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Em busca de novas explicações sobre a relação entre educação e desigualdade: o caso da Universidade Tecnológica de Nezahualcóyotl * * Versão em português de Marina Feldman do artigo publicado por Pedro Flores-Crespo, “En busca de nuevas explicaciones sobre la relación entre educación y desigualdad. El caso de la Universidad Tecnológica de Nezahualcóyotl”, Revista Mexicana de Investigación Educativa, vol. 7, núm. 16, septiembre 2002, ISSN1405-6666, p. 537-576. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/140/14001606.pdf>. Com autorização do autor em 3 abr. 2017 e dos editores da revista mexicana em 26 jun. 2017. Esse trabalho é parte de uma tese de doutorado sobre educação e desenvolvimento na Universidade de York, sob supervisão da professora Haleh Afshar.

In search of new explanations on the relationship between education and inequality: The case of the Nezahualcóyotl’s Technological University

RESUMO

Ao explicar a relação entre a desigualdade e a educação sob as perspectivas funcionalistas, corre-se o risco de deixar de debater a forma como os indivíduos atuam no interior das estruturas sociais. Esse a1rtigo, portanto, se propõe a utilizar a perspectiva das capacidades humanas de Amartya Sen para explicar a relação entre desigualdade e educação superior no México. Para este estudo, foi escolhida a Universidade Tecnológica de Nezahualcóyotl (UTN), cujos egressos adquirem um tipo de capacidade (ou liberdade) que lhes permita recriar continuamente, até certo ponto, as formações sociais em que se inserem e atuam. Essa ação constitui um primeiro passo para a redução da desigualdade. No entanto, à medida que os jovens intervêm em seu mundo e traçam suas próprias rotas de desenvolvimento pessoal e profissional com o propósito de alcançar maior bem-estar, as oportunidades sociais e econômicas se restringem. Tal fato traz como consequência a divisão de um grupo de profissionais com aspirações similares, mas com níveis econômicos diversos, surgindo, assim, um novo tipo de desigualdade. Os estudantes, com um nível de renda mais alto, cumprem com maior facilidade suas aspirações quando comparados aos jovens que enfrentam limitações econômicas. Ainda que a UTN contribua de maneira substancial para a redução da desigualdade de capacidades, é necessário prestar atenção ao âmbito institucional, político e econômico que rodeia esta universidade para ampliar o entendimento da desigualdade dentro do campo educativo.

Palavras-chave:
Igualdade de capacidades; Liberdade; Educação superior; Funcionalismo; Oportunidades sociais.

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