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Separados ou juntos? Contágio, escolaridade e tracoma na Argentina (1884-1940)

No contexto da expansão do ensino público na Argentina, desde o final do século XIX, as iniciativas sanitárias por parte dos poderes públicos incluíram a atenção com a população infantil que frequentava as instituições de ensino. As preocupações com a saúde de crianças em idade escolar motivaram o interesse por várias doenças que, como no caso do tratamento do tracoma, foram baseadas em estudos já existentes e discussões sobre formas alternativas de lidar com a doença e o dilema da segregação de crianças saudáveis das doentes. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre educação e tracoma entre 1884 e 1940, através da análise dos aspectos gerais da atenção com a saúde escolar e com esta patologia até os anos 1920; da experiência singular da instalação de uma escola para crianças tracomatosas no norte da Argentina, e da projeção de um sistema escolar social e de saúde com base na legislação de caráter nacional a partir de 1930.

Argentina; tracoma; escolaridade; infecção


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