Acessibilidade / Reportar erro

Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

RESUMO

Este artigo teve como ponto de partida a indagação sobre em que medida o trabalho docente coletivo produz diferentes resultados educacionais. O objetivo deste estudo quantitativo foi verificar se a colaboração docente tem impacto sobre a proficiência dos alunos e investigar fatores escolares associados ao aumento da colaboração docente. Foram utilizados dados da Prova Brasil de 2017, referentes ao 5º ano das escolas municipais e estaduais de todo país. A partir das respostas dos questionários contextuais, foram criados indicadores utilizados em regressões lineares que estimaram a relação entre proficiência do aluno e a colaboração docente, e a relação desta última com a percepção dos professores sobre outros fatores escolares. Os resultados indicam que uma maior colaboração entre o corpo docente tem impacto positivo na proficiência e que fatores como liderança do diretor, quantidade de escolas onde o professor trabalha e percepção de agressividade dos alunos estão associados a uma maior ou menor colaboração entre os professores.

Palavras-chave:
Colaboração docente; Qualidade da educação; Fatores escolares; Clima escolar

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br