Acessibilidade / Reportar erro

Da adolescência em perigo à adolescência perigosa

Resumos

Este artigo trata da relação intrínseca entre a definição de adolescência e a idéia de delinqüência juvenil pré-existente, tomada de empréstimo da filantropia e dos tratados jurídicos do século XIX, a partir da qual delineou-se a figura do adolescente "ideal". Resulta da análise de livros e textos da (psico)pedagogia - produzidos entre a primeira década do século XX até os anos setenta -, os quais, por meio de um discurso próprio, traçaram definições e problemáticas, caracterizando cientificamente o surgimento de uma nova subjetividade, a adolescência. Essa pesquisa demonstra ainda alguns deslocamentos posteriores da definição de adolescência - como o rebelde sem causa e o jovem revolucionário - e que, ainda com a criação desses novos personagens, a imagem do adolescente transgressor permaneceu vigente no imaginário social, definindo e determinando os destinos deste sujeito.

adolescência; delinqüência; (psico)pedagogia


This paper deals with the intrinsic relationship between adoslence definition and juveline delinquence, based upon philanthropy, and Judicial Treaties from the XIX century, from where the "ideal" adolescent was borrowed . It results from an analysis of (Psycho) Pedagogy books and texts from the first decades of the XX century until the seventies - which by using their jargons, designed definitions which led to problematic situations, and so scientifically identified a new ADOLESCENCE. This paper explains why there are late phases of adolescence - as the rebel without a cause and the revolutionary young man - and consequently new characters are created, and the image of the criminal juveline remained in the social imaginary,thus defining and procastinating his/her fate.

adolescence; delinquence; (psycho)pedagogy


DOSSIÊ - CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXCLUÍDOS: AÇÕES E REFLEXÕES

Da adolescência em perigo à adolescência perigosa

Maria Rita de Assis César

RESUMO

Este artigo trata da relação intrínseca entre a definição de adolescência e a idéia de delinqüência juvenil pré-existente, tomada de empréstimo da filantropia e dos tratados jurídicos do século XIX, a partir da qual delineou-se a figura do adolescente "ideal". Resulta da análise de livros e textos da (psico)pedagogia - produzidos entre a primeira década do século XX até os anos setenta -, os quais, por meio de um discurso próprio, traçaram definições e problemáticas, caracterizando cientificamente o surgimento de uma nova subjetividade, a adolescência. Essa pesquisa demonstra ainda alguns deslocamentos posteriores da definição de adolescência - como o rebelde sem causa e o jovem revolucionário - e que, ainda com a criação desses novos personagens, a imagem do adolescente transgressor permaneceu vigente no imaginário social, definindo e determinando os destinos deste sujeito.

Palavras-chave: adolescência, delinqüência, (psico)pedagogia.

ABSTRACT

This paper deals with the intrinsic relationship between adoslence definition and juveline delinquence, based upon philanthropy, and Judicial Treaties from the XIX century, from where the "ideal" adolescent was borrowed . It results from an analysis of (Psycho) Pedagogy books and texts from the first decades of the XX century until the seventies - which by using their jargons, designed definitions which led to problematic situations, and so scientifically identified a new ADOLESCENCE. This paper explains why there are late phases of adolescence - as the rebel without a cause and the revolutionary young man - and consequently new characters are created, and the image of the criminal juveline remained in the social imaginary,thus defining and procastinating his/her fate.

Key-words: adolescence, delinquence, (psycho)pedagogy.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ARAÚJO, R. M. B. A vocação do prazer A cidade e a família no Rio de Janeiro republicano. Rio de Janeiro: Rocco,1993. p.160.
  • BROOKS, D. F. La psicología de la Adolescencia Buenos Aires: Kapelusz, S.R.L, 1948. p. 406.
  • CARDOSO, O. B. O livro do adolescente Rio de Janeiro: Conquista,1968.
  • COLEMAN J. S. The adolescent society The social life of the teenager and its impact on education. Glecoe: Free Press, 1961.
  • DONZELOT, J. A polícia das famílias 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986. p.75.
  • FERRAZ, J. S. Psicologia do Adolescente
  • FRIEDENBERG, E. Z. The image of the Adolescence Minority. In: ROGERS, D. (Org.) Issues in Adolescent Psychology 2. ed. New York: Appleton-Century-Crofts, 1972.
  • GILLIS, J. R. Youth and history Tradition and change in european age relation, 1770-present. New York: Academic Press, 1981. p. 173.
  • GOTTILEB, D.; REEVES, J. A questão das subculturas juvenis. In: BRITTO, S. (Org.) Sociologia da juventude: para uma sociologia diferencial. p. 70-71. 1968.
  • HEINE, W. S. The development of leisure and the transformation of working-class adolescence, Paris, 1830-1940. Journal of Family History
  • JERSILD, A. T. Psicologia da adolescência 3. ed. São Paulo: Nacional, 1967. p.404.
  • MANHOOD, L.; LITTLEWOOD, B. The vicious girl and the street-corner boy: sexuality and gendered delinquent in scottish child-saving movements, 1850-1940. Journal of the History of Sexuality, Chicago, v.4, n.4, p. 550, apr. 1994.
  • MUUSS, R. E. Theories of adolescence p. 94.
  • NÉRICI, I. G. Adolescência - O drama de uma idade. 3. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1967. p.153.
  • PASSERINI, L. A juventude, metáfora da mudança social. Dois debates sobre os jovens: a Itália fascista e os Estados Unidos da década de 1950. In: LEVI, G.; SCHIMITT, J. História dos jovens São Paulo: Companhia das Letras, 1994. v. 2, p.362.
  • PFROMM NETTO, S. Psicologia da adolescência 5. ed. São Paulo: Pioneira/MEC, 1976.
  • RAGO, M. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar. Brasil 1890-1930. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997. p. 121.
  • SCHMITT, J. História dos jovens São Paulo: Companhia das Letras, 1994. v. 2, p. 361.
  • SIMMONS, J. Censoring rebel. Journal of Popular Film and Television, v. 23, n.2, p. 57, 1985.
  • WALL, W. D. The adolescent child London: Methuen & Co.,1948.
  • WERTHAN, F. Seduction of the innocence New York: Kennikat Press, 1953.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br