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Os sistemas educacionais no contexto da transição da Nova Gestão Pública para a Pós-Nova Gestão Pública: estudo comparado entre Brasil e Espanha1 1 Apresenta resultados parciais da pesquisa de Pós-Doutorado no Exterior (Universidad de Salamanca) financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES).

Educational systems in the context of the transition from New Public Management to the Post-New Public Management: comparative study between Brazil and Spain

RESUMO

O objetivo do presente artigo é sistematizar a transição da Nova Gestão Pública (NGP) para a Pós-Nova Gestão Pública (PNGP), verificando em que medida estes modelos influenciaram na atualidade os sistemas educacionais do Brasil e da Espanha. A partir das reformas na administração pública e na gestão educacional ocorridas após a década de 1990, podemos observar a implementação de políticas públicas embasadas na NGP e na PNGP, fortalecendo o discurso do institucionalismo mundial e das ideologias globais que defendem um Estado supranacional e regulador de um sistema educacional padronizado. Neste contexto, o nosso objeto de estudo se concentra na educação pública no Brasil e na Espanha, analisando as interferências no campo da política e da gestão educacional. Metodologicamente, o trabalho se construiu a partir de uma perspectiva comparada dos sistemas educacionais do Brasil e da Espanha, seguindo o enfoque formal (PEGORARO, 2010PEGORARO, Lucio. Derecho constitucional comparado y uso connotativo de la palabra «derechos» (y de los adjetivos que la acompañan). Anuario Iberoamericano de Justicia Constitucional, Madrid, v. 14, p. 347-372, 2010.) e a teoria da economia internacional (COHEN, 2008COHEN, Benjamin J. International political economy. An intellectual history. Princeton/Oxford: Princeton University Press, 2008.). Os dados analisados nos permitiram referenciar a influência da NGP e da PNGP nos sistemas educacionais dos países estudados, legitimando uma tendência de racionalidade educacional global.

Palavras-chave:
Educação; Pós-Nova Gestão Pública; Sistemas educativos; Gestão educacional

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