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Análise lexicométrica aplicada ao estudo das concepções de aprendizagem

Resumo

Concepções de aprendizagem têm sido investigadas principalmente através de uma abordagem chamada fenomenografia. No entanto, a contribuição para a sua sistematização teórica tem gerado recentemente um debate acerca de algumas de suas bases metodológicas e conceituais. Este artigo aborda esta discussão, apresentando as concepções de aprendizagem identificadas através de uma abordagem metodológica de análise diferente, a análise lexicométrica. Entrevistas semiestruturadas, que incluíram o processo de aprendizagem e os resultados, foram aplicadas a 29 estudantes universitários do primeiro ano e, posteriormente, analisadas com o apoio do programa Alceste. Os resultados indicam que as concepções de aprendizagem abarcam o ato de memorizar, aplicar e compreender o conteúdo, assim como a coerência entre teoria e prática. São discutidos os procedimentos da metodologia utilizada, o seu papel na identificação de concepções de aprendizagem e a comparação com resultados de pesquisas anteriores.

Palavras-chave:
aprendizagem; estudantes universitários; análise de conteúdo

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