrativa de si; Professora-pesquisadora

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